| Autor | 
            Mensagem | 

| 

Rafa 

Registrado em: 22.02.2009(Dom)6:39 Mensagens: 93 Localização: Europa - PORTUGAL

| 

Dúvidas  

Olá, caros criadores de PCs, tenho duas dúvidas: 1-No caso das droseras pygmys, quando criam gemmae, como é que nós, criadores, as podemos retirar da planta?? 2-Quando uma planta dá flor, quando é que devemos retirar as sementes da flor?? quando o fruto já tiver seco?? ou ainda verde?? cumps,  Rafa     

| 

| 25.02.2009(Qua)20:24 | 

| 

| 

| 

frank.herbert 

Registrado em: 13.12.2008(Sáb)0:44 Mensagens: 4 Localização: São Paulo/SP

| 

Tenho a mesma dúvida.
  Comprei algumas PCs do Marcos Ono e muitas já estão cheias de sementes (droseras e sarracenias)
  Qual o momento de retirar os cachos? Espero secar ou tiro verde mesmo? 

| 

| 26.02.2009(Qui)10:17 | 

| 

| 

| 

Maurício Ervilha 
				Destaque 

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ

| 

A sua primeira pergunta não sei responder Rafa, porque não tenho nenhuma Drosera pigmeia. Já na colheita dos frutos, esperem ele secar. Pelomenos é o que faço aqui. Com plantas que dão muuuuuuuitas sementes eu deixo a haste secar por inteira pra depois retirar, o único problema é que os vasos vizinhos acabam sendo invadidos por seedlings e mais seedlings dessa planta, mas não vejo problema nisso. Pra retirar sementes de Sarracenia acho que é mais difícil, pois elas não são autopolinizaveis, então se estiverem com flores e não forem polinizadas não adianta de nada. Se quiserem dêem uma lida nesse tópico, fala sobre as Sarras.  http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... t-123.htmlEspero ter ajudado. Abraços  

| 

| 26.02.2009(Qui)10:26 | 

| 

| 

| 

Bode 
				Moderador 

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP

| 

Para colher as sementes, depende da espécie, no caso das Droseras comuns, você pode colher a cápsula de semente quando ele estiver seco, e não precisa esperar a haste secar por completo, basta a cápsula estar seca, no caso das Dionaeas, esperem secar a cápsula, e o cabinho, nesse momento a cápsula costuma começar a abrir, então é hora de colher para que as sementes não caiam e se percam.
  Abraços. 

_________________ Abraços, Bode (Eduardo).

| 

| 26.02.2009(Qui)10:41 | 

| 

| 

| 

Rafa 

| 

Dúvidas  

Muito obrigado pelas respostas.  Sobre as flores fiquei esclarecido. Só uma pergunta: Ao que me apercebi por algumas mensagens aqui no forum, as droseras criam facilmente flor (logo no 1º ano de vida); a dionaea também é fácil (a minha está a dar, mas como só tenho uma, este ano vou cortar     ; Já as sarracenias, tenho 2 e nem sinais de haste floral     As sarracenias não criam haste todos os anos?? Só criam em determinadas condições?? Agora, gostava de saber mesmo sobre aquela das droseras pygmys... cumps,  Rafa    

| 

| 26.02.2009(Qui)18:49 | 

| 

| 

| 

Matheus 

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP

| 

Rafa, as Sarracenias só dão flor quando adultas, e sobre as pygmys, quando as gemas estiverem maduras você ja pode tirar elas, pois a planta mesmo a solta. _______ Ps. Tentei dar a primeira resposta mais a internet falhou e eu desisti. 

| 

| 26.02.2009(Qui)19:10 | 

| 

| 

| 

Rafa 

| 

Matheus escreveu: Rafa, as Sarracenias só dão flor quando adultas, e sobre as pygmys, quando as gemas estiverem maduras você ja pode tirar elas, pois a planta mesmo a solta. _______ Ps. Tentei dar a primeira resposta mais a internet falhou e eu desisti. Hum...obrigado pelas respostas, mas eu queria saber era como as tirar sem danificar...uso o quÊ?? já li sobre um pingo de água para elas sairem da planta, e depois apanhá-las da terra... que achas?? cumps,  Rafa     

Editado pela última vez por Rafa em 26.02.2009(Qui)19:24, em um total de 1 vez. 

| 

| 26.02.2009(Qui)19:17 | 

| 

| 

| 

Bruno Garcia 
				Destaque 

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP

| 

Olá, acho que se retirar com uma pinça de leve ela deve desgrudar da planta facilmente e ai vc pode pegar... Aqui minha D. pulchella vai começar a produzir gemmas daqui uns 2-3 meses, e vou retirar com uma pinça mesmo... Boa sorte....
  Bruno 

_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
  http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
  Growlist Bruno Garcia:
  viewtopic.php?f=24&t=2907

| 

| 26.02.2009(Qui)19:22 | 

| 

| 

| 

Matheus 

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP

| 

O pingo não é  má ideia, mas se quiser tente usar uma pinça cuidadosamente pra não machucar as gemas. ______ Ixi o Garcia chegou na minah frente 

| 

| 26.02.2009(Qui)19:23 | 

| 

| 

| 

Rafa 

| 

...  

Ok, obrigado pela sugestão. Quando as minhas produzirem eu tento vários métodos e logo vejo qual o melhor. Muito obrigado,     

| 

| 26.02.2009(Qui)19:25 | 

| 

| 

|