Eu procurei e não achei um tópico assim e então eu resolvi criar(se ja houver, desculpa), eu sou novo em criar plantas em geral(principalmente carnivoras), mas procurando na internet (mais precisamente no google) e achei alguns possiveis substitutos pro sphagnum, aí vão:
CASCA DE PINUSo que é: casca da árvore pinus elliotti.
vantagens: é fácil de ser encontrado e retém adubo.
desvantegens: possui excesso de tanino e se decompõe muito rápido, também quebra com facilidade e não fixa bem a planta no vaso, necessitando para isso de um tutor.
durabilidade: no máximo 1 ano.
retém umidade? sim
adubação: quinzenal
onde é encontrado: regiões sudeste, centro-oeste e sul.
CAQUINHOS DE BARRO ( eu acho que é argila expandida)
o que é: pedaços de vasos de cerâmica e telhas sempre novos, pois os mais antigos e já usados podem estar atacados por fungos.
vantagens: são porosos, conservam a acidez num nível bom além de reterem umidade e adubo, são bem arejados e sustentam melhor a planta no vaso.
desvantegens: não têm nutrientes.
durabilidade: no máximo 5 anos.
retém umidade? sim
adubação: quinzenal.
onde é encontrado: em olarias e lojas de jardinagem.
NÓ-DE-PINHOo que é: o gomo que se forma na araucária (araucária heterophyla)
vantagens: os nós são colhidos do caule de pinheiros em estado de decomposição e não possuem substancias tóxicas.
desvantegens: é difícil de encontrar na maior parte do brasil.
durabilidade: longa e indefinida.
retém umidade? sim
adubação: de 3 em 3 meses
onde é encontrado: sul e sudeste.
COCO DESFIBRADO (esse eu acho que é a fibra de coco)
o que é: produto feito a partir de cocos que sobram da comercialização da água e são vendidos em estado rústico.
vantagens: contém macro e micro nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento da planta, possui várias opções em vasos e outros formatos a venda, há versões vendidas sem o excesso de tanino, substância que pode queimar as raízes.