Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)15:35

Responder  [ 8 mensagens ] 
 Pó de pínus como substituto de xaxim 
Autor Mensagem

Mensagem Pó de pínus como substituto de xaxim
Seguinte galera, fiz vários testes com pó de pínus e posso afirmar que não serve pra ser usado no plantio de carnivoras...

Em fevereiro plantei muitas droseras em uma jardineira com xaxim e sphagnum,
uma semana depois eu plantei sementes de burmanii em um substrato com pó de pínus e sphagnum...

Resultado: As sementes germinaram e estão crescendo, com uma diferença extraordinaria de tamanho
as droseras que estão no xaxim são 10 vezes maiores do que as plantadas no pó de pínus,

Pra vocês terem uma idéia o tamanho inteiro das burmaniis plantadas na mistura com pó de pínus
são do tamanho de uma das folhas menores das burmaniis plantadas no xaxim.

Tenho uma bandeija aqui tambem com pó de pínus que coloquei algumas droseras (burmanii e capensis alba)
que estavam no xaxim pois nasceram muito grudadas e eu quis dar mais espaço pra elas, e coloquei na bandeija com musgo e pó de pínus

Resultado: As burmanii morreram, e as capensis alba começaram a secar as folhas... Tive que tirar e colocar na estufa pra ver se revivem.

Tenho uma utricularia graminifolia também plantada no pó de pínus,
resultado: Está cada dia mais feia com umas partes pretas na graminha...

Tentativa de cultivar sphagnum no substrato com pó de pínus: Chegou a nascer uns 8 brotinhos de um musgo vivo mas morreu tudo.
Não-tentantiva de cultivar sphagnum no substrato com xaxim: Surgiu recentemente uns 20 brotos de sphagnum do proprio substrato.

Tenho uns 3kg de pó de pínus aqui de 2 marcas diferentes que to quase pra jogar fora (inclusive os vasos com pó de pínus)
mesmo fervendo, lavando, triturando.... Parece que nada sobrevive nessa mistura exceto por umas larvas nojentas (transparente da cabeça preta) em tudo que eu deixo com nível alto de água...

Vai o meu relato..... Ao meu ver existe alguma substancia tóxica ou nutritiva nos pínus que mesmo fervendo por 20 ou 30 minutos, a substancia não é eliminada... Não recomendo pó de pínus pra ninguém!!!!!!

UTILIZEM FIBRA DE CÔCO!!!!!

Abraxxx

19.05.2010(Qua)11:11
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Li em algum lugar que o pinus tem um óleo que é prejudicial as plantas por isso tem que ser muito bem fervido pra eliminar esse óleo. Pelo que eu li o pinus usa esse substância pra eliminar as plantas que possam nascer ao seu redor e assim diminuir a competição por espaço e etc.
O pior é que usei o pó-de-pinus junto com musgo e fibra-de-coco, mas fervi muito o pé-de-pinus antes e como misturei tudo não notei diferença mas vou evitar.
Não lembro onde li por isso não posso confirmar se isso é real, mas logo alguém confirma ou rebate a informação.

19.05.2010(Qua)11:54

Mensagem 
Faz muito sentido, quem já foi em lugares com muitos pinheiros
ja viu que não existe nada mais além de pínus e aquela palha seca por todo lugar...

Acho que eu fui enganado com essa conversa de usar pó de pínus!!!
Da vontade de processar quem falou que isso é substituto de xaxim!

kkkkkkkkkkk

:cry:

19.05.2010(Qua)12:01

Mensagem 
Eu fervi bastante o pó, sempre trocando a água várias vezes, não lembro por quanto tempo deixei na fervura acho que uns 15 minutos mas fiz isso por uns dois dias, fervia trocava a água, deixava esfriar, fervia por mais 15 min e trocava água, no outro dia fazia a mesma coisa. Dei umas 4 fervidas nele pra eliminar todo óleo e depois usar.

19.05.2010(Qua)12:09

Mensagem 
Aqui eu jogo o pó de pínus todo numa peneira grande e deixo na água corrente por um tempo
das 2 vezes que eu fiz esse processo fervi a água entre 25 e 30 minutos e deixei na água corrente denovo até a água sair transparente...

Mesmo assim não foi suficiente...........

O que você colocou no substrato com pó de pínus...
ta desenvolvendo bem????

19.05.2010(Qua)12:14

Mensagem 
Eu pus fibra-de-coco musgo e areia, estou em dúvida se tinha casca-de-pinus também.
Usei esse substrato na N. alata e N. mixta x khasiana, até agora as duas tão indo muito bem não pram de crescer.
Talvez as mudas de Drosera sejam mais sensíveis que as plantas adultas ou de outras espécies.
Eu vi esse negócio do óleo do pinus nesse tópico aqui:

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5059.html

19.05.2010(Qua)13:36

Mensagem 
Não tinha visto esse tópico,

mas sei lá, eu fervi muito tempo e lavei bem até a agua ficar transparente quase...

Mesmo fervendo 5 vezes ainda é arriscado usar pó de pínus,
sem contar com a paciencia de ficar 2 dias por conta disso...

Algo que poderia ser feito em 30 min com o pó de côco!!

:?

19.05.2010(Qua)13:49

Mensagem 
Verdade!
O negócio é evitar, eu usei porque era o que tinha na hora, tava dificil achar fibra-de-coco. Agora tenho fibra-de-coco guardada.

20.05.2010(Qui)12:03
Responder   [ 8 mensagens ]