Uma praga atacando o substrato das N. alata
Autor |
Mensagem |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
 Uma praga atacando o substrato das N. alata
Oberservei por esses dias que o substrato das minhas N. alata está diminuindo de volume e como é composto por areia, vermiculita expandida e shpagnum, fiquei observando pra saber o que poderia estar acontecendo e vi essa praga atacando o substrato e levando toda a vermiculita. Passei um pouco de "raid casa e jardim" de longe, mais acho que não vai resolver meu problema a longo prazo, só vai matar essas abelhas que estavam no vaso. Queria saber se alguém tem alguma saída pra isso, as N. alata está no quintal e não tem como tirar de lá, então preciso de umas idéias. Aguardo a ajuda. Abraços. Fotos:    
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
29.11.2008(Sáb)10:14 |
|
 |
marcosono
Destaque
Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41 Mensagens: 346 Localização: cotia-SP
|
Não dá para ver bem as abelhas mas por acaso é Arapuá o tipo das abelhas? Acredito que um SBP por cima do substrato e depois cobrir com um plástico preto por uns dois dias resolve o seu problema.
|
29.11.2008(Sáb)10:27 |
|
 |
Fernanda Barton
|
Não tem como colocar uma tela de proteção?
algo como um sombrite?
|
29.11.2008(Sáb)10:55 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Vc colocando um recipiente não muito grande com algodão embebido com agua açucarada ,para atrair elas depois vc colocaria algum inseticida que não atingisse a planta o substrato,aí iremos vê quem vence a abelha ou o Bode 
|
29.11.2008(Sáb)11:04 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
Abelha roubando vermiculita, morro e não vejo de tudo! É, a situação tá feia pra todo mundo...
|
29.11.2008(Sáb)12:11 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Realmente...
Realmente, abelha roubando vermiculita é incrível... é por isso que esse é o melhor forum da internet... tem até os seus momentos de "Acredite se quiser" (quem se lembra desse programa, apresentado pelo Jack Palance ????)... Mas, falando sério, se vc não quiser ficar usando produtos químicos, acho que o Combat, da Biokits, pode ser uma opção. Eu usei no bog das dionaeas, para acabar com uma infestação de formigas, e funcionou com apenas uma aplicação. Grande abraço.
|
29.11.2008(Sáb)13:28 |
|
 |
Bode
Moderador
|
marcosono, não sei bem que espécie que é, vou procurar saber e depois informo, o "raid casa e jardim" resolveu momentaneamente, mais com certeza vai ter mais abelhas voltando pra pegar a vermiculita, e acho que não vai dar pra ficar tacando muito veneno nas N. alata. A idéia do plástico é boa, só preciso tomar cuidado pra não esquentar demais o substrato e cozinhar as raízes.
Fernanda Barton, não tem, pois é uma área relativamente grande do quintal e os meus dogs acabariam arrancando a tela.
edirlessandro arruda, será que essa bebida açucarada não vai atrair mais abelhas ou até outro tipo de abelha? além de formigas? Tomara que o Bode vença...hehehehe
Ian, acho que o negócio tá feio mesmo, agora qual seria o interesse delas na vermiculita?
Francisco Eduardo, realmente, se eu não tivesse visto e se não tivesse acontecido comigo, eu duvidaria, pois a vermiculita é simplesmente para armazenar água... não serve como alimento e nem pra montar o ninho delas, agora acredite se quiser. Esse Combat é fácil de achar? pois aqui na cidade é quase impossível achar uma coisa que é um pouquinho diferente. Será que esse veneno não vai fazer mal pras plantas?
Ogrigado a todos pelas idéias e ajuda.
Abraços.
|
29.11.2008(Sáb)13:45 |
|
 |
Bode
Moderador
|
marcosono
Olhei umas fotos na internet e acho que é essa abelha mesmo, também chamada de abelha-cachorro, ela enrola no cabelo das pessoas, não pica e fica zunindo no meio do cabelo.
O único problema é que não faço nem idéia de onde seja o ninho dela, senão dava pra ir lá e resolver o problema.
Abraços.
|
29.11.2008(Sáb)13:48 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
É Bode parece que já tá 01X0 para as abelhas,é pode atrair outras abelhas, fora as suas intrusas ,tá complicado.
|
29.11.2008(Sáb)13:52 |
|
 |
Bode
Moderador
|
 edirlessandro arruda
Que intrusas que você tá falando? as outras plantas que estão no vaso nas N. alata são sphagnum que brotou, algumas mudas estão meio secas pois a temperatura aqui está acima de 31ºC e a umidade está em torno de 35%, e mesmo molhando duas vezes ao dia o musgo está sentindo a baixa umidade e a alta temperatura. Até uns 15 dias eles estavam muito bonitos, pena não ter nenhuma foto.
Em compensação, as N. alta estão adorando a temperatura alta.
Abraços.
|
29.11.2008(Sáb)15:10 |
|
 |
|