Autor |
Mensagem |
Rafa
Registrado em: 22.02.2009(Dom)6:39 Mensagens: 93 Localização: Europa - PORTUGAL
|
 Substrato
Segue uma votação sobre o melhor substrato para germinar sementes de drosera (as mais comuns, como a D. burmannii, a D. capensis, a D. intermedia e etc).
O sphagnum vivo não considerei como ingrediente já que só o considero suplemeto para o topo dos vasos de plantas adultas.
_________________ "Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. E da primeira não tenho a certeza!" (Albert Einstein)
|
15.07.2009(Qua)18:29 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Sphagnun + areia, é uma boa opção, pois são ingredientes mais faceis de achar do que a perlite e a turfa... Aqui custumo usar só o sphagnun desidratado puro, germinei bem as droseras mais comuns e tb outras diferentes(dielsiana, pulchella x omissa entre outras...). Para droseras mais complexas(unica mais dificil que já gemrinei foi a D. peltata spp. ariculata) misturei, sphagnun, areia, vermiculita e outros ingredientes que não me recordo...
Abs
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
15.07.2009(Qua)19:17 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
O pessoal aqui do Brasil não usa turfa, alguns nem sabem o que é.
|
15.07.2009(Qua)21:54 |
|
 |
valmer6
Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27 Mensagens: 76 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Será que nasce na fibra de coco? Para criar a minha Drosera eu uso 2/3 de fibra de coco e 1/3 de areia grossa.
|
15.07.2009(Qua)22:00 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
valmer6, se tiver musgo é melhor, pois ele retem maior umidade. Nunca vi um caso de germinar sementes sem o Sphagnum. Estou semeando as minhas ultimamente apenas em musgo puro e estou com resultados excelentes. Mas musgo e areia também é uma boa pedida.
Abraços
15.07.2009(Qua)22:05 |
|
 |
Harris.
Registrado em: 22.06.2009(Seg)22:31 Mensagens: 30 Localização: São Gonçalo, RJ
|
qual tipo de areia pode ser usada junto ao musgo ? sei que é a de construção, mas existem vários tipos dela
e se a semente só precisa de úmidade e nada de nutrientes alguém já tentou fazê-las germinar no algodão molhado ? será que dá certo ? [sempre tive essa curiosidade]
_________________ axé!
|
15.07.2009(Qua)23:06 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Harris, já vi sementes de Drosophyllum serem germinadas em algodão, porque elas são muito difíceis de se germinar. Com outro gênero de PC's nunca vi. Eu uso areia de construção grossa, mas antes de colocá-la nos vasos eu penero várias vezes com essa peneira de cozinha mesmo e tiro os grãos mais finos. Geralmente de uma boa porção dessa areia eu consigo tirar uma pequena quantidade de areia grossa pra utilizar nos vasos, a maioria é muito fina e prefiro não colocar nos vasos pra não ter o risco de compactar muito o solo. Alguns amigos utilizam areia de filtro de piscina, a granulação dessa areia é boa e ela já vem limpa, acho que dá certo também.
Abraços
15.07.2009(Qua)23:24 |
|
 |
valmer6
Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27 Mensagens: 76 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Mas, teoricamente, a maiorua das droseras não vivem em charcos, brejos e lençois de areia? Porque elas PRECISAM do musgo?
|
16.07.2009(Qui)8:38 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Olá Valmer, mas nos pantanos alagados e etc tem musgo sim! Por isso as droseras e a maioria das plantas carnivoras adorariam viver só em sphagnun puro! Cristiano: Tem Turfa no brasil sim! Já comprei em uma floriciultura da minha cidade um saco com 500g, durou, mas acabou e nunca mais achei pra compra, mas exite! Hahahaha A fibra de coco, tem somente um problema, ela se decompoe muito rapido, trazendo nutrientes para o susbtrato das plantas...aqui nunca tive esperiencias boas com a fibra de coco, todas as droseras que tinham a fibra de coco no susbtrato morreram em menos de 1 mês depois de germinadas...foi minha esperiencia, agora outros cultivadores podem ter tido sucesso. Abs, Bruno
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
16.07.2009(Qui)10:40 |
|
 |
Vinícius Graça
Registrado em: 12.05.2009(Ter)13:10 Mensagens: 114 Localização: Passos, Minas Gerais - Franca, São Paulo
|
Harris, o problema do algodão é que ele se decompõe muito rápido. Um conhecido fez o Trabalho de Conclusão de Curso sobre os melhores substratos para PC'S. Ele testou de tudo, desde algodão a esponja vegetal. O algodão deu um dos piores resultados. Apodrecia e matava os seedlings.
Bruno, não fala isso! Juntei fibra de coco em alguns substratos para germinação! Não vou arriscar, assim que nascerem coloco em musgo puro, como os outros.
Abraços
_________________ Sempre quando há muita expectativa, há muita frustração, mas toda experiência é válida.
|
16.07.2009(Qui)11:29 |
|
 |
|