Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)17:15



Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Passo-a-passo: Fazendo alporquia (airlayering) em Nepenthes. 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem Passo-a-passo: Fazendo alporquia (airlayering) em Nepenthes.
Pessoal! Relendo esse tópico(http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-3885.html), que mostra um post no CPUK, ensinando os passos para a realização dessa técnica alternativa para multiplicação assexuada de nepenthes, chamada lá de Airlayering, e aqui de “Alporquia”, tive uma idéia.

Entrei em contato com o Stephen (Gardenofeden), lá no CPUK, pedindo permissão pára traduzir e adaptar o seu post, utilizar suas imagens e postá-los aqui no PCBR, e ele permitiu sem rodeios. Portanto antes de tudo quero deixar claro que todos os créditos com relação às informações e imagens publicadas nesse tópico são dele e também queria aproveitar para deixar um agradecimento à ele pela gentileza (“Thank’s very much for the help, Stephen!”). Esse link leva ao tópico original dele no CPUK:
http://www.cpukforum.com/forum/index.php?showtopic=8130

Também vale uma menção ao Fábio (CapitainF-Fábio), por ter introduzido o assunto aqui através do primeiro tópico e ao Miguel Pandini, por estar testando esse método na prática!

Vamos ao procedimento:

1) Em sua planta, escolha o galho que queira trabalhar e corte a folha no ponto em que quiser fazer a alporquia, como mostrado na foto:

Imagem

2) Então, faça um corte angular, de baixo para cima, através do local onde a folha se junta ao galho, usando uma faca afiada (o corte não deve ser feito de modo a destacar o galho , pois nesse caso seria estaquia), como a seguir:

Imagem

3) Pressione alguns ramos de musgo Sphagnum dentro do corte, de modo a mantê-lo aberto e assim evitar que cicatrize. O uso de hormônios de enraizamento não é essencial, e varia dentre os cultivadores que utilizam dessa técnica (é citado que o uso de pó de enraizamento parece ter um efeito melhor em cortes feitos mais próximos ao ápice do galho, e parece ter alguma relação com balanceamento hormonal nessa região do galho):

Imagem

4) Depois envolva o corte com sphagnum úmido (não é necessária uma grande quantidade, um volume equivalente a uma bola de ping-pong é mais que o suficiente). Embrulhe o musgo com plástico transparente e amarre as extremidades de modo a segurar bem o musgo. Pode-se deixar a parte de cima um pouco mais solta para ajudar na rega (nunca se deve deixar o musgo secar, e para isso pode-se utilizar de uma seringa peguena para adicionar a água, e mantê-lo molhado):

Imagem

5) Depois de algumas semanas, pode-se observar o crescimento de raízes através do plástico. As raízes das nepenthes são pretas (nessa foto pode-se ver raízes crescendo no topo do plástico e abaixo da amarra). Uma vez confirmado que o alporque enraizou, pode-se cortá-lo e destacá-lo da planta-mãe:

Imagem

6) A nova planta está pronta para ser envazada.

É bom citar que eu mesmo cheguei a perguntar se é possível fazer mais de um alporque no mesmo galho, em diferentes alturas... O autor do tópico responderu ser possível sim, e que ele mesmo já fez isso...

Abração a todos! Espero que seja útil! Qualquer adição ou correção é dizer!

_________________
Imagem


Editado pela última vez por Pedro Batalha em 03.04.2009(Sex)20:19, em um total de 1 vez.



03.04.2009(Sex)20:10
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Otimo tópico, explicou passo a passo, ja tinha um tópico sobre isso mais esse passa a passo ta mt bom :!:

Opa voltei faltoua tençao aqui eheh desculpa :P


Editado pela última vez por Matheus em 03.04.2009(Sex)21:13, em um total de 1 vez.



03.04.2009(Sex)20:18
Perfil

Registrado em: 10.01.2009(Sáb)14:23
Mensagens: 198
Mensagem 
.


Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:24, em um total de 1 vez.



03.04.2009(Sex)20:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Valeu pessoal!
Eu sei que já tinha um tópico aqui, inclusive o mencionei acima! Apenas achei que seria uma boa idéia traduzí-lo para português e colocá-lo aqui para todos os usuários usufruirem. Fiz em um tópico separado pois achei que ficaria melhor de vizualizar...

_________________
Imagem


03.04.2009(Sex)20:22
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 10.01.2009(Sáb)14:23
Mensagens: 198
Mensagem 
.


Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:24, em um total de 1 vez.



03.04.2009(Sex)20:26
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Ainda não, mas agora eu estava pensando em tentar em duas plantas... estou apenas esperando ter um tempo durante o dia para isso...

_________________
Imagem


03.04.2009(Sex)20:31
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Interessante essa tecnica,Pedro será que o desenvolvimento de jarros sao mais rápidos? ,haja visto que é tirado parte da planta mãe,legal que vc tem (filhos) da planta mae com mais rapidez.


03.04.2009(Sex)20:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Eu sempre tive a curiosidade pra saber o passo a passo da alporquia nas Neps. Esse processo é melhor que por estaquia? Vou esperar as minhas crescerem mais um pouco e vou tentar executar aqui em casa. Obrigado por traduzir e postar Pedro.


Abraços

_________________
Imagem


03.04.2009(Sex)21:42
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Acho que a diferença é que se der errado você não perde um pedaço da planta


03.04.2009(Sex)22:44
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Isso aí... pelo que eu entendi, é um método mais seguro, em termos de risco, uma vez que não existe perda, mesmo que não ocorra enraizamento (o alporque continua sendo nutrido, ao contrário da estaca)
Apesar disso, para mim, a maior vantagem pode ser a praticidade e segurança no caso de trocas, uma vez que realizada a alporquia e confirmado o enraizamento, basta cortar abaixo do plástico, e enviar assim mesmo uma planta já enraizada... Para que brote, não deve ser difícil...

_________________
Imagem


03.04.2009(Sex)23:18
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB