Cultivo de Sphagnum em terrario
Olá pessoal...
Bom há alguns meses átras dei uma aperfeiçoada no meu terrario,fiz um estilo de praia,na parte com água o chão era forrado com cascalho de rio fino e na parte onde as plantas estão coloquei algumas pedras de argila expandida para conter o substrato e impedir dele se misturar muito com a água formando uma ''massaroca''.Em cima ainda coloquei uma leve camada de vermiculita,e em cima o mais importante de tudo,o Sphagnum desidratado.
Esse terrario fica no meu quarto com iluminação de uma lampada de 60 Watts fica das 6 horas da manha até umas 6 da tarde ligada,nos dias quentes ligo o cooler para ventilar um pouco.
Enfim...
Estou obetendo otimos resultados com o crescimento do musgo Sphagnum verdinho,estão crescendo varios brotos.Mas o importante é sempre deixar a parte com água em um nivel estavel,não deixar secar.
Claro que como qualquer cultivo de Sphagnum é muito demorado mas percebi que esse é um modo interessante e apresenta mudas verdes bonitas em um tempo um pouco menor do que em outros cultivos.
Quando eu ver que o musgo começar tomar boa parte do terrario irei trasplantar as plantas presente nele e deixar o musgo crescer livremente.
Um abraço