Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)12:52

Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Drosera 
Autor Mensagem

Mensagem Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Drosera
Oi pessoal, não sei se estou no lugar certo, pensei em colocar no tópico de dionaeas mas também vou perguntar sobre Droseras, então acho melhor aqui que abrange tudo.
Bem, hoje comprei plantas adultas, um vaso com uma dionaea muscipula que parece saudável, não sei se as armadilhas fechadas são de alguém que brincou ou se tem realmente insetos dentro, só uma eu vi ela comendo uma formiga pretinha.
A drosera tem uma haste floral e está relativamente bem.
Bom, quero pedir ajuda em relação ao substrato, não sei se está correto, o moço que me vendeu disse que é sphagnum mas me parece bem seco e misturado com alguma coisa. Eu tenho sphagnum seco puro aqui em casa, e se for o caso, posso trocar.
Sou marinheira de primeira viagem e preciso muito da ajuda de vocês.
Eu coloquei os vasinho dentro de uma vasilha mais larga cheia de água mineral, pois não sabia que ia comprar essas plantas e não tive como pegar água de chuva (até pq nem choveu ainda), mas enfim, coloquei água mineral... posso colocar água de poço? (pH levemente ácido)
Coloquei elas num local úmido do meu quintal, onde fica com sol direto apenas de meio dia à 1 hora da tarde, e o resto do tempo é sol indireto.
Moro em Belém-PA e aqui é sempre muito úmido, mesmo sem chuva, acredito que elas não precisem ficar em uma estufa.
Devo protegê-las de alguma coisa? Por exemplo moscas muito grande, tipo aquelas verdes feiosas... O local é aberto e se chover elas vão pegar chuva, tem problema?
Bem, gostaria de saber também se preciso tomar algum cuidado especial devido ao estado das plantas, pra mim parecem saudáveis, mas nem conheço!
Fiquei louca quando vi elas numa barraca da feira, comprei na hora!
Agradeço a ajuda!!

Imagem
Dionaea
Imagem
Drosera

26.06.2011(Dom)16:07
Moderador

Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Muito Linda as plantas boa sorte no cultivo!!!

O substrato está saudável, e tem boa aparência, e é sphagnum...

Deixe um pratinho de água embaixo... Sempre...

Agua de poço acho q é melhor que mineral... Mas vamos esperar para mais dicas... Abs...

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

26.06.2011(Dom)18:29
Perfil Visitar website do usuário

A Drosera está em um estado bom,a Dionaea está faltando dormencia :wink:

26.06.2011(Dom)18:53

Sério Leo? Poxa, seria um desperdicio colocá-la em dormência! Aqui no norte tá chegando o verão e é sol o dia todo! eu planejava induzir uma dormência só em fevereiro/março e retirar da geladeira em abril/maio que são os meses que mais chovem!
Será que preciso induzir ela agora? =\

26.06.2011(Dom)19:52

Seria melhor colocar agora porque quando tirar na primavera as armadilhas vão ficar muito maiores e mais bonitas,isso só se for no inverno :wink:

26.06.2011(Dom)20:20
Destaque

Léo1234 escreveu:
A Drosera está em um estado bom,a Dionaea está faltando dormencia :wink:

Não cultivo dionaea ainda.. mais aparentemente não precisa de dormência não... pq precisaria se dá pra notar que as folhas mais jovens estão saindo maiores, além da planta não estar definhando, amarelando nem suas armadilhas diminuindo de tamanho ?
o tamanho dela pode ser explicado por ser propagada por semente, CT ou até divisão de rizoma...

Dê mais sol a ela... assim possivelmente vc verá uma coloração vermelhada dentro de suas armadilhas, sobre o substrato, acredito estar bem, mais seria melhor se vc completasse o resto do vaso, além de ficar com um aspecto melhor, há mais espaço para que ocorra a divisão da planta, formando mudas.

Sobre a Drosera... que possivelmente 'acredito' ser uma D. spatulata está atb em perfeito estado... só continuar com os mesmos cuidados.
Como citei no inicio, não cultivo Dionaea, mais procuro me informar e pesquisar antes...
Acho que vc acabou se atrapalhando Léo... :wink:

26.06.2011(Dom)20:35
Perfil YIM
Moderador

Logo a sua D. Spatulata estará cheia de sementes..... Aproveita...

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

26.06.2011(Dom)21:36

Muito obrigada a todos, é a primeira vez que cuido de PCs.. eu tentei antes germinar sementes e apenas 5 germinaram, mas em 2 meses, quando já ia nascer o segundo par de armadilhas elas começaram a definhar e morreram, essas eu comprei numa feirinha que tem aos domingos aqui na minha cidade e além destas duas tinham sarracenias purpureas tbm, mas achei que elas fossem mais fáceis de cuidar...
Quanto à Dionaea dá pra notar que a armadilha mais nova é a maior de todas, inclusive comprei quando ela ainda estava aberta e quando cheguei em casa coloquei no local definitivo os dois vasos, passou alguns minutos e quando voltei ela já tinha capturado uma presa! A drosera eu alimentei com um mosquitinho e a folha se dobrou um pouquinho, acho que os sentidos estão bem aguçados! :D
Bem, tem 3 armadilhas se formando na dionaea, vou analisar o tamanho delas e se elas vão estar com uma boa captura de insetos, se sim vou esperar até o 'inverno' aqui do norte chegar e induzir à dormência.
O que me incomoda bastante é que a dionaea tem muitas armadilhas fraquinhas, acho que são as mais velhinhas, pois estão perto do substrato, ela estão fechadas e parecem fracotes, será que posso cortá-las?

Obrigada de novo!!

27.06.2011(Seg)10:41

É talvez não necessite de dormência agora seria melhor induzila a dormência um pouco depois,mesmo assim boa sorte no cultivo. :wink: .

27.06.2011(Seg)13:06
Site Admin

Saudações,.

hpontes: as plantas estão com boa saúde e, como o Nildo já
escreveu, um pouco a mais de luz solar insolação pode deixar as plantas
ainda melhores.

Léo: calma aí que nem tudo que acontece com as dionaeas é
produzido por 'falta de dormência'. :mrgreen:

Até.

27.06.2011(Seg)14:35