PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Duas espécies de musgo: como cultivar ?
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=4622
Página 1 de 1

Autor:  Francisco Eduardo [ 21.01.2009(Qua)9:20 ]
Título:  Duas espécies de musgo: como cultivar ?

Olá ! consegui ressuscitar um chumaço de musgo de um dos vasos de PC - isso já há quase um ano. Plantei o chumaço no substrato dos vasos de PCs que deixei de usar quando montei os bogs, e nas bandejas que usava para colocar água sob elas... o resultado, mais ou menos onze meses depois, é esse:

Imagem

Esse outro musgo (pelo menos eu acho que é musgo) veio num vaso de bonsai e consegui replantar um chumaço nas mesmas condições - ele cresce mais devagar...

Imagem

Como pretendo aumentar o plantio de musgo, gostaria de opiniões a respeito do seguinte:

a) devo continuar usando bandejas para planta-los (fiz isso porque achei que eles gostariam de inundação de água) ou devo planta-los em jardineiras com furos de drenagem no fundo, mantendo-os sob a irrigação de 4 em 4 horas ?

b) devo continuar usando o substrato das PCs para planta-los ou posso usar algum outro mais barato e menos complexo de fazer ? sim, porque pretendo fazer uma plantação imensa de musgo.

c) eles se adaptam ao mesmo ambiente de luz e umidade que as nepenthes, certo ? ou será que estou mantendo no lugar errado ?

d) finalmente, alguém conhece aquele segundo musgo ? sabe se ele serve para PCs ?

Um grande abraç a todos e muito obrigado !

Autor:  zemeczak [ 21.01.2009(Qua)10:20 ]
Título: 

EU conheço eu eu eu!!!
Eu uso ele para as minhas.
Ele retem uma umidade muito boa tambem....
não sei se é Sphagnum mas eu uso

Autor:  Heloisa1201 [ 21.01.2009(Qua)10:24 ]
Título: 

Eu tbm usava esse segundo musgo pra minha antiga dionaea! Nunca tive nenhum problema com ele!
Comprei aqui em Curitiba numa floricultura!

Autor:  RobertoR [ 21.01.2009(Qua)10:31 ]
Título: 

Eu também recebi a dionaea com aquele musgo. É legal, não cresce muito mesmo, assim não sufoca a coitadinha da PC.

Autor:  Francisco Eduardo [ 21.01.2009(Qua)20:09 ]
Título: 

Ok, mas alguém saberia me dizer qualquer coisa sobre o cultivo deles ? pela lentidão no seu desenvolvimento, talvez eu esteja fazendo qualquer coisa errada !

Autor:  Scherer [ 22.01.2009(Qui)9:20 ]
Título: 

Alguém sabe se estes musgos dá prá cultivar em sol direto ou meia sombra?

É que eu ganhei uma pequena porção de Sphagnum vivo, e estou tentando cultivá-lo.

Gracias

Autor:  Bode [ 22.01.2009(Qui)12:08 ]
Título: 

Não consegui identificar muito bem os musgos das fotos, mais parece (não é certeza) que a foto de cima (a mais clara) é sphagnum, a outra está muito escura e não dá pra ver, se puder postar umas fotos mais aproximadas seria legal pra poder identificar direitinho.

O sphagnum em geral é cultivado na sombra, ou apenas no sol da manhãzinha, pois ele se resseca facilmente e pode acabar secando ou queimando, e ele tem o crescimento bem lento mesmo.

Existem tópicos sobre o cultivo do sphagnum, a ferramenta "busca" ajuda nessas horas.

Abraços.

Autor:  Francisco Eduardo [ 22.01.2009(Qui)12:38 ]
Título: 

Olá a todos ! vou tentar postar fotos melhores, mas a chuva por aqui não está ajudando nadinha... alguém saberia me dizer em que tipo de substrato esses musgos podem ser plantados ?

Autor:  Bode [ 22.01.2009(Qui)15:26 ]
Título: 

O sphagnum costuma ser cultivado em areia de rio lavada mantida sempre molhada, mais sem cobrir o musgo com água.

Aqui em casa eu tenho ele vivo em vasos de Dionaea, Droseras e até Utricularias, sendo que o substrato desses vasos é composto por sphagnum morto, fibra de coco, areia e vermiculita. Como mantenho todas as minhas pc na minha bancada com areia e não faço regas, tentei colocar algumas mudas de musgo na areia, mais elas não foram muito bem, as que estão nos vasos estão quase cobrindo algumas plantas.

Observei que o sphagnum, aqui em casa, cresce bem em qualquer substrato desde que não seja a areia pura da bancada, até num vaso com musgo de java (planta de aquário) ele está crescendo bem. Também não tentei usar terra para plantar.

Abraços.

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/