Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)13:00



Responder  [ 61 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Identificação de sphagnum 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 03.12.2010(Sex)11:15
Mensagens: 25
Mensagem 
comparei com as fotos dele seco e não parece. :evil:

mas então vou esperar ele brotar pra ver melhor.


tomara que seja msm :D


06.12.2010(Seg)12:42
Perfil

Registrado em: 02.07.2011(Sáb)15:37
Mensagens: 29
Localização: Descalvado
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
boa tarde a todos , bom sou leigo no assunto
então vai
estava a fazer um teste , as sementes de dionaea muscipula , germinaram no algodão ... bom estava pensando .. a pergunta é a seguinte se ela pode germinar tanto no sphagnum quanto no algodão posso utilizar o algodão em sua vida?
no caso do sphagum , posso usar de substrato apenas ele se eu quiser?
sem mistura de vermiculite ,pó xaxim ou fibra de coco ?
obrigado pessoal espero q compreendam !


02.07.2011(Sáb)15:43
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
alifer19 escreveu:
boa tarde a todos , bom sou leigo no assunto
então vai
estava a fazer um teste , as sementes de dionaea muscipula , germinaram no algodão ... bom estava pensando .. a pergunta é a seguinte se ela pode germinar tanto no sphagnum quanto no algodão posso utilizar o algodão em sua vida?
no caso do sphagum , posso usar de substrato apenas ele se eu quiser?
sem mistura de vermiculite ,pó xaxim ou fibra de coco ?
obrigado pessoal espero q compreendam !

Olha você não pode usar algodão, a planta não vai viver só no algodão, porque o sphagnum tem nutrientes e o ph ácido, não sei explicar mas mesmo a planta digerindo insetos ela ainda precisa do substrato... :wink:
Pode sim usar apenas sphagnum é ótimo para as pcs, mas fique atento, por exemplo, que certas plantas como a dionaea gostam de um subtrato mais aerado, com areia grossa.
A fibra de coco, xaxim se decompõem, com o tempo, e o xaxim libera uma substancia chamada tanino, por isso não são muito bons, mas são usados em quantidades menores que o sphagnum.

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


02.07.2011(Sáb)18:23
Perfil

Registrado em: 02.07.2011(Sáb)15:37
Mensagens: 29
Localização: Descalvado
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
então Igor ,como vc disse posso usar de substrato apenas o musgo e areia?
oq vc usa no seu susbtrato? no caso estou começando o cultivo das pcs por sementes , vc recomendaria eu fazer o plantio das sementes nessa epoca do ano (inverno)?
se for possivel me add no msn tbm pra trocar algumas ideias
obrigado
aliferamarl@hotmail.com


03.07.2011(Dom)14:42
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
alifer19 escreveu:
então Igor ,como vc disse posso usar de substrato apenas o musgo e areia?
oq vc usa no seu susbtrato? no caso estou começando o cultivo das pcs por sementes , vc recomendaria eu fazer o plantio das sementes nessa epoca do ano (inverno)?
se for possivel me add no msn tbm pra trocar algumas ideias
obrigado
aliferamarl@hotmail.com

Não, você pode usar outros também, se não me engano a fibra de coco é melhor que xaxim, mas não tenho certeza... Eu estou começando e ainda não tenho plantas adultas, então só uso sphagnum.... Mas acho que vale a pena usar um pouco de fibra de coco, e xaxim... :wink:
Olha, se na sua cidade estiver muito frio talvez não germinem, ou talvez germinem na primavera, mas eu não sei... Está fazendo quantos graus aí?

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


03.07.2011(Dom)16:20
Perfil

Registrado em: 02.07.2011(Sáb)15:37
Mensagens: 29
Localização: Descalvado
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
Igor , aqui por enquanto em dias variado chega a 14 graus hein , eu comprei um kit com 100 sementes 5 especies , vc acha q eu deveria plantar todas?
inclusive dionaea , e as outras 4 especies sao droseras , posso plantá-las em copinhos de danone?


04.07.2011(Seg)12:08
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
alifer19 escreveu:
Igor , aqui por enquanto em dias variado chega a 14 graus hein , eu comprei um kit com 100 sementes 5 especies , vc acha q eu deveria plantar todas?
inclusive dionaea , e as outras 4 especies sao droseras , posso plantá-las em copinhos de danone?


As Droseras eu não vejo problemas... semeie as droseras, mais coloque em um local que pegue Sol, o maximo possivel, já que no inverno o Sol não é tão forte capaz de prejudicar a germinação.
Copinhos de danone estão de bom tamanho pelo menos até ficarem do tamnho certo para transplantar. (mais muitas vezes as Droseras são pequenas não nescessitando de vasos grandes)
Sobre a Dionaea o melhor é coloca-la na geladeira durante 2 meses, assim quando ela saisse o clima seria mais favoravel a germinação da mesma.


04.07.2011(Seg)18:12
Perfil YIM

Registrado em: 02.07.2011(Sáb)15:37
Mensagens: 29
Localização: Descalvado
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
Nildo então não é recomendado a fazer o plantio da dionaea nessa epoca do ano? as droseras eu posso fazer o plantio? me fala quais droseras eu posso deixar no potinho de danone? pelo q pesquisei a burmanii pode ficar o seu ciclo de vida toda nos potinhos de danone sem nenhum problema . mas e as demais não sei por isso estou te perguntando isso .


04.07.2011(Seg)20:16
Perfil

Registrado em: 15.10.2011(Sáb)12:29
Mensagens: 1
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
Olá pessoal tudo bem?
As plantas avasculares nã possuem vasos condutores) são formadas por três divisões:
Anthocerotophyta
Hepatophyta e
Bryophyta.
As briófitas são conhecidas como musgos verdadeiros, não possuem orgãos verdadeiros apenas, filídios (que não são folhas, pois folhas possuem tecido vascular), caulídios (que não são caules, pois não possuem tecido vascular), e rizóides (pelo mesmo motivo).
Bryophita é dividida em três classes Sphagnidae, Andreaidae e Bryidae.
A Sphagnidae é formada por apenas um Gênero o Sphagnum, e o Brasil possui 93 espécies. Esta Classe divergiu muito cedo de das uotras duas por isso possuem importantes diferenças.
O Sphagnum (quando vivo) possui células vivas e mortas. Estas células mortas funcionam como câmaras que absorvem e acumulam água mantendo a umidade, podendo absorver até 30x o seu peso em água. Outra característica é que em cada gema, região daonde saem os filídios) crescem tufos de filídios e não apenas um, como nos outos, esta é a principal caraterística se há várias filídios saindo de um mesmo nó, não tem erro é Sphagnum. Provavelmente a acidez está ligada a produção de ac. humicos devido a decomposição de matéria orgânica.
Mas lembrem-se sempre, nossa admiração pela natureza não pode causar sua destruição o Sphagnum possui uma enorme importância e a extração desenfreada está causando sua destruição, como aconteceu com o xaxim, espécie hoje ameaçada de extinção.
Por isso é importante o cultivo dele. Não são necessários muitos cuidados, eles não possuem grande exigências nutricionais, apenas bastante umidade e sombra.
Espero que ajude. :D


15.10.2011(Sáb)13:20
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Identificação de sphagnum
Informações interessantes Marcos, valem destaque maior,
vou ver onde serão adicionadas.

_________________
Droseraholic!!!


17.10.2011(Seg)8:04
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 61 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB