Eu procurei e não achei um tópico assim e então eu resolvi criar(se ja houver, desculpa), eu sou novo em criar plantas em geral(principalmente carnivoras), mas procurando na internet (mais precisamente no google) e achei alguns possiveis substitutos pro sphagnum, aí vão:
CASCA DE PINUSo que é: casca da árvore pinus elliotti.
vantagens: é fácil de ser encontrado e retém adubo.
desvantegens: possui excesso de tanino e se decompõe muito rápido, também quebra com facilidade e não fixa bem a planta no vaso, necessitando para isso de um tutor.
durabilidade: no máximo 1 ano.
retém umidade? sim
adubação: quinzenal
onde é encontrado: regiões sudeste, centro-oeste e sul.
CAQUINHOS DE BARRO ( eu acho que é argila expandida)
o que é: pedaços de vasos de cerâmica e telhas sempre novos, pois os mais antigos e já usados podem estar atacados por fungos.
vantagens: são porosos, conservam a acidez num nível bom além de reterem umidade e adubo, são bem arejados e sustentam melhor a planta no vaso.
desvantegens: não têm nutrientes.
durabilidade: no máximo 5 anos.
retém umidade? sim
adubação: quinzenal.
onde é encontrado: em olarias e lojas de jardinagem.
NÓ-DE-PINHOo que é: o gomo que se forma na araucária (araucária heterophyla)
vantagens: os nós são colhidos do caule de pinheiros em estado de decomposição e não possuem substancias tóxicas.
desvantegens: é difícil de encontrar na maior parte do brasil.
durabilidade: longa e indefinida.
retém umidade? sim
adubação: de 3 em 3 meses
onde é encontrado: sul e sudeste.
COCO DESFIBRADO (esse eu acho que é a fibra de coco)
o que é: produto feito a partir de cocos que sobram da comercialização da água e são vendidos em estado rústico.
vantagens: contém macro e micro nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento da planta, possui várias opções em vasos e outros formatos a venda, há versões vendidas sem o excesso de tanino, substância que pode queimar as raízes.
desvantegens: não retém muito adubo e é carente de nitrogênio, não é recomendado para regiões frias e úmidas porque retém muita água e as raízes podem apodrecer.
durabilidade: mais de 3 anos.
retém umidade? sim
adubação: semanal
onde é encontrado: em supermercados e lojas de jardinagem
FIBRA DE COCO PRENSADA (esse eu não tenho certeza se serve)
o que é: produto industrializado feito a partir do coco desfibrado, pode ser encontrado em forma de vasos, pequenos cubos, bastões, placas ou fibras, um dos mais conhecidos é o coxim, que tem causado muita polêmica entre os orquidófilos, alguns acham que é o substituto ideal para o xaxim, já para outros ele não é recomendável porque encharca
vantagens: conserva a acidez num nível bom e necessita de poucas regas, pois é muito absorvente, demoram mais para aparecer crostas verdes (uma espécie de musgo) comuns nos xaxins e que, em excesso, podem prejudicar a planta, é ideal para regiões mais secas e quentes.
desvantegens: não retém muito adubo e é carente de nitrogênio. ao absorver a água, o coxim aumenta um pouco de tamanho e se expande,
ao secar, volta ao seu volume original, por esta razão, os cubos devem ser colocados de forma desarrumada e não socados em vasos, para não estoura-los, o excesso de tanino pode queimar as raízes, não é recomendado para regiões frias e úmidas porque retém muita água e as raízes podem apodrecer.
durabilidade: mais de 5 anos (em regiões de clima seco)
retém umidade? sim
adubação: quinzenal
onde é encontrado: é mais comum no nordeste.
VERMICULITA EXPANDIDAO que é:Por ser um produto de origem mineral
Vantagens: portanto inorgânica, sendo também insolúvel em bases e ácidos fracos e solventes orgânicos, apresenta ainda um pH praticamente neutro (7,0).
Não Tóxica - silicato mineral inértil, usado até como componente de ração animal.
Retenção de Água: tem o poder de reter grande quantidade de água, que chega até 5 vezes o poder de cada floco.
Elevada Capacidade de Troca Iônica - grande aptidão para a formação de complexos orgânicos retenção de micronutrientes do solo quando utilizada na agricultura. (retirado daqui:
http://refratil.com.br/main.php?exec=swpage.php&id=25)
TURFAA turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. É formado principalmente por sphagnum (sphagnum, espécie de musgo) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão. É utilizada como combustível para aquecimento doméstico. Na formação do carvão mineral, a turfa é a fase (e tipo de carvão mineral) menos rico em carbono (cerca de 60 %). (
fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turfa)
Como eu disse,eu não conheço sobre as plantas carnivoras e ja pesquisei, e quis contribuir com o forum,e as pessoas que deixarem suas opiniões sobre esses e outros substitutos assim seria mais facil pros iniciantes e pessoas com duvidas sobre o substrato
Tudo isso eu achei em um site sobre orquideas:
http://carlabettoni.blogspot.com/2008/0 ... im-no.html