Citação:
não precisam de substrato super úmido,
Olá ! cuidado, na verdade elas não aguentam o substrato permanentemente encharcado, mas precisam de mais umidade que as demais, em via de regra... o que as difere é que colocamos os vasos de forma que a água escorra, deixando o substrato sempre úmido, mas nunca encharcado.
Isso se explica facilmente pela própria morfologia das plantas: as nepenthes em geral (a exceção que conheço e cultivo é a
nepenthes madagascariensis, que eu acho que nasce no solo - mas eu simplesmente acho isso) ficam penduradas em árvores em locais de alta umidade e chuvas constantes, enquanto as demais em geral ficam em terrenos alagadiços ou pantanosos...
Mal comparando, e me perdoem se erro grosseiramente, acho as
nepenthes semelhantes às orquídeas - plantas epífitas (escrevi certo o termo ? confesso que não me lembro exatamente da grafia e estou com preguiça de procurar, por favor me desculpem se escrevi errado, hipótese em que agradeço penhoradamente a correção, que será sempre muito bem vinda), que diferem apenas por precisarem de umidade, porque estão numa zona entre o solo e a copa das árvores, em locais onde ali sempre chove e faz certo calor abafado.
Basta vermos de onde elas vem: vietnam, camboja, etc.
Quando montamos um bog, estamos, na verdade, montando uma espécie de "pântano" com solo pobre em nutrientes...
Além disso, alguns cultivadores usam pratinhos de água sob os vasos das nepenthes - embora seguindo um critério diverso do seu emprego nas demais plantas.
Mas, enfim, estou escrevendo como curioso. Não sou biólogo, agrônomo, enfim, não tenho grandes conhecimentos científicos (como já disse em outro tópico, o meu conhecimento na área se limita ao que aprendi no antigo segundo - grau e ao que observo), mas sou curioso e assisto ao Discovery Channel... rsrsrsrsrsrs
Aliás: se elas não precisassem de muita umidade, porque as manteríamos em terrários ?
Grande abraço.