Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2025(Seg)19:09

Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 PROJETO: Apoio e histórico para o NASCIMENTO DE SEMENTES... 
Autor Mensagem

Mensagem PROJETO: Apoio e histórico para o NASCIMENTO DE SEMENTES...
Oi pessoal,

Esta semana recebi pela "doação" (Liza) dois conjuntos de sementes, uma D. intermedia e burmantii, e agora chegou o momento de coloca-las no processo de germinação(ou outro termo do gênero)...

Bem, li alguns comentários no forum sobre o assunto, e agora peço a contribuição do grupo para que venha alcançar sucesso. Os primeiros comentários são:

1- Coloquei os pacotinhos recebidos na geladeira(junto com as verduras em pote plastico), aguardando o momento de coloca-los no substrato, isso é certo ?
2- Encomendei musgo verde a uma floricultura local, mas não SABEMOS se é sphagnum, dai a vendedora irá perguntar ao fornecedor o quê dandado é :? ... Posso usar musgo não sphagnum na germinação ?
3- Tenho duas placas de xaxim que estão guardadas a mais de 8 anos!! com aproximadamente 50x20x5cm, ERAM de uma loja local chamada Casa do Xaxim(agora só vende peças de barro e adubo)... Se este xaxim for "esfarelado" servirá de substrato para as sementes ?

Conto o apoio dos colegas, e noto que aos poucos com a ajuda de todos vou ganhando conhecimento :wink:
Irei postando as fotos e comentários sobre a evolução da germinação ou outro termo mais apropriado :D

Imagem

23.08.2008(Sáb)17:58
Destaque

Mensagem Re: PROJETO: Apoio e histórico para o NASCIMENTO DE SEMENTES
gercino_satiro escreveu:
1- Coloquei os pacotinhos recebidos na geladeira(junto com as verduras em pote plastico), aguardando o momento de coloca-los no substrato, isso é certo ?

Isso mesmo.. aqui em casa eu as coloco na porta da geladeira em um pote fechado com um copinho com água dentro...
gercino_satiro escreveu:
2- Encomendei musgo verde a uma floricultura local, mas não SABEMOS se é sphagnum, dai a vendedora irá perguntar ao fornecedor o quê dandado é :? ... Posso usar musgo não sphagnum na germinação ?

Acredito que se vc manter o musgo húmido e em boas condições para as sementes.. pode até nascer algumas plantas, o problema vai ser mantê-las vivas depois.. pode ser que esse musgo não sirva!
gercino_satiro escreveu:
3- Tenho duas placas de xaxim que estão guardadas a mais de 8 anos!! com aproximadamente 50x20x5cm, ERAM de uma loja local chamada Casa do Xaxim(agora só vende peças de barro e adubo)... Se este xaxim for "esfarelado" servirá de substrato para as sementes ?

Claro que serve.. certifique que ele está limpo, sem terra misturada.. e trate para não dar fungos! Pode usar ele sim..

Grande abraço.. quero ver as germinações!

24.08.2008(Dom)18:09

Mensagem 
Rafeal, obrigado pela orientação!

Vou postar informações sobra minha primeira aventura nas sementes...

Será que se usar cloreto de cobre(que é o que uso nas raizes de minhas orquideas e limpezas do substrato) para "limpar" o xaxim, irá prejudicar as sementes ???
Além disso, devo coloca-las para germinar inicialmente na geladeira, ou posso deixar direto no ambiente comum ???

:? são tantas dúvidas.... Mas vamos em frente! :)

Grande abraço

24.08.2008(Dom)18:50
Destaque

Mensagem 
Cloreto de cobre ...? Acho melhor não! Não sei como está seu xaxim.. se fosse aqui em casa eu "lavaria" ele só com água mesmo.. de preferencia passando bastante água fervendo!
Germinações na geladeira é para sementes que precisam de estratificação à frio.. essas droseras não precisam disso!
Deixe as sementes pegando sol mesmo..

24.08.2008(Dom)19:01

Mensagem 
Entendi.

A placa de xaxim é "virgem", se é que pode-se se dizer assim... bem, elas nunca foram usadas em plantil(imagem anexo).

Imagem

Outra dúvida :roll: devo criar um ambiente de estufa ? quero dizer, criar um ambiente quente e úmido ?

Obrigado pelas respostas.

24.08.2008(Dom)20:04
Destaque

Mensagem 
Ahh.. se ela fosse minha eu só passaria uma água fervendo mesmo!
Depois eu dava uma "moída" nela e usaria tranquilamente como substrato para as pc's..

Quanto ao ambiente que vc deve "criar"(ou não) para as sementes eu já não sei.. vc vai ter que testar !
Aqui em casa mesmo eu matei muitos seedlings meus "cozidos" usando um plástico para cobrir o pote como muitos aconselham aqui no fórum..

Tipo.. eu deixo as sementes "no tempo" mesmo.. só tiro elas do sol muito quente! Por volta das 12:00..
É um prazer ajudar..

25.08.2008(Seg)18:39

Mensagem COMEÇO O PROCESSO...
Legal Rafael.

Bem, coloquei um parte da placa na água fervente, e após 'esfriar' meio que picotei na unha mesmo!

As plantas estão acomodadas em pequenos jaros de bonsai, dentro de um pequeno aquário(beteira).... no promeiro SOL que recebeu, suou mais de "pai de santo tirando espirito!!!" Espero que esteja no caminho certo.

Imagem

Imagem

Imagem

25.08.2008(Seg)23:39
Destaque

Mensagem 
Isso ae Satiro...

Mas esse plástico tá furado né ?!!
Como eu disse.. perdi muitas plantas e sementes com isso... mesmo furando o plástico! Cuidado !

Sorte ai amigo!

26.08.2008(Ter)23:39
Destaque

Mensagem 
Coloquei as minhas sementes numa estufa improvisada que eu fiz de um deposito de alimentos redondo,fiz uns furos ,e pega sol das 8 as 11,e esta germinando bem as sementes.

27.08.2008(Qua)10:22

Mensagem 
cara, a intermedia é a mais fácil de fazer germinar...
aqui em casa, eu só joguei um pouco de sementes no substrato, e nasceram!
ta que nem praga agora, tem em todo vaso haha

boa sorte ai, rapaz (:

27.08.2008(Qua)10:42
Responder   [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo