Duvidas sobre Cultivo de Tuberosa (D. Menziesii)
Autor |
Mensagem |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
 Duvidas sobre Cultivo de Tuberosa (D. Menziesii)
Olá, tudo bom?!... Bom galera andei procurando em vários cantos,inclusive por aqui, e encontrei pouquissimas informações sobre o cultivo e sobre a semeadura de tuberosas.Agradeço até o Rafael Dornelas que também deu uma vasculhada hehe!!. Bom tou com umas sementes de D. menziesii e gostaria de saber sobre sua semeadura, oque tem de diferente para ela? vi que até algumas tuberosas precisam de estratificação com fogo e tal, é o caso da D. Menziesii?(por favor diga que não hehehe). O pouco que consegui é que se deve colocar em vaso alto e com pouca água, bem pouca mesmo, correto? Estou pensando em fazer o substrato a base de Sphagnum+Pó de coco+vermiculita , mas com pouco sphagnum porque me parece que as tuberosas precisam mais de granulos(areia,vermiculita...), correto? Bom qualquer informação sobre tuberosas,mais especificamente a D. Menziesii, estará com toda certeza de bom tamanho! Desde já obrigado!! 
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
20.10.2009(Ter)20:07 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola vou ser simples como as sementes dela. rsrs pega um vaso alto, coloca o substrado, não muito compactado, deixa um pouco fofo, depois coloca as sementes um pouco longe uma das outras, depois coloca o vaso em um local que pega um pouco de sol, de preferencia de manhã, o volume de agua pode ser ate a metade do vaso. uma dica é semear a metade, pois esse genero de drosera é aconselhável semear em abril ou maio.
abçs
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
20.10.2009(Ter)20:16 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
dion escreveu: Ola vou ser simples como as sementes dela. rsrs pega um vaso alto, coloca o substrado, não muito compactado, deixa um pouco fofo, depois coloca as sementes um pouco longe uma das outras, depois coloca o vaso em um local que pega um pouco de sol, de preferencia de manhã, o volume de agua pode ser ate a metade do vaso. uma dica é semear a metade, pois esse genero de drosera é aconselhável semear em abril ou maio.
abçs Água até metado do vaso? sério?  tinha visto que deveria ser nivel de água baixo, mas vou seguir você. Você acha então que se eu semear agora talvez posso perder todas as sementes? melhor esperar abril ou maio?? mais porque é melhor nessa epoca?
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
20.10.2009(Ter)20:22 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
sim eu germinei o tubérculo dela nessas condições, que citei, e outras sementes desse genero tbm. as sementes de tubérculas, demora pra germinar, então se semear em abril, ate germinar, se formar, chegou a primavera, ai elas ficam mais desenvolvidas e mais saudavel e vc pode adimiralas por mais tempo. se semear agora, elas vão germinar normal, porem na hora que começar a se desenvolver melhor chega a hora da dormencia e elas vão secar para poder hibernar. resumindo, plantas medade agora e a outra medade em abril do ano quivem.
abçs
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
20.10.2009(Ter)20:29 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
dion escreveu: sim eu germinei o tubérculo dela nessas condições, que citei, e outras sementes desse genero tbm. as sementes de tubérculas, demora pra germinar, então se semear em abril, ate germinar, se formar, chegou a primavera, ai elas ficam mais desenvolvidas e mais saudavel e vc pode adimiralas por mais tempo. se semear agora, elas vão germinar normal, porem na hora que começar a se desenvolver melhor chega a hora da dormencia e elas vão secar para poder hibernar. resumindo, plantas medade agora e a outra medade em abril do ano quivem.
abçs ah entendi agora! mas a dormencia dela é frio ou seca? vou ter que induzir sua dormencia então. Se ela não passar pela dormencia ela morre não é?. Vou pensar aqui se faço metade metade ou se deixo tudo pa maio mesmo.
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
20.10.2009(Ter)21:59 |
|
 |
zemeczak
Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50 Mensagens: 510
|
Onde conseguiu essas sementes ? descobriu se sua estratificação é a fogo ?
_________________ EDUARDO <<<<<
http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak
|
21.10.2009(Qua)12:27 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
zemeczak escreveu: Onde conseguiu essas sementes ? descobriu se sua estratificação é a fogo ? Eduardo comprei elas do Laercio, mas ainda não sei se ela precisa de estratificação.To achando que essa não precisa não, pelo menos eu acho por isso abri este tópico pra colher mais informações. To só esperando aprender mais sobre ela pra começar a semear as sementes. Por isso vai de novo a pergunta: Ela precisa de estratificação? se sim, como?
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
21.10.2009(Qua)19:24 |
|
 |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Marcelucena escreveu: Ela precisa de estratificação? se sim, como? Não precisa.. 
_________________ Rafael D. Moraes
|
22.10.2009(Qui)7:21 |
|
 |
Jully
Registrado em: 13.08.2009(Qui)16:18 Mensagens: 128 Localização: Goiânia-Go
|
As sementes não precisam de estratificação, essa epécie de drosera possue tubérculos subterrâneos como reserva de alimento, o vaso tem que ser alto pois os tubérculos se encontram a até 1 m de profundidade (em algums casos) ! Seu ciclo de crescimento é parecido com o das pigméias: no verão, quanto esta seco, apenas o tubérculo sobrevive. Com a aproximação do inverno e das chuvas, começa a crescer um caule, em direção à superfície do solo. Então uma roseta é produzida. Nessa fase de roseta a planta acumula suas reservas no tubérculo. Essa fase segue até quase o fim da época de crescimento, quando então são produzidos caules aéreos. Esses caules tem uma grande variedade de crescimento, em seguida a planta floresce. Volta a estação seca e somente o tubérculo sobrevive, elas necessitam de repouso no verão, quando devem ser protegidas de umidade excessiva, portanto sua dormência e no verão e á seco e não á frio no inverno como as dionaeas! Me corrigam se estiver errada! ;)
Abraços!
_________________ *Juliana*
|
22.10.2009(Qui)10:31 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
Jully escreveu: As sementes não precisam de estratificação, essa epécie de drosera possue tubérculos subterrâneos como reserva de alimento, o vaso tem que ser alto pois os tubérculos se encontram a até 1 m de profundidade (em algums casos) ! Seu ciclo de crescimento é parecido com o das pigméias: no verão, quanto esta seco, apenas o tubérculo sobrevive. Com a aproximação do inverno e das chuvas, começa a crescer um caule, em direção à superfície do solo. Então uma roseta é produzida. Nessa fase de roseta a planta acumula suas reservas no tubérculo. Essa fase segue até quase o fim da época de crescimento, quando então são produzidos caules aéreos. Esses caules tem uma grande variedade de crescimento, em seguida a planta floresce. Volta a estação seca e somente o tubérculo sobrevive, elas necessitam de repouso no verão, quando devem ser protegidas de umidade excessiva, portanto sua dormência e no verão e á seco e não á frio no inverno como as dionaeas! Me corrigam se estiver errada! ;)
Abraços! Agora sim um explicação completa! hehehe.Então no verão terei que induzir sua dormência tirando o prato de água embaixo seria isso Jully?? se eu semear as sementes agora e elas germinaram,talvez, no começo do verão elas podem morrer? já que não teriam o tuberculo bem desenvolvido. E elas devem ficar no sol pleno como as demais Droseras?
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
22.10.2009(Qui)11:11 |
|
 |
|
Quem está online |
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes |
|
Enviar mensagens: Proibido Responder mensagens: Proibido Editar mensagens: Proibido Excluir mensagens: Proibido
|
|