| 
	| 
		Portal • Registrar • 
		FAQ
		 • Pesquisar • Entrar
	 | 

| 

Página 1 de 1
  | 
			 [ 3 mensagens ]  | 
			 | 

De quanto em quanto tempo trocar o substrato   

| Autor | 
            Mensagem | 

| 

marcmelo 

Registrado em: 26.03.2007(Seg)22:54 Mensagens: 8 Localização: Rio de janeiro

| 

De quanto em quanto tempo trocar o substrato  

Ola amigos, perdi uma sarracênia, ela estava comigo a uns 3  ou 4 anos, sempre com filhas maravilhosas, porém de seis meses para cá ela ficou feia até achei que fosse o inverno, mas hoje o inverno no Rio de Janeiro não foi frio. Bem retirei a planta e vi que vários brotos estavam morrendo antes de sairem do substrato. Penso que talvez seja o substrato já sem condição de manter a planta, uso pó de xaxim, que estoquei e musgo sphagnum, originando um solo bem ácido, mas cho também que é um solo que degrada muito rápido, bem podem me ajudar com a opinião de voces sobre isto ?
  Obrigado Marcelo Melo 

_________________ Preservar  a  natureza é mais que um ato de amor é questão de sobrevivência !

Editado pela última vez por marcmelo em 04.10.2008(Sáb)20:04, em um total de 1 vez. 

| 

| 04.10.2008(Sáb)8:28 | 

| 

| 

| 

Carlos Rohrbacher 
				Site Admin 

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil

| 

Olá Marcelo,   esse tipo de substrato (sphagnum) não degrada rápido, muito pelo contrário. Eu suspeitaria de algum parasita ou fungo antes de pensar no substrato. Quanto a trocar substrato, nunca fiz, na medida em que vai compactando eu retiro a plata e completo o fundo do vaso com sphagnum ou, nas sarras, mantenho sphagnum vivo na superfície dos cvasos, que 'se completam' sozinhos.
  Um abraço e bom cultivo. 

_________________ Droseraholic!!!

| 

| 04.10.2008(Sáb)16:54 | 

| 

| 

| 

marcmelo 

Registrado em: 26.03.2007(Seg)22:54 Mensagens: 8 Localização: Rio de janeiro

| 

Bem só me resta adquiri uma nova planta e observar bem este fator ..Obrigado! 

_________________ Preservar  a  natureza é mais que um ato de amor é questão de sobrevivência !

| 

| 04.10.2008(Sáb)20:05 | 

| 

| 

| 

| 

Página 1 de 1
  | 
			 [ 3 mensagens ]  | 
			 |