Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)14:20



Responder  [ 61 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
 Identificação de sphagnum 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Identificação de sphagnum
Esse tópico será "construído" aos poucos, portanto aceito sugestões para mudanças e idéias.

Sempre tem bastante gente perguntando, e criando tópicos, sobre identificação do musgo que comprou pra ver se é ou não o sphagnum, então fazendo um tópico inicialmente para identificar, acho que facilitará bastante pro pessoal.

O musgo é uma planta simples (briófitas), que possui rizóide (raizes simples), caulóide (caule simples) e filóide (folha simples). Entende-se por simples a ausência de vasos condutores, sendo esse um dos motivos de seu pequeno porte, uma vez que o transporte de nutrientes e água é feito de célula em célula. Essas briófitas tem a capacidade de se reproduzirem por partes (assexuada) ou por esporos (sexuada).

As fotos são minhas, mais quem quiser postar mais fotos no tópico, fique a vontade, mesmo por que tenho apenas uma variedade de sphagnum, e sei que existem muitas.

O sphagnum que tenho é o verde, que quando seco fica com cor de palha, também chamado de musgo branco.

Ele verde

Imagem

Imagem


Quando está seco

Imagem

Imagem

Informações adicionais do marcosm (inseridas por Carlos R. - adm)

marcosm escreveu:
Olá pessoal tudo bem?
As plantas avasculares nã possuem vasos condutores) são formadas por três divisões:

Anthocerotophyta;
Hepatophyta; e
Bryophyta.

As briófitas são conhecidas como musgos verdadeiros, não possuem orgãos verdadeiros apenas, filídios (que não são folhas, pois folhas possuem tecido vascular), caulídios (que não são caules, pois não possuem tecido vascular), e rizóides (pelo mesmo motivo).

Bryophita é dividida em três classes Sphagnidae, Andreaidae e Bryidae.

A Sphagnidae é formada por apenas um Gênero o Sphagnum, e o Brasil possui 93 espécies. Esta Classe divergiu muito cedo de das outras duas por isso possuem importantes diferenças.

O Sphagnum (quando vivo) possui células vivas e mortas. Estas células mortas funcionam como câmaras que absorvem e acumulam água mantendo a umidade, podendo absorver até 30x o seu peso em água. Outra característica é que em cada gema, região daonde saem os filídios) crescem tufos de filídios e não apenas um, como nos outos, esta é a principal caraterística se há várias filídios saindo de um mesmo nó, não tem erro é Sphagnum. Provavelmente a acidez está ligada a produção de ac. humicos devido a decomposição de matéria orgânica.

Mas lembrem-se sempre, nossa admiração pela natureza não pode causar sua destruição o Sphagnum possui uma enorme importância e a extração desenfreada está causando sua destruição, como aconteceu com o xaxim, espécie hoje ameaçada de extinção. Por isso é importante o cultivo dele. Não são necessários muitos cuidados, eles não possuem grande exigências nutricionais, apenas bastante umidade e sombra.

Espero que ajude. :D

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


Editado pela última vez por Bode em 01.03.2009(Dom)23:26, em um total de 1 vez.



01.03.2009(Dom)20:20
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Ola Bode!

Parabéns pelo tópico... vou colocar como fixo :wink:

Um abraço,

_________________
Liza Kamei


01.03.2009(Dom)20:47
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Estou adicionando fotos de sphagnum rosa:

O sphagnum seco:
Imagem

O sphagnum molhado (não está vivo):
Imagem

Quando ele começa a brotar, fica igual ao sphagnum vivo mostrado pelo Bode acima :wink:

_________________
Liza Kamei


01.03.2009(Dom)21:02
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.01.2009(Sex)19:55
Mensagens: 32
Localização: Prudentópolis-Paraná
Mensagem 
Aqui vai minha contribuição

Imagem

Imagem
Não tenho fotos dele seco mas ele seco fica
igual o do Bode ....
Abs
Diogo


02.03.2009(Seg)16:04
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Passo a passo para cultivar sphagnum.
Montei um passo a passo para cultivar sphagnum.

Observei que na minha bancada o sphagnum crescia muito bem nos vasos das carnívoras, por isso montei um vaso só pra eles.

Material utilizado:
- metade de um galão plástico de 5 litros (desses de água sanitária que vem escrito que não é para reutilizar a embalagem, pois é);

Imagem

- areia de rio;

Imagem

- fibra de coco tratada, fervida e picada;

Imagem

- vermiculita expandida;

Imagem

- sphagnum vivo;

Imagem

Agora as fotos e a sequência que coloquei as coisas, primeiro uma camada de fibra de coco, depois vermiculita e areia, repeti as camadas e coloquei água, e por último as mudas de sphagnum.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Em breve quando começar a ter resultados (positivos de preferência) posto novas fotos aqui.

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


03.03.2009(Ter)12:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39
Mensagens: 248
Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
Mensagem 
Pow bacana mesmo, mas deu certo Bode??

Não tem problema com a saída de água?
Eu tenho uma forma velha de alumínio,
se der certo desse jeito to pensando em usar essa forma...

Pq tipo, pelo que andei vendo quando você compra o musgo nessas floriculturas
ele vem em uma caixa de madeira tipo aquelas de uva, com uma boa abertura pra vazar água..

Nesse caso vc mal deve colocar agua né??

Já deu algum resultado? o musgo ta crescendo??

Abraxxx,
Felipe


06.10.2009(Ter)20:02
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
crytech, deu certo sim, eu fiz no plástico na altura do substrato, aí posso molhar bastante que o substrato fica bem molhado e não afoga o sphagnum.

Fiz um outro esquema pra deixar mais sombreado e tentar manter mais a umidade do ar, e notei que com o aumento da umidade do ar o musgo cresce bem melhor, então se quiser deixar num lugar que tenha claridade e tenha umidade alta, ele vai crescer bem melhor.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


07.10.2009(Qua)8:20
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.01.2010(Sáb)0:45
Mensagens: 70
Localização: Salvador - Bahia
Mensagem 
Boa noite a todos,

Tenho procurado sphagnum aqui em Salvador e não encontro, hoje encontrei um musgo que a loja não sabia me dizer exatamente qual era, me cederam um pequeno pedaço para eu ver se era o que eu estava procurando. Disseram que conhecem apenas com o nome - Musgo verde -.

Não achei muito parecido com as fotos que vi aqui no tópico, mas resolvi postar as imagens e perguntar para confirmar, isso é sphagnum? Serve como substrato para carnívoras? Eles tem vivo e desidratado.

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço,
Ricardo Kuehn.


20.02.2010(Sáb)0:05
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Legal este musgo verde, mas pelo que eu sei infelizmente não é o Sphagnum...
e acho que não serviria para o cultivo!
ate mais.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


20.02.2010(Sáb)0:37
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Realmente esse musgo não é sphagnum.

Não serve para o cultivo de pc pois ele apodreceria muito rápido e viraria matéria orgânica, matando suas plantas.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


20.02.2010(Sáb)5:58
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 61 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB