Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)14:56

Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 substituos do sphagnum 
Autor Mensagem

Mensagem substituos do sphagnum
Eu procurei e não achei um tópico assim e então eu resolvi criar(se ja houver, desculpa), eu sou novo em criar plantas em geral(principalmente carnivoras), mas procurando na internet (mais precisamente no google) e achei alguns possiveis substitutos pro sphagnum, aí vão:

CASCA DE PINUS

o que é: casca da árvore pinus elliotti.
vantagens: é fácil de ser encontrado e retém adubo.
desvantegens: possui excesso de tanino e se decompõe muito rápido, também quebra com facilidade e não fixa bem a planta no vaso, necessitando para isso de um tutor.
durabilidade: no máximo 1 ano.
retém umidade? sim
adubação: quinzenal
onde é encontrado: regiões sudeste, centro-oeste e sul.

CAQUINHOS DE BARRO ( eu acho que é argila expandida)
o que é: pedaços de vasos de cerâmica e telhas sempre novos, pois os mais antigos e já usados podem estar atacados por fungos.
vantagens: são porosos, conservam a acidez num nível bom além de reterem umidade e adubo, são bem arejados e sustentam melhor a planta no vaso.
desvantegens: não têm nutrientes.
durabilidade: no máximo 5 anos.
retém umidade? sim
adubação: quinzenal.
onde é encontrado: em olarias e lojas de jardinagem.

NÓ-DE-PINHO

o que é: o gomo que se forma na araucária (araucária heterophyla)
vantagens: os nós são colhidos do caule de pinheiros em estado de decomposição e não possuem substancias tóxicas.
desvantegens: é difícil de encontrar na maior parte do brasil.
durabilidade: longa e indefinida.
retém umidade? sim
adubação: de 3 em 3 meses
onde é encontrado: sul e sudeste.

COCO DESFIBRADO (esse eu acho que é a fibra de coco)
o que é: produto feito a partir de cocos que sobram da comercialização da água e são vendidos em estado rústico.
vantagens: contém macro e micro nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento da planta, possui várias opções em vasos e outros formatos a venda, há versões vendidas sem o excesso de tanino, substância que pode queimar as raízes.
desvantegens: não retém muito adubo e é carente de nitrogênio, não é recomendado para regiões frias e úmidas porque retém muita água e as raízes podem apodrecer.
durabilidade: mais de 3 anos.
retém umidade? sim
adubação: semanal
onde é encontrado: em supermercados e lojas de jardinagem

FIBRA DE COCO PRENSADA (esse eu não tenho certeza se serve)
o que é: produto industrializado feito a partir do coco desfibrado, pode ser encontrado em forma de vasos, pequenos cubos, bastões, placas ou fibras, um dos mais conhecidos é o coxim, que tem causado muita polêmica entre os orquidófilos, alguns acham que é o substituto ideal para o xaxim, já para outros ele não é recomendável porque encharca
vantagens: conserva a acidez num nível bom e necessita de poucas regas, pois é muito absorvente, demoram mais para aparecer crostas verdes (uma espécie de musgo) comuns nos xaxins e que, em excesso, podem prejudicar a planta, é ideal para regiões mais secas e quentes.
desvantegens: não retém muito adubo e é carente de nitrogênio. ao absorver a água, o coxim aumenta um pouco de tamanho e se expande,
ao secar, volta ao seu volume original, por esta razão, os cubos devem ser colocados de forma desarrumada e não socados em vasos, para não estoura-los, o excesso de tanino pode queimar as raízes, não é recomendado para regiões frias e úmidas porque retém muita água e as raízes podem apodrecer.
durabilidade: mais de 5 anos (em regiões de clima seco)
retém umidade? sim
adubação: quinzenal
onde é encontrado: é mais comum no nordeste.

VERMICULITA EXPANDIDA

O que é:Por ser um produto de origem mineral
Vantagens: portanto inorgânica, sendo também insolúvel em bases e ácidos fracos e solventes orgânicos, apresenta ainda um pH praticamente neutro (7,0).
Não Tóxica - silicato mineral inértil, usado até como componente de ração animal.
Retenção de Água: tem o poder de reter grande quantidade de água, que chega até 5 vezes o poder de cada floco.
Elevada Capacidade de Troca Iônica - grande aptidão para a formação de complexos orgânicos retenção de micronutrientes do solo quando utilizada na agricultura. (retirado daqui: http://refratil.com.br/main.php?exec=swpage.php&id=25)

TURFA
A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. É formado principalmente por sphagnum (sphagnum, espécie de musgo) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão. É utilizada como combustível para aquecimento doméstico. Na formação do carvão mineral, a turfa é a fase (e tipo de carvão mineral) menos rico em carbono (cerca de 60 %). (
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Turfa)

Como eu disse,eu não conheço sobre as plantas carnivoras e ja pesquisei, e quis contribuir com o forum,e as pessoas que deixarem suas opiniões sobre esses e outros substitutos assim seria mais facil pros iniciantes e pessoas com duvidas sobre o substrato

Tudo isso eu achei em um site sobre orquideas:
http://carlabettoni.blogspot.com/2008/0 ... im-no.html

Editado pela última vez por lipe31 em 25.12.2008(Qui)0:42, em um total de 6 vezes.

23.12.2008(Ter)9:00
Destaque

Mensagem 
Como diz no próprio link do site (/substratos-alternativos-ao-xaxim-no.html), esses substratos não seriam substitutos do xaxim? acho que substituto do sphagnum eles não dão certo não.

As desvantagens do coco desfibrado e prensado são as vantagens para as nossas PC's. Eles são pobres em nitrôgenio e retém umidade, o que uma PC precisa.

Acho que os outros substratos não são úteis para as PC'S, só a argila expandida que já vi em muitos bogs aqui do forúm.

Se disse alguma besteira me corrijam.

Abraços

23.12.2008(Ter)9:55

Mensagem 
Maurício MRE escreveu:
Como diz no próprio link do site (/substratos-alternativos-ao-xaxim-no.html), esses substratos não seriam substitutos do xaxim? acho que substituto do sphagnum eles não dão certo não.

Sim, mas no final do post dele (do blog) ele fala do sphagnum com o principal substituto do xaxim:
sphagnum - FIQUE DE OLHO
Apesar de serem apontados como substitutos para o xaxim, estas opções apresentam alguns problemas. É um musgo retirado da beira dos rios, usado para cultivar mudas de orquídeas a partir de sementes. Apesar de ser encontrado em lojas especializadas, sua coleta é proibida pelo IBAMA e ainda não há cultivadores desse tipo de substrato no Brasil. Quem compra sphagnum está contribuindo para uma ação extrativista não controlada, igual à que ocorre com o xaxim.

então pensei como o sphagnum é substituto do xaxim e os outros são apontados como substitutos do xaxim, eu achei que os outros e o sphagnum poderiam ter funções parecidas.(não sei se me expressei corretamente)

23.12.2008(Ter)10:15
Destaque

Mensagem 
A sim entendi. É extrair o sphagnum também é ilegal. Negócio é cultivar, como muitos aqui já aderiram a essa cultura.

23.12.2008(Ter)12:30

Mensagem 
atualizei botando a vermiculita expandida, não sei se as informções estão certas, pois retirei de um site de construção

23.12.2008(Ter)16:42

Mensagem 
ja que ta falando disso, pq vc n cooloca carvao vegetal?

24.12.2008(Qua)13:48

Mensagem 
Matheus escreveu:
ja que ta falando disso, pq vc n cooloca carvao vegetal?

é por que essas informações não são minhas, pois conheço muito pouco.
vou tentar arranjar informaçoes sobre ele e depois atualizo

24.12.2008(Qua)19:08
Site Admin

Mensagem 
Olá pessoas,

esses substratos são substitutos para o xaxim no cultivo de orquídeas e não de plantas carnívoras,
o que fica evidente pelo item de 'adubação'. :roll:

Turfa, sphagnum, fibra de coco, perlita, vermiculita e areia Têm sido os componentes de substrato para
PCs utilizados pelos foristas, de acordo com as necessidades de cada espécie.

Um abraço

24.12.2008(Qua)20:35
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Olá pessoas,

esses substratos são substitutos para o xaxim no cultivo de orquídeas e não de plantas carnívoras,
o que fica evidente pelo item de 'adubação'. :roll:

Turfa, sphagnum, fibra de coco, perlita, vermiculita e areia Têm sido os componentes de substrato para
PCs utilizados pelos foristas, de acordo com as necessidades de cada espécie.

Um abraço

Não sei se estou falando besteira, mas esses realmente são substitutos do xaxim como diz no site, mas muitos desses já estão sendo "testados" por algumas pessoas que cultivam PCs (eu acho), como por exemplo casca de pinus, coquinhos de barro, que eu acho que é argila expandida, coco desfribado, que eu acho que é fibra de coco.

sobre o item adubação, volto a repetir que esses itens foram retirados de um blog sobre orquideas, e se eu estou falando alguma coisa errada me corrijam, a orquidea precisa de minerais, um solo mais "fertil", por isso o item adubação, mas não nescessariamente o substrato tenha que ser adubado por cultivadores de plantas carnivoras

25.12.2008(Qui)0:41

Mensagem 
Só aproveitando o tópico...ontem quando eu fui compra os últimos presente de natal, eu e o meu pai fomos para cadeg que é tipo uma CEASA só que aqui no rio...tinha algumas pessoas vendendo sphagnum, meu pai comprou e me mostrou depois...eu tambem achei um cara vendendo sphagnum, eu aproveitei e perguntei onde ele tirava o mesmo ele falou assim: "Pô, eu pego do lado de casa, lá tem um riozinho que varios desse mano!" ou seja...como o lipe e outras pessoas falam aqui no forum o sphagnum e retirado da natureza sem qual quer controle...aqui em casa eu estou teste varios metodos de cultivo de sphagnum, pois eu acho que é a melhor solução! e mais, eu acho que todo mundo devia fazer isso e para de compra o sphagnum assim como paramos de compra o xaxim...
Abraços!

25.12.2008(Qui)8:49
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo