Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.04.2024(Qui)22:14



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Projeto terrário para Nepenthes ultra-highland, Heliamphora, 
Autor Mensagem
Mensagem Projeto terrário para Nepenthes ultra-highland, Heliamphora,
Olá pessoal.

Estou em negociação para comprar mudas de Nepenthes rajah, N. lowii, N. truncata, Heliamphora tatei, Cephalotus follicularis e Brocchinnia reducta.

Como a temperatura aqui em Londrina é bem doida, variando de -2 graus no inverno a +37 no verão, estou pensando sério em climatizar um dos meus terrários para acomodar essas belezinhas, e talvez umas espécies nativas.

O terrário tem 80cm de comp. X 37cm larg. X 51 alt., possui tampa de madeira com 3 furos para 2 exaustores e 1 ventilador (coolers de computador), sistema de iluminação composto por 1 lâmpada Gro-lux de 20W+1 lâmpada Luz do Dia de 20W e uma fluorescente compacta de 20w (que equivale a 80W). Vou usar um timer digital para simular o fotoperíodo, um nebulizador ultrassônico para criar uma névoa constante, um termo-higrômetro para monitorar a temperatura e umidade e, finalmente e o mais complicado, um sistema de pastilhas de Peltier para refrigerar o terrário.

Pretendo "forrar" o fundo do terrário com 2 camadasde bolinhas de argila expandida encher de água até uns 8 cm e depois cobrir com sphagnum vivo (que eu ainda preciso cultivar, por isso, aceito doações para o início!!!). Colocarei os vasos (de cerâmica e altos) sobre o Sphagnum, e assim os vasos absorvem a água necessária para manter seus poros cheios dágua e o substrato levemente umedecido, enquanto que a névoa umideçe as plantas de cima para baixo, como indicado.

A refrigeração, o grande coringa do sistema, ainda é novidade para mim e ainda estou levantando grana para encomendá-lo. Não é muito caro (menos de R$100,00) comparado com os preços absurdos de Chillers por aí. Mas o gasto prá montar tudo isso vai ser muuito grande para mim....

Criei esse tópico para apresentar a idéia e pedir sugestões, palpites e críticas para aprimorar meu projeto e, finalmente, colocá-lo em prática!!!

Aguardo vosso retorno! Abraços,

Dennis




23.06.2010(Qua)19:44
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Ôpa! Gostei da idéia, principalmente desse futuro sistema de refrigeração!
Quando tiver alguma coisa de concreto, coloque imagens!
Abraço!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


24.06.2010(Qui)8:47
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
assim que tiver o sistema de refrigeração pronto coloca ai como foi feito, acho muito interessante seu projetos principalmente para que quer cultiver algumas pcs mais exigentes com o frio.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


25.06.2010(Sex)9:01
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2010(Sex)18:59
Mensagens: 865
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem 
E o terrário? Deu certo?

_________________
Abraços,

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist


23.07.2010(Sex)20:10
Perfil
Mensagem Primeiros passos...
Olá Hase, e demais interessados.

O sistema de refrigeração só chegou na semana passada, e como viajei esta semana e só voltei hoje, nada por enquanto...
A metodologia que usei para manter a umidade alta no terrário, com bolinhas de argila expandida e Sphagnum, não deu certo. Atualmente estou mantendo os vasos sob placas para filtro biológico de aquário, e mantendo a temperatura baixa e a umidade alta utilizando um umidificador de ar ultrassônico da Mallory.

Coloquei bastante Sphagnum vivo sobre os vasos para manter a camada de ar limítrofe constante. Uso um timer para controlar o fotoperíodo e um termo-higrômetro para controlar a temperatura e umidade.

As plantas (Heliamphora tatei, Nepenthes rajah, N. tentaculata, N. lowii, N. fusca, N. veitchii e N. sanguinea) estão bem.

Assim que montar os sistemas de refrigeração (um para plantas nativas), volto a escrever e posto algumas fotos.

Abraços,


Dennis


23.07.2010(Sex)21:28
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2010(Sex)18:59
Mensagens: 865
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem 
Beleza Dennis! Quanto de umidade lá dentro? E que belas plantas!

_________________
Abraços,

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist


23.07.2010(Sex)21:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.06.2011(Sáb)23:02
Mensagens: 14
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Projeto terrário para Nepenthes ultra-highland, Heliamph
Denis,
seu post está fazendo aniversário! Será que não vale uma atualizada?

Abraços,

Mário


07.07.2011(Qui)18:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36
Mensagens: 256
Localização: BH - Sete Lagoas / MG
Mensagem Re: Projeto terrário para Nepenthes ultra-highland, Heliamph
apoiado...este é um tema muito bacana!!
vale atualização e novas variações!!
t+

_________________
Roberta
Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!


Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem


11.07.2011(Seg)1:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 02.11.2011(Qua)7:50
Mensagens: 56
Mensagem Re: Projeto terrário para Nepenthes ultra-highland, Heliamph
Pessoal, me desculpem pelo "abandono" da postagem.... Como sou muito desatento (por causa do TDAH), nem lembrava da postagem... Quando passei no Doutorado, me mudei para Curitiba e abandonei o projeto. Se um dia eu retomá-lo, volto a postar...

Seguem alguns links interessantes sobre o uso de Sistema Peltier em terrários.

Abraços

http://www.faunaexotica.net/foro/index. ... ic=91141.0

http://www.caudata.org/forum/f1173-adva ... oject.html

http://tim.cexx.org/?p=320

http://www.terraforums.com/forums/showt ... terrariums

https://www.youtube.com/watch?v=pX6UtT3zTBY

https://www.youtube.com/watch?v=M3LMnqslbXA


13.09.2014(Sáb)13:38
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB