| 
	| 
		Portal • Registrar • 
		FAQ
		 • Pesquisar • Entrar
	 | 

| 

Página 1 de 1
  | 
			 [ 6 mensagens ]  | 
			 | 

| Autor | 
            Mensagem | 

| 

Matheus 

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP

| 

Sobre a dormência...  

Bom , o inverno ta chegando e eu queria saber quais dessas plantas precisam de dormência (  http://www.forum.clickgratis.com.br/vie ... ivor#63379 ), e como detalhadamente induzir elas a ''dormir'' Uma dúvida: Uma dionaea que passou 1~2 invernos sem dormir, depois da dormência deste ano, continua com seu pouco tempo de vida? E seus brotos que sairam depoiis do inverno também?  

Editado pela última vez por Matheus em 23.03.2009(Seg)23:11, em um total de 1 vez. 

| 

| 22.03.2009(Dom)19:16 | 

| 

| 

| 

Fernando Rivadavia 
				Moderador 

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA

| 

Olá Matheus,
  As que precisam de dormência a frio sao aquelas nativas a locais naturalmente frios:
  Dionaea Sarras -- TODAS D.filiformis D.binata var.binata e algumas formas de D.capensis - as vezes Darlingotnia (sem falta!!) P.longifolia D.intermedia (dependendo do local de origem, mas as formas cultivadas no Brasil em geral não precisam)
  Se vc não deu dormencia antes a Dionaea, pode começar agora, nunca é tarde -- até que elas morram por falta de inverno, hehehe!

Abs, Fernando 

| 

| 23.03.2009(Seg)13:10 | 

| 

| 

| 

Francisco Eduardo 
				Destaque 

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil

| 

Olá Matheus ! o inverno já está chegando aí em SP ? eu pensei que tínhamos acabado de entrar no outono... rsrsrsrs é bom colocar as dionaeas na gaveta de legumes da geladeira... 

| 

| 23.03.2009(Seg)15:10 | 

| 

| 

| 

Matheus 

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP

| 

é , eu me adiantei heheheh mais as vezes as respostas  demoram, então eu previni, mais como eu induzo a dormencia?  das sarracenias eu coloco o rizoma num saquinho, a Dionaea acho que também , mais e as droseraas? 

| 

| 23.03.2009(Seg)21:31 | 

| 

| 

| 

Fernando Rivadavia 
				Moderador 

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA

| 

Eu não removeria do vaso não, isso seria mto estresse p/ as plantas. Colocaria o vaso inteiro na geladeira. Só que antes deixaria o solo apenas umido e não encharcado, para não estimular crescimento de fungos na geladeira. 
  Abs, Fernando 

| 

| 23.03.2009(Seg)22:32 | 

| 

| 

| 

Francisco Eduardo 
				Destaque 

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil

| 

Citação: Eu não removeria do vaso não, isso seria mto estresse p/ as plantas. Colocaria o vaso inteiro na geladeira. Só que antes deixaria o solo apenas umido e não encharcado, para não estimular crescimento de fungos na geladeira É isso que eu pretendo fazer ! mas vou esperar o inverno chegar e, principalmente, a planta dar sinais de que está entrando em dormência... quando ela começar a "diminuir" faço isso... estou certo ? Grande abraço.  

| 

| 24.03.2009(Ter)8:01 | 

| 

| 

| 

| 

Página 1 de 1
  | 
			 [ 6 mensagens ]  | 
			 |