Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 23.04.2024(Ter)19:57



Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Armazenamento de sementes de PC´s a vácuo!!! 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 17.10.2008(Sex)0:28
Mensagens: 59
Localização: Santa Terezinha de Itaipu - Paraná
Mensagem Armazenamento de sementes de PC´s a vácuo!!!
Pessoal eu tenhu aki em casa tubinhos de coletar sangue a vácuo, e gostaria de saber se pode armazenar as sementes de PC´s a vácuo, e além deixar eles na geladeira para garantir uma melhor conservação.
Alguém já tentou armazenar sementes a vácuo?

Postem as suas opiniões e idéias sobre esse assunto!!

Abraços

Imagem


Editado pela última vez por Alemaun em 01.11.2008(Sáb)20:36, em um total de 1 vez.



31.10.2008(Sex)21:36
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Cara, isso não dá certo por alguns motivos.

Vamos aos motivos, o primeiro é que o vacuum tainer é usado pra coletar sangue, não pra armazenar sementes, se você abrir ele perde o vácuo, e aí só vai ser um tubinho de ensaio com tampa ermética, segundo que normalmente dentro do tubinho tem um anticoagulante, você teria que lavar, autoclavar e secar muito bem o tubinho pra ter certeza que os anticoagulantes não causariam mal nenhum as sementes, talvez se usasse os vaccum que são utilizados para coleta do sangue com acelerador de coagulação (com o interior siliconado ou outro que não tem anticoagulante nem outro tipo de composto dentro) poderia até dar certo, mais o terceiro e maior motivo é que as sementes tem um metabolismo, elas respiram, se você colocar elas no vácuo, vão morrer, então não vai adiantar nada ter guardado as sementes.

Então eu aconselharia no máximo utilizar esses tubetes pela praticidade de abrir e fechar, lógico que utilizando um tubete sem anticoagulante, mais mesmo assim muito bem lavado, limpo e seco.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


31.10.2008(Sex)23:35
Perfil

Registrado em: 20.09.2008(Sáb)20:28
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
Outro problema poderia ser a diminuição da pressão causada pelo vácuo no interior do tubo.
As sementes estão adaptadas ao ambiente natural, cuja pressão está em torno de 1atm. Colocá-las sob vácuo pode trazer alguma conseqüência, já que a pressão interna delas será maior que a externa.


Bom, é uma teoria, hehe :o


01.11.2008(Sáb)0:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 01.10.2008(Qua)18:21
Mensagens: 205
Localização: Ouro Branco MG
Mensagem 
meu deus, pra que tudo issu, taca as sementes num pote seco e depois taka na geladeira.

_________________
Imagem


01.11.2008(Sáb)11:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.10.2008(Sex)0:28
Mensagens: 59
Localização: Santa Terezinha de Itaipu - Paraná
Mensagem Artigos
Bom pessoal pelo q eu estava lendo tem alguns artigos cientificos q apoiam o armazenamento de sementes em geral no vácuo.
Assim q eu tiver sementes vou realizar a experiência e guardar algumas sementes no vácuo e ver a taxa de germinação das sementes depois de algum tempo.
Os resultados obtidos nesses artigos dizem q a taxa de germinação é maior do q as sementes guardadas sem estar no vácuo.
Vou desvendar esse mistério depois conto a vcs!!!

Abraços


01.11.2008(Sáb)11:52
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem _Alemaun_
Concordo com o Viggiano, não precisa de tanta frescura, um frasco limpo e seco já é mais do que suficiente.

Só mais uma coisinha, esses artigos científicos que você leu, foram realizados com sementes de plantas carnívoras? os experimentos foram realizados em um centro de pesquisa renomado? o artigo tem muitos erros? tudo isso é o que dá credibilidade à um artigo, então pense bem antes de fazer o experimento com as sementes de carnívoras.

