Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2024(Sáb)15:44



Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Drosera 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Nossa, ai no norte é verão? :o
Aqui no sudeste é inverno, fiquei surpreso....
Não sabia dessa diferença... :oops:

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


27.06.2011(Seg)17:13
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Na Dionaea dá pra notar que várias folhas est~eo brotando juntas, o que indica um período de crescimento acelerado. Eu pessoalmente não colocaria em dormência agora.

Quanto à melhor época pra induzir dormência, quem mora no Norte e Nordeste pode escolher aleatoriamente o período, já que as temperaturas, fotoperíodo e umidade variam pouquíssimo quando comparados com a variação no Sul e Sudeste. A única diferença significativa entre inverno e verão é a quantidade de chuva. Outono e primavera são termos que só conhecemos em viagens, TV e livros.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


27.06.2011(Seg)17:40
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Graco, isso é verdade! Eu digo que é verão porque o sol fica muito mais forte e as temperaturas sobem muito, além das chuvas diminuirem drasticamente (já tem dois dias sem chover !)
Igor, aqui não tem as estações bem definidas, dizemos que existe um período que chove e outro que chove ainda mais (verão, inverno hehe). Não sei a explicação da diferença de estações do norte para o sul/sudeste, mas é sempre o contrário!

A dionaea está com 3 futuras armadilhas... a flor da drosera logo vai se abrir, hoje ela já se desenrolou um pouco mais *o*
Não sei se devo alimentá-las ou se espero elas capturarem sozinhas, aqui tem muito mosquito mas acredito que eles sejam grandes demais pras pobrezinhas, misturei elas com as outras plantas pra ver se arranjam algum insetinho de bobeira :)

Muito obrigada pessoal, vou esperar chegar o período de chuvas pra induzir a dormência da dionaea, espero que ela e a drosera sobrevivam até lá! =)

_________________
Hanna Pontes


27.06.2011(Seg)20:54
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Olá Hanna.
Não se preocupe em alimentar suas plantas.
Elas se viram muito bem sozinhas. Insetos grandes demais vão conseguir fugir, é claro.
Mas sempre tem os pequenos que acabam ficando presos.
Deixe a captura a cargo delas e apenas assista ao espetáculo.
Grande abraço e bom cultivo!

_________________
Léo Leonello


28.06.2011(Ter)8:43
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)20:07
Mensagens: 244
Localização: Concórdia do Pará - PA
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Nossa vc comprou onde suas plantas?!?!?!
ja rodei Belém inteira e ainda não achei, sempre via no Líder mas só tem orquideas lá, boa sorte, as minhas estão se desnvolvendo bem as sarracenias gostaram do clima paraense.


28.06.2011(Ter)9:47
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Nossa que legal, um conterrâneo!
Eu já tinha desistido de cultivar pcs depois que as minhas plântulas recém germinadas morreram todas por motivos desconhecidos, até que fui na feira da praça da república este domingo e encontrei um senhor com uma barraca de plantas e lá ele vendia droseras, dionaeas e sarracenias!! Além de outras plantas muito bonitas..
Eu peguei o endereço da loja dele que fica na rod. mario covas, mas não tenho o endereço aqui comigo, se quiser pode me mandar um mp que passo o endereço certinho quando eu chegar em casa =)
Ele também sabe um lugar em Benevides que vende musgo sphagnum seco.
Fiquei super feliz quando as achei! Não esperava mesmo =)
No líder só vendem plantas comuns e bulbos, a floricultura yamanaka, na duque, tem muitas variedades de plantas bem bonitas, mas infelizmente não tem pcs nem musgo. Realmente aqui é muito difícil!

Leo, eu estou ficando preocupada porque as dionaeas não abrem as armadilhas, talvez só estejam cheias demais ou pode ser algum problema? =( Já comprei com todas fechadas, menos uma que se fechou quando chegou em casa, acho que comeu uma formiguinha preta!

_________________
Hanna Pontes


28.06.2011(Ter)11:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Fique tranquila Hanna, assim que as armadilhas absorverem os nutrientes das presas capturadas
elas voltam a abrir. Vai sobrar apenas a "casquinha seca" do inseto. O vento e as chuvas se encarregam de retirar esses restos do almoço de sua planta.
Não assuste se por ventura uma ou outra armadilha vier a morrer antes de abrir, isso as vezes pode acontecer, principalmente se ela capturar formigas muito grandes.
Abraço e bom cultivo.

_________________
Léo Leonello


28.06.2011(Ter)16:28
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Olá Leo, esse fds ela capturou um formigão! Tão grande que a perna do pobre insetinho ficou pra fora enquanto ele agonizava, confesso que foi um pouco deprimente =(

Enfim, gostaria de pedir mais uma vez ajuda aos mais experientes, pois existe uma coisa que está me incomodando muito na minha dionaea, que é o fato dela ter muitas armadilhas amontoadas por cima de outras, as de baixo estão apodrecendo e já tem duas com a armadilha toda podre e a folha está começando a apodrecer também. Eu sei que as armadilhas não duram para sempre e provavelmente é porque estão velhas, vou deixar secar totalmente e depois cortar bem rente ao caule, mas o que me chama atenção é que as armadilhas não ficam levantadinhas e parecem bem molengas, algumas estão com uns pequenos pontos marrons e são bem pequeninas. Eu pensei se não seria melhor se eu fosse realojando as armadilhas numa disposição mais favorável para receber a luz, pois parece que as debaixo estão bem debilitadas. Após uma semana de sol intenso pela parte da tarde (foi a única alternativa que tive para colocá-las no sol, pois de manhã não há espaço 'seguro') vejo alguns filamentos vermelhos dentro das armadilhas mais jovens e as novas armadilhas estão se desenvolvendo bem rápido, e novos 'brotos' de folhas estão continuamente aparecendo. Estou muito feliz que ela esteja se desenvolvendo bem, mas a disposição das armadilhas dá um ar um pouco doentio à planta inteira, tenho medo de mexer demais e acabar prejudicando a planta. Eu que estou me preocupando demais ou é perfeitamente normal que a planta fique assim?

_________________
Hanna Pontes


04.07.2011(Seg)9:56
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Imagens ajudariam, mas sem elas dá para entender (mais ou menos)
o que ocorre com a tua planta. Provavelmente ela estava em um local
menos iluminado e com temperatura menor. Ao que parece, a chegada
a Belém foi como uma saída da dormência, a primavera fora de época. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


04.07.2011(Seg)10:56
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Ajuda com plantas adquiridas numa feira - Dionaea e Dros
Bem, acho que ela não era acostumada a pegar muito sol, não sei se o vendedor exportou a planta de algum lugar ou ele mesmo cultiva pcs, mas comprei a plantinha na cidade ^^ Não sei se teria coragem de comprar pela internet com medo da planta chegar morta aqui, devido ao ótimo trabalho dos correios (y)
Agora eu não tenho como tirar foto pois não estou em casa, mas amanhã eu posto uma foto das armadilhas um tanto debilitadas.

_________________
Hanna Pontes


04.07.2011(Seg)15:09
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB