Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 08.05.2025(Qui)1:55

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Argila Expandida ou Cacos de Telha 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Argila Expandida ou Cacos de Telha
Bom..... esse tópico tem como por objetivo testar e comparar as argilas Expandida com os cacos de telha.

Um material pode substituir o outro?

Alguem poderia colocar fotos de argilas expandidas inteiras e quebradas ao meio?

Eu tenho usado cacos de telha no fundo dos vasos pela falta de argila expandida aqui na região, porém apesar dele reter água..... quando ele seca o efeito de osmose parece ficar potencializado....a acaba por retirar a umidade do sphagnum mais rápido....bem, será que isso também acorre se usar a argila expandida? alguém com alguma experiência prática???

abraços

17.07.2009(Sex)3:45
Perfil YIM
Destaque

Mensagem 
Olá MSM ! hoje, quando o sol nascer, fotografo a argila expandida inteira e quebrada e posto para vc. Confesso que a sua pergunta me intrigou... eu uso a argila expandida no chão da estufa, para garantir a umidade porque ela retém a água que cai na irrigação, e nos fundos dos bogs pela mesma razão, mas nunca a usei como componente do substrato, especificamente...

Sempre achei que a função dos cacos de telha fosse manter o substrato pouco compacto, e, portanto, mais "arejado", se posso dizer assim... mas as telhas passam por um forno antes de serem comercializadas, e não sei se isso acontece com as bolinhas de argila expandida... talvez isso torne cacos de telha menos permeáveis do que a argila expandida por essa razão... afinal, a argila apenas seria esquentada para manter aquele formato, e não para reduzir a permeabilidade...

Aqui, por exemplo, o telhado é montado com telhas "hidrofugadas", que retém menos de 15% da umidade retida pelas telhas comuns... se os cacos forem de telhas hidrofugadas, com certeza não reterão umidade, e como saber se são ou não desse tipo de telha ?

Enfim, estou respondendo com mais perguntas que propriamente respostas...
Um grande abraço.

17.07.2009(Sex)4:02
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá!
Na dúvida, eu usaria a argila expandida, sempre.. Não sei se essas cacos de telhas teriam algo em sua composição, do tipo sais minerais, que possam prejudicar as PC's.
Como diz o velho ditado: "em time que está ganhando não se mexe". Não conheço contra-indicações para a argila expandida.
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

17.07.2009(Sex)9:23
Destaque

Mensagem 
Eu gosto muita da argila expandida, aqui na minha estufa ela retem a água que cai no chão e vai liberando a umidade durante todo o dia, é muito bom cobrir o chão da estufa com ela (caso vc utilize aspersores), poi evita que o solo vire uma lagoa e ajuda a manter uma umidade alta entre as regas!

Minha Grow List

17.07.2009(Sex)13:24

Mensagem 
Essa era uma dúvida minha também.
Pelo visto, a argila tá ganhando, pena que eu ainda não encontrei aqui na minha cidade.
:cry:

Abraços

17.07.2009(Sex)16:48

Mensagem 
Bom aqui esta a foto da argila expandia, elas se apresentam na forma de bolinhas de cerâmica são bem leves quanto a quebrada nunca vi para compra, e para quebrá-la é bem chato pois ela e dura , mais existe o vermiculite de cor e aparência diferente que realiza basicamente a mesma função porem e de tamanho bem menor o que facilita a sua mistura com o substrato (obs.: eu nunca usei vermiculite somente argila expandida )

Imagem argila

Imagem
Vermiculite

17.07.2009(Sex)21:55
Destaque

Mensagem 
Olá MSM ! me desculpe pela falha, mas hoje não consegui tempo para fotografar a argila expandida como vc pediu...
quanto a ela ser resistente, basta que usar um martelo e pronto... está quebrada...
Grande abraço.

17.07.2009(Sex)23:18

Mensagem 
Olha, comprar argila expandida para quebrar depois é desperdício, porque é um produto caro. Há vários tamanhos disponíveis, então não precisa quebrar, adquira o tipo certo. Inclusive pode ser usado, com muito sucesso, para cultivo semi-hidropônico de Orquídeas. É um produto de primeira linha.

Caco de telha é DG ("de grátis"), acho muito válido o uso como camada de drenagem (também reaproveito tudo). Às vezes, (quando tem) uso carvão em pedaços por ser bem mais leve.

18.07.2009(Sáb)11:41
Destaque

Mensagem 
Ian escreveu:
Olha, comprar argila expandida para quebrar depois é desperdício, porque é um produto caro. Há vários tamanhos disponíveis, então não precisa quebrar, adquira o tipo certo. Inclusive pode ser usado, com muito sucesso, para cultivo semi-hidropônico de Orquídeas. É um produto de primeira linha.

Caco de telha é DG ("de grátis"), acho muito válido o uso como camada de drenagem (também reaproveito tudo). Às vezes, (quando tem) uso carvão em pedaços por ser bem mais leve.

Argila expandida custa em média 15 reais o saco (não sei se de 50 ou 100 litros..) num é tão caro...

Minha Grow List

18.07.2009(Sáb)22:01
Moderador

Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
... mas as telhas passam por um forno antes de serem comercializadas, e não sei se isso acontece com as bolinhas de argila expandida... talvez isso torne cacos de telha menos permeáveis do que a argila expandida por essa razão... afinal, a argila apenas seria esquentada para manter aquele formato, e não para reduzir a permeabilidade...

Argilas expandida: A argila expandida é produzida em grandes fornos rotativos, utilizando argilas especiais que se expandem a altas temperaturas (1100oC), transformando-as em um produto leve, de elevada resistência mecânica, ao fogo e aos principais ambientes ácidos e alcalinos, como os outros materiais cerâmicos. Suas principais características são: leveza, resistência, inércia química, estabilidade dimensional, incombustibilidade, além de excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. Desde o início das pesquisas, a argila expandida apresentou excelentes qualidades, equivalentes aos melhores agregados citados na literatura internacional, sendo aplicada em obras de vulto e projeção como na pavimentação da ponte Rio - Niterói, na reconstrução do elevado Paulo de Frontin, dentre outras.
http://www.portorossi.art.br/as_argilas.htm

ARGILA EXPANDIDA
A argila expandida e um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas de ceramica leves e arredondadas, com uma estrutura interna formada por uma espuma ceramica com micro poros e com uma casca rigida e resistente.
A Argila Expandida por ser micro porosa fechada, caracteristica rara nos agregados leves, possui uma elevada capacidade de isolamento Termico e Acustico, melhorando consideravelmente o conforto e o bem estar.
http://br.geocities.com/argilaexpandida/disk_drive.html

outro explicando o que vai nela.
http://www.patentesonline.com.br/metodo ... 57509.html

espero ter ajudado...é que eu não vi ainda como é uma por dentro...acho que vou procurar na capital.

abraços :)

19.07.2009(Dom)0:00
Perfil YIM
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo