Autor |
Mensagem |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
 Novato com as Estacas! ajuda
Ola pessoal, eu sou novato na produção de novas plantas, mas estou querendo me aprofundar no asunto. Fiz alguns testes, fasendo 2 estacas com um dos galhos da planta, vejam as fotos    E gostaria de saber se é normal as estacas secarem deste jeito e se está serto a maneira como eu fiz as estacas? se tem algum lugar específico para fazer o corte para retirar a estaca da planta? Agradeço des de já! 
|
27.11.2008(Qui)14:32 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
não, não é normal! você deveria ter a colocado em um substrato de puro esphagno (bem solto) e ter enterrado mais a estaca.. ah! eu te aconselho coloca-la num estufa ou aquário! 
27.11.2008(Qui)16:16 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
 Estacas
Pelo menos 01 gema, talvez 02 seja melhor, tem que ficar enterrada no substrato para que possa enraizar. O aquário ou o saco aumentariam a umidade e isso faria com que a planta não perdesse água, pois quando a umidade está alta, a transpiração é menor. Abraço, Pedro Emidio
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
27.11.2008(Qui)16:34 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Olha Felipe;
Tenho feito algumas experiências e cheguei à conclusão que aqui em Maceió, na minha casa as estacas se desenvolvem melhores sem nenhum pedaço de folha. Isso é, corto todas e deixo apenas o caule com 2 gemas ou três. Uso pó de fibra de côco mais areia lavada e em 14 ou 15 dias as gemas começam a apontar e com 20 dias aparece a primeira folhinha. Geralmente a estaca fica com cor escura e como se estivesse seca, mas não nesse estágio. Normalmente, até o aparecimento das folhas fica bem verdinha. O que pode estar acontecendo aí com vc é o fato de o substrato (sphagnum) estar muito solto e a planta não está captando a água. Tenta compactar mais; tb recomento que não coloque a estaca em local com incidência direta do sol pq vai queimar e deixar a estaca escura e possivelmente não vai germinar. Coloca em local sombreado pra ver pq essas já estão ficando secas, tb use muita água.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
28.11.2008(Sex)10:30 |
|
 |
nivaldo falcao
Destaque
Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19 Mensagens: 571 Localização: Campina Grande-PB
|
Citação: Tenho feito algumas experiências e cheguei à conclusão que aqui em Maceió, na minha casa as estacas se desenvolvem melhores sem nenhum pedaço de folha. Isso é, corto todas e deixo apenas o caule com 2 gemas ou três. concordo plenamente com ivaldo, no meu ponto de vista, se você corta as folhas ou inves da estaca querer manter a folha verde vai força o nascimento de mais folhas pela gema, nas minhas estacas enviadas pelo ivaldo usei esse procedimento e todas as quatros estao começamdo a formar folhas novas.
|
28.11.2008(Sex)13:27 |
|
 |
Luiz Carlos
Registrado em: 03.05.2008(Sáb)22:34 Mensagens: 22 Localização: Ipameri/GO
|
Olá,
Aproveitando o tópico gostaria de tirar algumas dúvidas.
Fiz algumas estacas estes dias e de acordo com o que tinha lido sobre estacas cortei as folhas deixando 2/3 das mesmas em algumas e em outras que estavam bem detonadas eu cortei toda a extensão da folha. Ainda não notei nenhuma diferença no desenvolvimento.
Minha pergunta é: Devo cortar o resto das folhas que eu não cortei se quiser um desenvolvimento melhor, ou devo esperar pra ver se todas desenvolverão da mesma maneira?
Fiz oito estacas, cinco com as folhas cortadas em 2/3 e três com a folha cortada por completo.
Abraços,
_________________ Luiz Carlos - Growlist
"Um dia de chuva é tão belo quanto um dia de sol ambos existem, cada um como é"
|
28.11.2008(Sex)18:11 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Luiz Carlos escreveu: Olá,
Aproveitando o tópico gostaria de tirar algumas dúvidas.
Fiz algumas estacas estes dias e de acordo com o que tinha lido sobre estacas cortei as folhas deixando 2/3 das mesmas em algumas e em outras que estavam bem detonadas eu cortei toda a extensão da folha. Ainda não notei nenhuma diferença no desenvolvimento.
Minha pergunta é: Devo cortar o resto das folhas que eu não cortei se quiser um desenvolvimento melhor, ou devo esperar pra ver se todas desenvolverão da mesma maneira?
Fiz oito estacas, cinco com as folhas cortadas em 2/3 e três com a folha cortada por completo.
Abraços, Acho que as que estão sem as folhas vão germinar mais rápido, uns 15 dias. Observa isso, se estiver correto, faz da próxima vez sem folhas.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
29.11.2008(Sáb)7:14 |
|
 |
Luiz Carlos
Registrado em: 03.05.2008(Sáb)22:34 Mensagens: 22 Localização: Ipameri/GO
|
Ok Ivaldo,
Então vou esperar pra ver o que acontece. Valeu pela atenção!
Até mais.
_________________ Luiz Carlos - Growlist
"Um dia de chuva é tão belo quanto um dia de sol ambos existem, cada um como é"
|
29.11.2008(Sáb)9:11 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
Pow Galera Brigadão mesmo, pela ajuda, essas estacas sao uma tentativa de início, vou colocar mais Sphagnum nos VASOS para cobrir as Gemas e na proxima vez tentarei fazer com a fibra de coco tambem, para ver qual se adaptará melhor aqui em São josé dos Pinhais, aqui o tem po eh bem loco então a planta tenque ser bem loca tambem para germinar uhuahwduahduhad... Valew mesmo. 
|
29.11.2008(Sáb)10:03 |
|
 |
|