Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2025(Seg)19:00

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Minhas primeiras sementes (dúvidas quanto ao cultivo) 
Autor Mensagem

Mensagem Minhas primeiras sementes (dúvidas quanto ao cultivo)
Comprei pelo mercado livre 20 sementes, 10 de Dionaea Muscipula e 10 Drosera Intermedia, junto com musgo sphagnum.
Chegou hoje pelo correio, ainda nem abri direito. Estava batendo algumas fotos, quando a pilha descarregou. Deixei elas carregando, enquanto estudo um pouco sobre fertilização. Reparei que as sementes são muito pequenas (por isso não abri direito), parecem até cocozinho de largatixa, é isso mesmo ?

Me parece ter vindo muito sphagnum, qual o melhor tratamento que devo dar a ele para essas duas espécies ?

Li em um tópico a respeito da canela, pensei em utilizar esse método, mas será que ele funciona com canela mesmo, ao invés da em pó como vi no tópico ?

Vocês tem algum aviso ou lembrete importante para me dar ?

Obrigado
Victor Hugo

23.01.2009(Sex)15:34
Moderador

Mensagem Re: Minhas primeiras sementes (dúvidas quanto ao cultivo)
vhsg13 escreveu:
Comprei pelo mercado livre 20 sementes, 10 de Dionaea Muscipula e 10 Drosera Intermedia, junto com musgo sphagnum.
Chegou hoje pelo correio, ainda nem abri direito. Estava batendo algumas fotos, quando a pilha descarregou. Deixei elas carregando, enquanto estudo um pouco sobre fertilização. Reparei que as sementes são muito pequenas (por isso não abri direito), parecem até cocozinho de largatixa, é isso mesmo ?

Me parece ter vindo muito sphagnum, qual o melhor tratamento que devo dar a ele para essas duas espécies ?

Li em um tópico a respeito da canela, pensei em utilizar esse método, mas será que ele funciona com canela mesmo, ao invés da em pó como vi no tópico ?

Vocês tem algum aviso ou lembrete importante para me dar ?

Obrigado
Victor Hugo

Para o plantio das duas espécies é interessante primeiramente ferver o sphagnum, por alguns motivos, dentre eles: para que ele não brote e não sufoque as mudinhas, para que não comece a nascer pragas no lugar das carnívoras e principalmente para que diminua a carga de esporos e hifas de fungos que com certeza tem no meio do musgo, então é muito interessante ferver com água por uns 15 minutos, se quiser colocar a canela em pau junto com a fervura, você pode, eu já usei muito a canela tanto na fervura como em pó antes de colocar as sementes. Caso não queira usar a canela, pode usar fungicida de aquário (desde que não tenha cobre nem enxofre na composição) que também funciona bem na diluição recomendada pelo fabricante.

Para a germinação da Drosera intermedia não há segredo, é só colocar o musgo fervido no vaso, colocar as sementes por cima de tudo e manter um pratinho ou um potinho d água debaixo do vaso e nunca colocar água por cima para não afundar as sementes. Também indicaria o uso de fundo de garrafa pet sobre o vaso para que nenhum pássaro leve o substrato ou a chuva afunde as sementes (tem um tópico do Carlos Rohrbacher que ensina como fazer essa mini estufa, com a ferramenta de busca você acha fácil).

Agora sobre a germinação das Dionaea, aí complica, pois tem gente que defende que é só colocar as sementes sobre os substratos e manter os mesmos cuidados de Droseras, tem gente que diz que se as sementes são novas dá pra fazer o mesmo esquema das Droseras, mais se as sementes forem velhas (mais ou menos 1 ano) tem que fazer estratificação a frio, e ainda tem gente que defende que as sementes tem que passar por um período de amadurecimento de mais ou menos 1 anos pra só depois passar pela estratificação a frio pra depois ser plantada.

Aqui, como minha Dionaea produziu algumas sementes, pude plantar todas imediatamente após colhidas, isso faz uns 20 dias e até semana passada não havia germinado nada ainda, mais como a germinação das Dionaeas é lento, então é só ter paciência.

Boa sorte com a germinação das duas espécies.

Abraço.

23.01.2009(Sex)16:39

Mensagem 
Bode, obrigado pelas respostas.

Depois de 6 horas de carga da pilha da camera, volto aqui para mostrar as fotos:

Imagem
Foto de um pouco do musgo Sphagnum e o pacotinho onde vieram as sementes.

Imagem
Foto do saco de musgo Sphagnum

As outras fotos que bati, infelizmente ficaram fora de foco. Principalmente a das sementes.
Amanhã irei iniciar o processo de plantio hehehehehe
No e-mail que recebi do vendedor ele recomenda que a Dionaea Muscipula passe por um período de dormência, e explica como o mesmo pode ser feito. Inicialmente achei o processo difícil, mas depois entendi melhor como funciona e agora somente o acho demorado !!! hehehehehehe

Mais um pouquinho de perguntas, ehhehehehe
Para as duas posso utilizar areia com o Sphagnum ?
E quanto a areia, serve a areia utilizada em construção civil ?

Para quem coleta a água de chuva, como vocês as armazenam ? Deixei um balde passar a noite na chuva, quando acordei o mesmo estava cheio, fui transferir a água para garrafas, e meio balde deu o equivalente a 8 litros de água !!

Ah, meu colega comprou um musgo para colocar em umas plantas que ele deu de presente de natal. Sobrou muito desse musgo, ele parece mini folhas de pinheiro, sua forma e parecida com o Sphagnum, porem é esverdeado. Ele pode ser usado tambem ??

Abraços
Victor Hugo

23.01.2009(Sex)21:32
Moderador

Mensagem 
vhsg13 escreveu:

Mais um pouquinho de perguntas, ehhehehehe
Para as duas posso utilizar areia com o Sphagnum ?
E quanto a areia, serve a areia utilizada em construção civil ?

Para quem coleta a água de chuva, como vocês as armazenam ? Deixei um balde passar a noite na chuva, quando acordei o mesmo estava cheio, fui transferir a água para garrafas, e meio balde deu o equivalente a 8 litros de água !!

Ah, meu colega comprou um musgo para colocar em umas plantas que ele deu de presente de natal. Sobrou muito desse musgo, ele parece mini folhas de pinheiro, sua forma e parecida com o Sphagnum, porem é esverdeado. Ele pode ser usado tambem ??

Então vamos as respostas.

Para ambas pode usar a areia misturada ao sphagnum sim, sem problemas, desde que seja a areia de rio, também chamada de areia lavada, mais o importante é que você lave ela com água corrente até que a água saia limpa, para garantir que nada de nutrientes ou matéria orgânica tenha ficado. Normalmente a areia de contrução civil grossa é a utilizada, a gente lava muito bem ela e depois utiliza na mistura do substrato.

Algumas opções para armazenamento de água de chuva são: para grandes volumes você pode utilizar uma caixa d'água com tampa (para não criar pernilongo nem algas) ou aqueles tambores plásticos de 200 litros que são utilizados para armazenar azeitona (pelo menos o que comprei na zaeli era utilizado pra isso), que são bem baratos, agora para pequenos volumes você pode utilizar garrafas pet, aqueles galões de água mineral (só não vale muito pelo custo do casco que é alto), baldes ou outros recipientes que não liberem substâncias na água e que possam ser tampados para não juntar pernilongos nem algas.

Quanto ao musgo que seu colega comprou, não pode ser utilizado, esse musgo é apenas para ornamentação ou para plantas que aceitam matéria orgânica em decomposição, o sphagnum quando seco apresenta a coloração amarela ou rosa (depende do tipo de sphagnum). Portanto se utilizar esse musgo você vai matar suas mudinhas assim que germinarem. Eu cometi esse erro quando estava iniciando com as carnívoras e perdi mudas de Drosera intermedia, Drosera burmannii e mais umas outras que são bem fáceis de germinar, pelo menos isso foi a minha sorte.

Se tiver mais dúvidas que não encontrou resposta com a ferramenta de "busca" do fórum, poste que o pessoal está sempre disposto a ajudar.

Abraço.

23.01.2009(Sex)23:17

Mensagem 
Ai galera, morri ainda ñ !!! husahusahusahusahuhuas
Essas semanas tow hyper atarefado, assim que folgar um pouco tiro um dia pra ir andando pelos topicos do forum.

Bom, parece que as sementes que coloquei direto no sphagnum com areia estão germinando, já consigo ve-las a olho nu !!!
Agora parece um palito de dente com algo na ponta, uma delas, deixei o vasinho cair enquanto molhava, parece que esse palitinho quebrou, tem problema ???

E quanto as que estão na geledeira, quando saberei que é a hora de tira-las de lá ?
3 semanas é suficiente ???

Abraços

12.02.2009(Qui)18:39
Destaque

Mensagem 
Eu deixo em estratificação em uma faixa de 40 a 50 dias...

12.02.2009(Qui)19:58
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Saudações.
Estou pretendo ciar plantas carnívoras e gostaria de alguns conselhos básicos para iniciantes,como por exemplo,o que preciso fazer para as sementes germinarem?
Grata.

31.03.2009(Ter)17:14

Mensagem 
[/i]Saudações.
Gostaria de saber se para agoar as plantas carnívoras eu poderia utilixar água armazenada por 48 horas ou mais?Pois aqui onde eu moro é quente.
Boa Noite.

02.04.2009(Qui)23:12

Mensagem 

Gostaria de saber se todas as sementes precisam passar por algum processo antes de serem plantadas para germinarem mais rapidamente.
Boa Noite.

02.04.2009(Qui)23:32
Moderador

Mensagem 
Lady in Darkness, em geral, as Droseras mais comuns não precisam de tratamento algum para que as sementes germinem, é só colocar a semente no substrato e deixar a natureza agir.

Você pode utilizar água repousada por 48 horas, ou até mais, se a água da sua cidade for clorada, sem problemas, eu costumo deixar a água repousando por 4 dias para poder utilizar, quando não é água de chuva ou de poço.

Mais uma coisa, quando postar várias mensagens consecutivas com pouco tempo de intervalo, ao invez de postar novas mensagens, utilize o "edit", que você encontra no canto superior direito da sua mensagem.

Precisando de mais alguma ajuda, é só pedir.

vhsg13, acho que se a mudinha quebrou, muito provavelmente ela não continuará crescendo, pois a gema apical foi arrancada e com esse tamanho não há nenhuma gema lateral para substituir o crescimento.

Quanto ao tempo de estratificação a frio, como o Pedro disse, também deixo entre 40 e 50 dias.

Abraços.

03.04.2009(Sex)6:31
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo