Autor |
Mensagem |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
 Casca de pinus
|
03.05.2009(Dom)10:26 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Adriel Faust Martins, sua mensagem está meio confusa, mais se entendi direito, quer saber como tratar a casca de pinus, é isso?
Resumidamente, tratar a casca de pinus, consiste em ferver ela várias vezes até eliminar todo o óleo que possui, o que pode facilmente matar uma planta.
Outro método de tratamento é o tempo, pois com o passar do tempo todo o óleo é eliminado da casca, só que é um processo muito mais demorado.
Abraço.
PS: Coloque no seu perfil de que cidade é. Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
03.05.2009(Dom)14:57 |
|
 |
betomuraro
Registrado em: 01.05.2009(Sex)0:54 Mensagens: 4 Localização: Londrina - PR
|
Até onde eu sei....coniferas têm um óleo que serve para "eliminar a concorrencia" onde elas vivem...
Não acho uma boa idéia....ao contrário da fibra de côco que é um material mais fibroso...
|
06.05.2009(Qua)16:25 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
betomuraro,
Realmente a casca de pinus tem um óleo, só que com o passar do tempo ele é eliminado naturalmente ou fervendo essa casca por algum tempo, que eu não sei quanto, esse óleo é eliminado e a casca pode ser usada, só não sei se pode ser usada nas carnívoras.
Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
06.05.2009(Qua)16:42 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
betomuraro escreveu: Até onde eu sei....coniferas têm um óleo que serve para "eliminar a concorrencia" onde elas vivem... Com certeza... Mas, é possível encontrar a casca de pinus já pronta, "higienizada", ou seja, fervida, para ser usada em substrato de orquídeas mais delicadas. Eu uso no substrato das minhas neps sem problema. [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
06.05.2009(Qua)16:46 |
|
 |
betomuraro
Registrado em: 01.05.2009(Sex)0:54 Mensagens: 4 Localização: Londrina - PR
|
de fato...andei passeando por aqui pela cidade...e encontrei os dois tipos de casca....tanto a de côco quanto a de pinus prontinhas para o uso....
Mas no caso... as cascas de pinus não vão se deteriorar com o tempo?
|
11.05.2009(Seg)22:17 |
|
 |
lecaosweetdreams
Registrado em: 11.03.2008(Ter)12:59 Mensagens: 24 Localização: Rio Piracicaba, MG
|
no caso da de coco, eu ouvi falar q e bom ferver, para dar uma desidratada e tirar as sujeiras q vem nela
|
11.05.2009(Seg)22:22 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
betomuraro, tanto a casca de pinus, quanto a fibra de coco, como o sphagnum vão se detriorar com o tempo, só que eles levam alguns anos até isso acontecer, e a deterioração desses materiais não liberam tanta matéria orgânica para as plantas.
lecaosweetdreams, a fervura na casaca de coco é usada para retirar o tanino (aquela cor amarelada/amarronzada, que sai nas primeiras fervuras), matar sementes de plantas invasoras e diminuir a quantidade de esporos de fungos e até de bactérias que estejam na fibra, mas no caso se a fibra estiver pronta para uso (já tratada para retirada do tanino) a fervura só seria para matar sementes/fungos/bactérias e não para secar.
Abraços.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
12.05.2009(Ter)8:00 |
|
 |
|