Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)11:06



Responder  [ 46 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Desvendando Mitos - Agua da torneira para PCs 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Desvendando Mitos - Agua da torneira para PCs
Uma das dúvidas mais comuns entre iniciantes (e até veteranos) no cultivo das plantas carnívoras é qual tipo de agua poderíamos utilizar no plantio e semeadura desse vegetais, com certeza a melhor de todas seria a destilada ou a agua da chuva coletada do ceu para o balde, sem utilizar calhas nem nada, mas o custo de manter-se comprando agua destilada ou confiando na chuva nem sempre é o melhor para todos, então trago aqui uma recente pesquisa que fiz e testes associados a minha Dionaea Muscipula por 20 dias.

Agua da torneira faz mal para as PCs?

Nos pantanos onde geralmente vivem as Dionaea Muscipula, os solos são constantemente alagados por rios e poças formados após as chuvas e são nesses territórios alagadiços onde essas plantas costumam fixar-se, porém, como é obvio, tal agua é saturada em materia orgânica e sais minerais proveniente do fluxo da agua e de animais, plantas, etc e tal, isso vira um problema enorme para as pcs que odeiam amargamente aguas nutritivas(ironico, não?). Então, o que as espertinhas fizeram? :roll: Foram correndo atras do sphagnum! Isso mesmo! Sphagnum, mas porque? Porque eles são musgos que, como todos os outros, se nutrem com agua e sais minerais, no seu tapete denso e esverdeado, o sphagum(sphagnum, sphagnum, entre outros) formam camadas protetoras, e os principais lares de plantas carnívoras, porque dentro desse tapete o solo é ricamente pobre :lol: e úmido, as plantinhas não poderiam pedir nada melhor a Deus, aqui mostro um esquema de como tudo ocorreria in natura:

Imagem

mas o que seria esses rabiscos que mais parecem sopa de bebê? bom, vou explicar:
a agua desse corrego surgiria cheia de materias dispensaveis ou prejudiciais a planta que em quantidades relativas, poderia matar a planta, mas como elas não são burras, foram logo procurar ajuda e acharam um canto perfeito, onde uma planta aparentemente comum sugaria todos os nutrientes, mas essa são especiais, o sphagnum pegaria a agua e os materias nela contidos, se beneficiara deles e na transpiração, deixariam escorrer para o solo uma agua limpa e otima para as pcs...

O que acontece no cultivo não é diferente, a agua é absorvida pelo sphagnum e no ato da transpiração seria devolvido a planta toda a agua necessaria, seria uma reação de inquilismo onde o sphagnum ajudaria a dionaea sem receber nada por isso, mas também não é prejudicado, porém o que as vezes acontece é que é utilizado sphagnum morto, e esse, meus caros, não ajuda em nada, a não ser pelo fato de ajudaram na umidade, mas não tratariam a agua... Seria então altamente recomendado a utilização de sphagnum vivo, que nem é tão dificil de achar, as vezes, os vendedores vendem o sphagum semi-desidratado e com altas chances de renascer, e por fim, aviso que o sphagnum não retém o cloro, que por sua vez faz mal a todos os tipos de plantas em altas quantidades, para resolver o problema, deixe a agua descansar por 2 dois fora de casa em uma bacia destampada, após isso, verifique se ha larvas de insetos, retenha-os despejando a agua numa peneira fina (ou pano) e gurade a agua em uma garrafa...

Então é tudo, obrigado e esperem que gostem, dúvidas é só falar!


29.11.2010(Seg)17:02
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59
Mensagens: 287
Localização: Sorocaba - SP
Mensagem 
Interessante, ai a água evaporada e depois condensada não traz nenhum nutriente mineral nem nada né?
Pois eu criei uma estufa e botei água normal de torneira no fundo mas eu só rego com água de dois dias de descanço.
Pode fazer isso?

Um dica perigosa: como saber se a água está livre de cloro:
Ja abriu o olho dentro de um lago? seu olho não dói, só dói no chuveiro por causa do cloro.
Então eu pego meu borrifador e provo a água, se ela estiver sem gosto de cloro eu espirro um pouco no meu olho
bem de longe(quando a água é fervida)

Mas brotar sphagnum demora muito, eu ja tive péssimas exeriências tentando rebrotá-los, quem sabe dessa vez eu tento na estufa.


29.11.2010(Seg)17:51
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
Celso escreveu:
Interessante, ai a água evaporada e depois condensada não traz nenhum nutriente mineral nem nada né?
Pois eu criei uma estufa e botei água normal de torneira no fundo mas eu só rego com água de dois dias de descanço.
Pode fazer isso?

Um dica perigosa: como saber se a água está livre de cloro:
Ja abriu o olho dentro de um lago? seu olho não dói, só dói no chuveiro por causa do cloro.
Então eu pego meu borrifador e provo a água, se ela estiver sem gosto de cloro eu espirro um pouco no meu olho
bem de longe(quando a água é fervida)

Mas brotar sphagnum demora muito, eu ja tive péssimas exeriências tentando rebrotá-los, quem sabe dessa vez eu tento na estufa.


experiencia estranha :shock: , seria mais facil pegar um pouco da agua e colocar em terra preta, se no final, quando a agua fosse toda pra debaixo da terra e sobrasse umas manchas brancas é porque tem cloro e coisas ruins, realmente semear sphagnum é chato, faço isso com caixas de ovos em uma estufa, demora, mas da certo :wink:


29.11.2010(Seg)17:57
Perfil YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
E lá vamos nós ...

Caso houvessem tantos nutrientes onde vivem as plantas carnívoras, por que elas
teriam sido selecionadas nesse ambiente?

Porque outras plantas, que não gastam energia com mucilagem não eliminam as
carnívoras por competição?

http://www.carnivorousplants.org/seedba ... ionaea.htm
http://www.sarracenia.com/faq/faq3360.html
http://www.sarracenia.com/faq/faq3370.html
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5672.html

Até mais.

_________________
Droseraholic!!!


29.11.2010(Seg)21:58
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Acho que pq não são plantas tão frágeis como a gente imagina e tb se reproduzem com facilidade (alta taxa de germinação). São verdadeiras "praguinhas", rs.

Celso, é melhor não provar água de borrifador e nem fazer experiências com seus olhos. Há muitos microorganismos que podem fazer um estrago quando caem no lugar errado. A intenção é boa, mas são partes nobres do seu corpo.


30.11.2010(Ter)0:43
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59
Mensagens: 287
Localização: Sorocaba - SP
Mensagem 
sempre soube que era uma experiência não muito aprovada, mas eu quase nunca faço isso.

A questão é a água, aquele cloro com o passar do tempo ele va virando sal não é?
quais outros malefícios?


30.11.2010(Ter)3:00
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
E lá vamos nós ...

Caso houvessem tantos nutrientes onde vivem as plantas carnívoras, por que elas
teriam sido selecionadas nesse ambiente?

Porque outras plantas, que não gastam energia com mucilagem não eliminam as
carnívoras por competição?

http://www.carnivorousplants.org/seedba ... ionaea.htm
http://www.sarracenia.com/faq/faq3360.html
http://www.sarracenia.com/faq/faq3370.html
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5672.html

Até mais.


o musgo é uma planta muito simples e não tem muitos meios de espantar invasoras e as dionaeas nem são invasoras, elas só vem aproveitar o que o sphagnum esta jogando fora, e não me pergunte porque elas foram morar em pantanos, deve ser porque é umido e quente, não sou o pai natureza para saber isso, mas que é verdade é.

e para a pergunta acima, o cloro é um veneno para todas as unidades vivas conhecidas, porém como são colocadas em poucas quantidades para nós HUMANOS, não traz nenhum grande maleficio, porém não podemos comparar gente com plantas, e estas ultimas são muito, muito, muito, mais sensiveis ao cloro, o que acontece é que as vezes o cloro chega a evaporar ou escoar antes de entrar em contato com a planta, mas o cloro em si, é um mosquito pequeno em meio do criadouro, ha também varios outros "venenos lentos" na agua, como o magnesio, fluor, calcio, ferro, zinco e etc, coisa que não existe na natureza, por isso varias pessoas deixam a agua descansar 2 dois, para que esses compostos se degradem, evaporem ou desapareçam da nossa vida... (e ps: nem todos os centros de tratamento utilizam os compostos acima ditos, alguns não possuem nenhum além do cloro, para maiores informações consultem a provedora de agua da sua cidade)


30.11.2010(Ter)11:39
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem 
Gente, o cloro que usa para tratamento de agua não é cloro puro igual todo mundo pensa não, isso é so um nome para o mercado de trabalho, o agente usado em tratamento de agua, piscina, etc é o ácido hipocloroso que em agua liberam íons que atacam os lipidios dos microorganismos causando oxidação. Na sua diluição ele libera agua e cloro, e por si so o cloro tem ponto de ebulição, ou seja, evapora numa temperatura de -33°C, não tem como ele formar sais, por isso tem que fazer a reposição de "cloro" sempre na piscina.


30.11.2010(Ter)12:25
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
Arthur Vinicius escreveu:
Gente, o cloro que usa para tratamento de agua não é cloro puro igual todo mundo pensa não, isso é so um nome para o mercado de trabalho, o agente usado em tratamento de agua, piscina, etc é o ácido hipocloroso que em agua liberam íons que atacam os lipidios dos microorganismos causando oxidação. Na sua diluição ele libera agua e cloro, e por si so o cloro tem ponto de ebulição, ou seja, evapora numa temperatura de -33°C, não tem como ele formar sais, por isso tem que fazer a reposição de "cloro" sempre na piscina.


evapora em -33º graus? :shock:
e realmente isso é verdade, porém esse composto resultante dessa oxidação faz muito mal aos seres vivos, pode até causar enrijecimento de vasos em nosso organismo e morte prematura de celulas vegetais em plantas, por isso, cuidado! /vergonha


30.11.2010(Ter)13:53
Perfil YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Citação:
Caso houvessem tantos nutrientes onde vivem as plantas carnívoras, por que elas
teriam sido selecionadas nesse ambiente?

Porque outras plantas, que não gastam energia com mucilagem não eliminam as
carnívoras por competição?


As perguntas permanecem sem respostas, até porque não fiz qualquer pergunta sobre cloro :roll: ,
'água de torneira' (nas múltiplas variações de pH, KH e etc) não é a melhor opção para as plantas
carnívoras por todos os componentes que não são H2O.

É como 'alimentar' um cachorro com pão seco, ele vai sobreviver ... ... sim. :roll:

_________________
Droseraholic!!!


01.12.2010(Qua)18:08
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 46 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB