Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2025(Seg)18:43



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Casca de pinus 
Autor Mensagem

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem Casca de pinus
Como usa essa casca no substrato já comprei aqui já que fica perto de casa, e agora colocaram essa casca é mais barata que o musgo. Em uma Dionaea que comprei vei no subs. mais acho que não tava tratada(casca de pinus) e ela morreu. Ensina um substrato ai :D :D :D .Eu sei que tem que tratar a casca mais como? 1yahoo
http://www.obonsai.com.br/produto.list.php?n1=23&n2=92


03.05.2009(Dom)10:26
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Adriel Faust Martins, sua mensagem está meio confusa, mais se entendi direito, quer saber como tratar a casca de pinus, é isso?

Resumidamente, tratar a casca de pinus, consiste em ferver ela várias vezes até eliminar todo o óleo que possui, o que pode facilmente matar uma planta.

Outro método de tratamento é o tempo, pois com o passar do tempo todo o óleo é eliminado da casca, só que é um processo muito mais demorado.

Abraço.

PS: Coloque no seu perfil de que cidade é. Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


03.05.2009(Dom)14:57
Perfil

Registrado em: 01.05.2009(Sex)0:54
Mensagens: 4
Localização: Londrina - PR
Mensagem 
Até onde eu sei....coniferas têm um óleo que serve para "eliminar a concorrencia" onde elas vivem...

Não acho uma boa idéia....ao contrário da fibra de côco que é um material mais fibroso...


06.05.2009(Qua)16:25
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
betomuraro,

Realmente a casca de pinus tem um óleo, só que com o passar do tempo ele é eliminado naturalmente ou fervendo essa casca por algum tempo, que eu não sei quanto, esse óleo é eliminado e a casca pode ser usada, só não sei se pode ser usada nas carnívoras.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


06.05.2009(Qua)16:42
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
betomuraro escreveu:
Até onde eu sei....coniferas têm um óleo que serve para "eliminar a concorrencia" onde elas vivem...
Com certeza...
Mas, é possível encontrar a casca de pinus já pronta, "higienizada", ou seja, fervida, para ser usada em substrato de orquídeas mais delicadas. Eu uso no substrato das minhas neps sem problema.
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


06.05.2009(Qua)16:46
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 01.05.2009(Sex)0:54
Mensagens: 4
Localização: Londrina - PR
Mensagem 
de fato...andei passeando por aqui pela cidade...e encontrei os dois tipos de casca....tanto a de côco quanto a de pinus prontinhas para o uso....

Mas no caso... as cascas de pinus não vão se deteriorar com o tempo?


11.05.2009(Seg)22:17
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.03.2008(Ter)12:59
Mensagens: 24
Localização: Rio Piracicaba, MG
Mensagem 
no caso da de coco, eu ouvi falar q e bom ferver, para dar uma desidratada e tirar as sujeiras q vem nela


11.05.2009(Seg)22:22
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
betomuraro, tanto a casca de pinus, quanto a fibra de coco, como o sphagnum vão se detriorar com o tempo, só que eles levam alguns anos até isso acontecer, e a deterioração desses materiais não liberam tanta matéria orgânica para as plantas.

lecaosweetdreams, a fervura na casaca de coco é usada para retirar o tanino (aquela cor amarelada/amarronzada, que sai nas primeiras fervuras), matar sementes de plantas invasoras e diminuir a quantidade de esporos de fungos e até de bactérias que estejam na fibra, mas no caso se a fibra estiver pronta para uso (já tratada para retirada do tanino) a fervura só seria para matar sementes/fungos/bactérias e não para secar.

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


12.05.2009(Ter)8:00
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB