Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2025(Seg)7:26

Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Formas de gelo para semeadura de drosera 
Autor Mensagem

Mensagem 
Pessoal, estou com umas sementes de algumas droseras para plantar, então havia pensado na técnica de se usar formas de gelo dentro de um recipiente com água. Assim, quando elas crescerem um pouco eu posso colocá-las em vasos maiores da maneira que eu quiser, de acordo com a espécie.
Eu vou usar um pouquinho do sphagnum previamente fervido dentro de cada buraquinho da forminha, que terá um furinho no fundo. Depois vou cobrir as formas, provavelmente com aqueles plásticos usados para embrulhar alimentos (esqueci o nome! :lol: ), e fazer um furinho nele com palito sobre cada forminha. Pretendo deixar em um lugar iluminado, que não bata sol direto...

O que acham? Tem alguma coisa errada?

Outra duvida que eu tenho é com relação ao sphagnum utilizado nos vasos... É preciso ferver ele todo, ou só o que fica por cima, em contato com a planta?

Valeu! :wink:

24.09.2008(Qua)12:34
Site Admin

Mensagem 
Olá Felipe,

não vejo maiores problemas em usar as formas de gelo, fure o plástico-filme para evitar o cozimento das sementes
mesmo assim acho melhor que mantenhas sob luz solar indireta (é muito quente aí).
Do sphagnum, eu lavaria e ferveria todo ele pois se sobreviver vai brotar e romper a superfície de sphagnum morto.
Isso já ocorreu comigo.

Um braço.

P.S. tópico dividido :wink:

24.09.2008(Qua)18:30
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Obrigado pela ajuda Carlos :wink:

Queria saber só mais uma coisa: O sphagnum com as sementes precisa ficar BEM encharcado não é? Só não pode ficar boiando na água né? hehe :P

24.09.2008(Qua)20:14
Destaque

Mensagem 
Não acho que encharcado seja necessário... use uma bandeijinha com água em baixo. Isso ajuda muito!

24.09.2008(Qua)20:49

Mensagem 
Semeei ontem sementes de D. Intermedia e D. Capensis alba nas forminhas de gelo...
Coloquei uma semente em cada buraquinho.

http://i34.photobucket.com/albums/d138/ ... ement1.jpg

http://i34.photobucket.com/albums/d138/ ... ement2.jpg

Minha idéia inicialmente era deixá-las em um recipiente com água embaixo. Porém não deu muito certo. Eu não tinha muito controle da quantidade de água que passava pelos furinhos da forma, tinha hora que ficava muito encharcado e hora que a água não passava. Então resolvi deixar sem água embaixo e molhar umas duas vezes por dia cada quadradinho com um borrifador.

Ontem mesmo li aqui que muitas pessoas têm problemas com fungos. Então fiz uma mistura das receitas que vi aqui: peguei umas fatias de gengibre e um pouco de canela em pó, coloquei num copo com água e fervi por alguns segundos no microondas. Depois filtrei e borrifei essa solução sobre as formas. Caso apareçam fungos, eu volto a jogar mais.

A sementeira está em um local bem iluminado e sem luz solar direta.

Ah, as sementes eu comprei no carnívoras shopping. Foi tudo muito rápido, e as sementes vêem muito bem protegidas (dentro de vários envelopes e até plástico bolha!)

Quando tiver algum resultado coloco aqui! :wink:

30.09.2008(Ter)11:27
Site Admin

Mensagem 
Olá guri, me parece mais simples plantar nos vasos :wink:

A propósito, não seja tão econômico com as sementes, coloque ao menos cinco por 'quadradinho', já que podem não germinar dependendo da idade e outros fatores, enfim ...
... não precisa ser "cada um no seu quadrado" :lol:

Sobre esse chá de gengibre com canela, não sei informar, eu uso Dithane.

Té.

30.09.2008(Ter)13:19

Mensagem 
Eu preferi usar as forminhas porque no momento não disponho de muito substrato nem de muita água (estou esperando as chuvas), e porque depois eu posso juntar as que nascerem e colocar nos vasos, assim eu acho que fica mais organizado... E também dessa maneira ocupa menos espaço.

Mas o "cada um no seu quadrado" foi ótimo :lol: :mrgreen:

30.09.2008(Ter)13:38
Site Admin

Mensagem 
Pois, vamos ver no que dá :wink:

30.09.2008(Ter)16:13

Mensagem 
Pessoal, apareceram umas folhinhas verdes em dois quadradinhos da forma de gelo, sendo um na forma D. intermedia e outro na D. capensis.
Mas estou achando que é um matinho, pois eu coloquei as sementes das droseras mais ou menos no meio, e o negócio nasceu no canto :roll:

Dêem uma olhada:
Essa é na da capensis

http://i34.photobucket.com/albums/d138/ ... lhinha.jpg

Obrigado
:wink:

09.10.2008(Qui)10:46
Destaque

Mensagem 
Parece um matinho mesmo... mas continua esperando que elas devem germinar em pouco tempo...

09.10.2008(Qui)12:30
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo