Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)17:33

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Cultivo/Preparação de substrato 
Autor Mensagem

Mensagem Cultivo/Preparação de substrato
Estou precisando de muita ajuda. Aqui na minha região (Ribeirão Preto / SP) é dificil encontrar substrato para cultivo de plantas carnivoras, pois bem, para driblar esta dificuldade estou procurando métodos para cultivar algum tipo de substrato em casa ou mesmo prepara-lo com materiais mais facil de encontrar, mas até agora encontrei muito pouca coisa. Caso alguem conheça alguma técnica para fazer susbtrato em casa, por favor me ajudem.

13.06.2009(Sáb)11:45
Destaque

Mensagem 
Ricardo Bovo ,a unica tecnica que eu sei de se fazer substrato em casa é usar fibra de coco,vc pega o coco e retira toda a casca em pedaços ,depois coloca os pedaços dentro de um recipiente com agua pode ser agua da torneira,deixa lá por um mês + ou -,agora sempre trocando agua todo dia ,pois a gua fica com a cor diferente ,é sinal que tá saindo o tatino que é fatal para as PC´s ,depois desse periodo de molho vc desfibra a casca ,pois ela fica mais mole de se fazer isso,depois vc coloca no sol para secar e pronto,vc pode usar a fibra de coco ,tb se vc quiser e sua mae deixar rsrsrsrsr, vc pode passar tudo no liquidificador ,aí vira o pó da fibra se eu tiver esquecido alguma etapa do substrato pode me corrigir ,é isso espero ter ajudado.já testei em droseras e elas germinaram todas.

13.06.2009(Sáb)13:30

Mensagem 
Bom, acredito que se vc quer levar o hobby a diante, vc vai precisar de Sphagnum, pode até fazer o musgo render, utilizando outros componentes pra misturar como areia, xaxim higienizado, vermiculita.
Vc pode encomendar Sphagnum do marcos Ono, se pedir por PAC podes inclusive comprar um pacote de vermiculita, isso vai te ajudar bastante.

Bom, é com vc!

abraço

13.06.2009(Sáb)21:40
Perfil YIM

Mensagem 
Gostei do seu método Edirlessandro, vou tentar fazr isto aqui em casa. Então Daniel, para mim fica difícil comprar o susbtrato via internet, pois os custos são altos, mas a ideia de misturar o substrato com areia, xaxim higienizado e/ou vermiculita para render mais é muito boa. Valeu pessoal, muito obrigado!

14.06.2009(Dom)13:21

Mensagem 
Olha, eu usei serragem grossa higienizada (gostei desse termo) no lugar de xaxim e deu certo, pelo menos para minha Byblis. :wink:

14.06.2009(Dom)19:59

Mensagem 
Ian, qual tratamento você fez com a serragem?

14.06.2009(Dom)21:54
Destaque

Mensagem 
Ricardo, dificil achar substarto???
Sou da cidade vizinha Sertãozinho, e nas ferias vou no ceagesp que nas terças e sextas feiras é aberto o ceasa aonde sempre encontro muito spahgnun, pó de casca de coco e etc, se puder de uma passada lá nessa terça feira mais lembre se tem que ser de manhã...tb tem uams DIONAEA e orquideas muito bonitas por la...

Abraços

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

14.06.2009(Dom)22:15

Mensagem Nepenthes
Este substrato serve para a nepenthes?

17.06.2009(Qua)20:40
Perfil ICQ

Mensagem Ricardo
Eu coloco uma boa quantidade de serragem seca em um balde (quase até a metade) e jogo um panelão de água fervente até cobrir completamente. Deixo de um dia para o outro, escorro (um velho escorredor de macarrão quebra um galhão nessa hora) e enxágüo umas 3 vezes até a espuma sumir (a serragem que consegui fazia bastante espuma - saponinas? - então se acontecer é normal). Forro uma bancada com jornal e deixo secar ao sol; depois guardo em sacos plásticos para quando precisar. A mistura que uso para Byblis é: areia lavada higienizada + carvão picado (lavado) + serragem GROSSA higienizada (1:1:1), não é pó de serra.

Espero ter ajudado.

Editado pela última vez por Ian em 18.06.2009(Qui)18:26, em um total de 1 vez.

17.06.2009(Qua)21:09

Mensagem 
Então Bruno, eu tenho um pouco de difiuldades para comprar no Ceasa, visto que eles liberam a venda para o publico a partir das 07 horas, sendo que neste horario eu estou no trampo :( , também estou a procura de formas alternativas de preparação de susbtrato, mas com certeza assim que eu estiver de férias, a primeira coisa que farei será ir ao Ceasa :D .

Ian, gostei muito deste método seu. Não tinha visto ainda (visto que sou novato no cultivo de PCs) a colocação de carvão no substrato, acredito que sirva para absorção dos sais, certo? Vou preparar este substrato para cultivar minhas sementes, vamos ver no que vai dá.....

Valeu galera pela ajuda!!!

17.06.2009(Qua)22:18
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo