Olá,
Estou a pouco tempo no fórum, mais lendo que participando de inicio. Mas este assunto me interessa e muito. O tabú da fertilização liquida. Muitos foruns e posts, "abominam isso". Eu não sou nenhum expeclialista na área.. mas creio que se bem estudada, a fertilização ou suplementação, pode ser relizada. Creio que o principal é o estudo minucioso da anatomia e fisiologia vegetal e depois fazer inumeros testes.
Eu me questiono, o motivo de não suplementar artificialmenet as plantas, principalmente as de estufa e ambientes fechados sem muito contato com presas, visto que muitos nutrientes, estao presentas nas presas! Mas a questao pelo que penso é a quantidade! Muitos fertilizantes artificias são muito concentrados e não tem a relaçao entre componentes de acordo com a nescessidade das carnivoras. As vezes falta um nutriente e sobra outro que é prejudicial as plantas.
Bem, nas poucas horas vagas que me sobram pra ler sobre o assunto, achei um artigo cientifico muito interessante, sobre fertilização minaral artificial em pcs. Espero que possa ajudar sua busca.
Mineral nutrition of carnivorous plants: a review.(Interpreting Botanical Progress)
Publication: The Botanical Review
Publication Date: 01-JUL-97
Author: Adamec, Lubomir
link:
http://www.springerlink.com/content/g7j ... lltext.pdfps: não sei se abre em casa, mas na sua universidade deve abrir.
Abração