PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

convem semear sementes de Byblis liniflora em formas d gelo?
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=4080
Página 1 de 2

Autor:  jaider qm [ 22.10.2008(Qua)16:38 ]
Título:  convem semear sementes de Byblis liniflora em formas d gelo?

ola pessoal!
convem semear sementes de byblis liniflora em forminhas de gelo? As sementes de byblis precisam de alguma preparação antes da germinação?
se tem algum problema me falem antes que eu faço cagada!
veja se tem algo errado:
1: vou usar como substrato apenas o sphagnum ( fervido )
2: furo o fundo de cada quadrado para drenagem.
3: coloco a forminha dentro de outra vasilha maior com um pouco de agua no fundo.
4: tampo a vasilha com a propria tampa dela, mais abro umas entradas de ar na lateral da vasilha.
alguma coisa errada?
obrigado!

Autor:  Rafael Dornelas [ 22.10.2008(Qua)17:12 ]
Título:  Re: convem semear sementes de Byblis liniflora em formas d g

jaider qm escreveu:
ola pessoal!
convem semear sementes de byblis liniflora em forminhas de gelo?

Olha Jaider, vc pode plantar elas onde achar melhor.. só que não é muito recomendado transplantar as Byblis pois suas raizes são frágeis.. (apesar que aqui em casa elas não morrem de jeito nenhum!! haushausahusah).
Por isso eu aconselho a planta-las no vaso definitivo. Agora transplantar das formas é tranquilo.. só tomar cudado de retirar todo o musgo (meio que intaacto) da forminha de gelo depois que nascerem.. ai nem afeta suas raizes!
jaider qm escreveu:
As sementes de byblis precisam de alguma preparação antes da germinação?

Não precisa de nada.. só "jogar" elas no substrato!
jaider qm escreveu:
se tem algum problema me falem antes que eu faço cagada!
veja se tem algo errado:

1: vou usar como substrato apenas o sphagnum ( fervido )
Sem problema..

2: furo o fundo de cada quadrado para drenagem.
Certo...

3: coloco a forminha dentro de outra vasilha maior com um pouco de agua no fundo.
Isso ae!

4: tampo a vasilha com a propria tampa dela, mais abro umas entradas de ar na lateral da vasilha.
alguma coisa errada?
Que vasilha seria ? Como ficaria a luminosidade.. ? Num sei ... furos na parte superior é melhor. mas acho desnecessário isso de tampa para as B. liniflora.

obrigado!

Autor:  jaider qm [ 22.10.2008(Qua)18:59 ]
Título: 

RAFAEL...
as vasilhas são aquelas que compramos em lojão de 1 real :D
transparente...
tem algum problema?
vc acha melhor eu comprar um pouco daqueles plasticos finos e passar por cima e fazer uns furinhos?
pra issu eu teria que colocar uma camada menor de sphagnum ne?
obs... toh achando melhor fazer no vaso definitivo mesmo... essas sementes são de facil germinação?
abraço obrigado!
desculpe pelo tanto de perguntas...

Autor:  Pedro Batalha [ 22.10.2008(Qua)22:27 ]
Título: 

Byblis germinam fácil, ainda mais se estiverem frescas... quanto ao substrato se quiser pode misturar um pouco de areia de quartzo lavada (eu faço isso para economizar no sphagnum), mas sphagnum puro está ótimo... O Rafael falou uma verdade sobre as raízes... mas também acho que se tomar cuidado no transplante não haverá problemas... Se a tampa for transparente não haverá problemas... é so tomar cuidado para não superaquecer e para isso você pode fazer furos ou deixar uma parte aberta como você disse... Boa sorte! Abração!

Autor:  Alex Moura [ 23.10.2008(Qui)9:24 ]
Título: 

É isso aí. Germinam super fácil desde que o clima esteja quente.

Veja um exemplo: Semeei algumas no início do Outono, aí veio o frio e nada germinou nos meses seguintes, desisti daquele vaso, mas não o descartei. Agora no início a Primavera, semeei novamente em outro local, estas germinaram em duas semanas e pra minha surpresa a outra semeada há 6 meses atrás resolveu germinar também devido ao aumento de temperatura dos últimos dias!

Ano passado eu semeei em copinhos de café descartáveis e depois fiz o transplante, mantendo todo o substrato original (somente cortando o copinho plástico com uma tesoura), deu certo e todas sobreviveram. Mas creio que para evitar esse trabalho todo seja melhor semear em local definitivo.

Autor:  Felipe C [ 23.10.2008(Qui)11:36 ]
Título: 

Eu semeei algumas droseras em formas de gelo, após umas 3 semanas elas começaram a germinar...

Eu optei por molhar usando um borrifador, comigo não deu muito certo a idéia de colocar as formas em um recipiente com água...
Deixei-as em um lugar iluminado indiretamente pelo sol, e coloquei uma tampa grande sobre as formas para aumentar a umidade.



:wink:

Autor:  PHD Pereira [ 23.10.2008(Qui)13:24 ]
Título: 

Aqui em casa essa praga nasce na terra, na madeira da bancada e em todos os outros vasos de pcs... na ultima vez desisti de contar na muda nº65.... Vou postar fotos pra vcs!

abs

Autor:  jaider qm [ 23.10.2008(Qui)14:10 ]
Título: 

ok obrigado pelas dicas. Achei a do copo descartavel legal tb!
é melhor colocar cada semente em um quadrado?
se colocar 2 e as duas germinarem e crescerem juntas tem problema?
abraço!

Autor:  PHD Pereira [ 23.10.2008(Qui)17:49 ]
Título: 

As vezes nascem as duas e elas se repelem, uma empurra a outra pro lado e as duas ficam como uma cascata no vaso.
Mas as vezes isso não acontece. Por exemplo eu tenho uma bandeja com umas 30 Byblis crescendo juntas, da um efeito de floresta nevada de pinheiros, fica bem bonito.

Autor:  Ivaldo Cavalcante Junior [ 23.10.2008(Qui)18:03 ]
Título: 

Byblis é muito fácil e "faz lama".

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/