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


01.11.2008(Sáb)15:32
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.10.2008(Sex)0:28
Mensagens: 59
Localização: Santa Terezinha de Itaipu - Paraná
Mensagem ;D
Bom vamos ver!!
quando tiver algumas sementes sobrando vou fazer o experimento
tentar descobrir algo novo!!!

abraços


01.11.2008(Sáb)17:07
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07
Mensagens: 385
Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
Mensagem 
Bode escreveu:
se você abrir ele perde o vácuo, e aí só vai ser um tubinho de ensaio com tampa ermética

Concordo!

Felipe C escreveu:
As sementes estão adaptadas ao ambiente natural, cuja pressão está em torno de 1atm. Colocá-las sob vácuo pode trazer alguma conseqüência, já que a pressão interna delas será maior que a externa.
Bom, é uma teoria, hehe :o

Bem pensado! Mas eu acho que isso pode ajudar.. um ambiente com pressão menor, meio que facilita o "rompimento" da casca, porem ele está falando de armazenamento, aí nem sei.. se fosse no "plantio".. sei lá! Viajei na sua teoria aqui... heheh


Viggiano escreveu:
meu deus, pra que tudo issu ...

Apenas para garantir uma melhor conservação. Já ouviu falar que sementes quanto mais frescas melhor?
Então.. se for preciso guardá -las, quanto mais conservadas elas ficarem, melhores as chances de germinação depois!


Faz o teste ai Alemaun, e se for possivel põe os links dos artigos em que leu sobre isso!
Grande abraço.

_________________
Rafael D. Moraes


01.11.2008(Sáb)17:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.10.2008(Sex)0:28
Mensagens: 59
Localização: Santa Terezinha de Itaipu - Paraná
Mensagem Artigos e respostas
Pessoal essa reportagem abaixo mostra o banco mundial de sementes, onde eles vão armazenar todos os tipos de sementes. Elá é chamada de "arca de Noé das sementes".
Olhem a forma de armazenagem q eles fazem com as sementes.
Dai eh q sai essa minha idéia.

http://www.terra.com.br/revistadinheiro ... 1360-1.htm

E em questão de como retirar o ar de dentro do tubo é fácil, só se necessita de uma seringa.

Esse é um artigo científico q li:

http://64.233.169.104/search?q=cache:bU ... =firefox-a

Esse é um outro artigo científico que e tem várias coisa interessantes:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01 ... text&tlng=

Bom pessoal não quero criar polêmica, mas axo q não custa tentar descobrir formas de armazenamento q façam a semente ter uma boa germinação muito tempo depois de seu amadurecimento!!
E se derem uma pesquisada na internet, tem muitos estudos baseados nessa teoria, e alguns com muito sucesso. Por isso quero tentar realizar essa experiência, apara o conhecimento de todos!!!

Abraços

Att: Douglas Franz

___________________

Douglas Franz, acadêmico de Biomedicina da Faculdade União das Américas - Uniamérica


01.11.2008(Sáb)19:37
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem Re: Artigos e respostas
_Alemaun_ escreveu:
Bom pessoal não quero criar polêmica, mas axo q não custa tentar descobrir formas de armazenamento q façam a semente ter uma boa germinação muito tempo depois de seu amadurecimento!!
E se derem uma pesquisada na internet, tem muitos estudos baseados nessa teoria, e alguns com muito sucesso. Por isso quero tentar realizar essa experiência, apara o conhecimento de todos!!!


Concordo, não custa tentar... o problema é com quais sementes tentar... uma boa seria de nepenthes, quando ainda estiverem bem frescas separar umas 10 ou 20 e armazenar desse modo (e claro semear o restante o quanto antes, para ter uma garantia)... daí depois de uns 2 meses semear as que foram armazenadas... Não tenho muita base para opinar então é só uma idéia...

Um pensamente me surgiu, mas não sei, então os biólogos e entendidos do fórum qque me corrijam.
Talvez o mecanismo de viabilidade desse tipo de sementes tenha a ver com processos de oxidação (do mesmo jeito como nós envelhecemos, devido aos radicais livres... o oxigênio é um bem enorme para nós, mas vem com um pequeno e obrigatório prejuízo que é a formação desses radicais)... talvez uma atmosfera menor amenize isso...

_________________
Imagem


01.11.2008(Sáb)22:43
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB