Autor |
Mensagem |
Edson
Registrado em: 22.11.2007(Qui)10:03 Mensagens: 25 Localização: Sumaré-SP
|
 Socorro!!! Musgo
Olá!
Bom não sei se este é o lugar adequado para postar este tópico, caso não seja, solicito a um dos moderadores que o redirecione ao lugar correto.
Pessoal estou com um problema e com um grande medo.
Plantei as sementes de droseras que me foram doadas nos dias 19 de dezembro e 24 de dezembro, em postes parecidos com os de margarina(250gr) , em duas estufas feitas com essas bandeijas de plástico fechadas, cobertas com plástico transparente (destes de embrulhar alimentos) com alguns furos para a respiração.
Todos os dias pela manhã eu coloco as estufas no sol e as retiro por volta das 10h30 para a sombra.
Aconteçe que hoje tive que sair de casa para resolver um problema e na volta tive problemas mecanicos com meu carro, o que me garantiu ótimas 8 horas de espera para ter meu carro em condições de regressar a minha casa. Quando cheguei (por volta das 17h30) tive uma surpresa não muito agradavel, o musgo verde que estava crescendo junto da estufa que foi plantada no dia 19, estava branco, perdeu toda clorofila, ou algo parecido, quanto ao vermelho este manteve mais da cor caracteristica, estou com medo de ter perdido minhas sementes! Alguem ai já passou por isso, por favor me ajudem.
|
30.12.2007(Dom)1:28 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Tentando ajudar...
Olá Edson ! mesmo sendo iniciante como vc, já aconteceu de eu deixar um vaso de germinação no sol, e isso não atrapalhou em nada o desenvolvimento das sementes, que depois geraram belas plantas... mas estava com pratinho de água sob o vaso... hidrata bem o musgo e bola pra frente ! As droseras são muito resistentes, ao que parece, já tive uma que perdeu todas as folhas, mas depois ressurgiu das raízes... dê uma lida no tópico iniciando no cultivo de plantas carnívoras, e também na ficha de cultivo das droseras, que vc vai ficar mais tranqüilo ! Um abraço. 
|
30.12.2007(Dom)8:58 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
É isso aí mesmo! Relaxa....  Abração
30.12.2007(Dom)22:25 |
|
 |
Edson
|
 2008 tem que ser melhor
Oi
Tive outra grande supresa! Ontem pela manhã fui ver minhas sementes, notei um cheiro estranho, não muito agradevel, além de notar a formação de fungos em alguns pontos do vaso de gerninação.
Fiquei estremamente triste!
Retirei os pontos onde o fungo estava se formando e fui atrás de alguma loja onde poderia encontrar algum fungicida, detalhe, domingo, véspera de ano novo, rodei 89km para achar uma loja aberta, encontrei uma loja de aquarios aberta, no mercado municipal de campinas (nem sabia que existia! - oara quem mora perto de Campinas - Não é o Mercadão), cheguei em casa e para meu espanto já existiam novos pontos de fungo, retirei estes também e fiz aplicação do fungicida.
Graças ao Papai do ceu, não achei novos pontos de fungos hoje.
Ainda tenho esperanças de ver um brotinho.
P.S. Um brotinho que estava se formando, parecia um matinho comprido e fino, morreu.
|
31.12.2007(Seg)12:35 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Cara, cuidado com o fungicida, ainda mais nas sementes....
Abração
31.12.2007(Seg)17:49 |
|
 |
Edson
|
 Não tive escolha!!
Eu tive que usar um fungicida. Se não os fungos iam "comer" minhas sementinhas!
Mas perguntei ao vendedor, um senhor japones já de idade avançada, mas que da banho de vitalidade! Espliquei para ele todo o quadro, e ele me indicou um fungicida chamado atlantis, acho que esse é o nome, não estou em casa agora, mas depois confirmo.
Ele me disse que é um fungicida bem fraquinho que não ataca sementes e plantas, ele falou que ele é utilizado quando se coloca plantas novas no aquario.
A tem mais!
Estava cuidando de minha dionaea, tem umas arainhas minusculas, cor de rosa, passeando por ela.
P.S. Minha dionaea ta turbinada, ta lançando 1 folha nova a cada 2 dias! e as folhas estão ficando "adultas" em 4 ou 5 dias.
|
01.01.2008(Ter)11:15 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
heheheh Parabéns pela dionaea rapaz!! Quanto ao fungicida, tomara que de certo! Daí você repassa pra gente as informações detalhadas aí de como procedeu!!  Abração
01.01.2008(Ter)21:25 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Fungicida
Eu uso um fungicida daqueles de aquário, diluído em água destilada, para borrifar as sementes de sarracenia e dionaea no período de estratificação fria, em que elas estão na geladeira... pode ser qualquer um que não contenha cobre...
|
01.01.2008(Ter)21:28 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Já tem uma discussão sobre fungicidas aqui no fórum, mas eu gostaria de dizer que eu já usei esses fungicidas de aquário nas sementes de sarras e darlingtonia, e mesmo assim ambas apresentaram fungos... 
|
01.01.2008(Ter)22:09 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Alex Moura escreveu: Já tem uma discussão sobre fungicidas aqui no fórum, mas eu gostaria de dizer que eu já usei esses fungicidas de aquário nas sementes de sarras e darlingtonia, e mesmo assim ambas apresentaram fungos...  Percebi isso tambem, mas ai descobri que naum adiantava usar antifungo uma vez so e pronto, deve-se fazer um tratamento completo, aqui uso o fungicida toda semana nas D.capensis (  ) e a cada duas semanas nas demais, tenho tido bons resultados! Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
01.01.2008(Ter)23:24 |
|
 |
|