Autor |
Mensagem |
akuma13
Registrado em: 02.08.2011(Ter)12:00 Mensagens: 11 Localização: São Paulo
|
 Cultivo no inverno.
Fala Pessoal! Sou novo no fórum e no assunto, recentemente comprei semente de 2 tipos de PC (ainda não chegaram  ) e provavelmente devem chegar até sexta-feira (Assim espero), gostaria de saber se posso fazer todo o trâmite do plantio das sementes mesmo estando nessa estação de dormencia das plantas e também quero saber se todas as plantas passam por esse processo.. Comprei as seguintes espécies: - Drosera intermedia (10 sementes) - Dionaea muscipula (5 sementes) Quantas sementes devo utilizar ? Estou pensando em criar as plantas em um vaso de uns 2 VASOS de 15 cm. Vlw!
_________________ Felipe.
|
03.08.2011(Qua)15:52 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
 Re: Cultivo no inverno.
akuma13 escreveu: Fala Pessoal! ........
.....Comprei as seguintes espécies: - Drosera intermedia (10 sementes): Pode semea-las sem problema nessa estação, mais é bom que seu clima não seja mito rigoroso, acredito que assim elas não germinem, por serem tropicais - Dionaea muscipula (5 sementes) : coloque- as na geladeira, se vc semea-las nessa estação, certamente não germinaram se seu clima não for bem definido... mesmo assim coloque-as na geladeira e as retire depois de 2 meses.. Certamente elas germinaram
Quantas sementes devo utilizar ? podes semear todas as sementes da intermedia em um só vaso, mas lembre de semear com uma boa distância para depois transplantá-las se no caso for semente em demasia Estou pensando em criar as plantas em um vaso de uns 2 VASOS de 15 cm. está bom.. a D. intermedia pode ser cultivada em vasos n º 2 sem problemas, a Dionaea é bom, cultiva-la em vasos medianos, para que possa ter continuas brotações
Vlw! Sobre os cuidados e substrato da D. intermedia siga essa ficha de cultivo > viewtopic.php?f=12&t=1489Dionaea muscipula > acredito que possa seguir o mesmo link para o cultivo de ambos, só lembre que as sementes dessa precisa de estratificação, sendo assim, ficar na geladeira de 2 a 3 meses. Té.
|
03.08.2011(Qua)16:26 |
|
 |
akuma13
|
Citação: Dionaea muscipula > acredito que possa seguir o mesmo link para o cultivo de ambos, só lembre que as sementes dessa precisa de estratificação, sendo assim, ficar na geladeira de 2 a 3 meses. Té.
Nildo, valeu pelas dicas, as sementes da muscipula devem ficar na geladeira independente da época em que foram colhidas?
|
03.08.2011(Qua)16:38 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
Quanto mais frescas melhor...
|
04.08.2011(Qui)13:37 |
|
 |
akuma13
|
Nildo Rodrigues escreveu: Quanto mais frescas melhor... A pergunta na verdade se refere ao tempo que devem ficar na geladeira...de 2 a 3 meses independente de quando foram colhidas?
|
04.08.2011(Qui)13:59 |
|
 |
akuma13
|
akuma13 escreveu: Nildo Rodrigues escreveu: Quanto mais frescas melhor... A pergunta na verdade se refere ao tempo que devem ficar na geladeira...de 2 a 3 meses independente de quando foram colhidas? Segui o conselho de alguns aqui no fórum e comprei uma muda para evitar o tédio e para minha surpresa ela ja está se alimentando!!! ;-D Ontem fui regar a noite e tomei um susto ahhahhahaha tinha um mosquito preso na armadilha de uma das pequenas dionaea, aqui no trabalho não consigo acessar sites de hospedagem de imagens, chegando hoje em casa eu posto! ABS
|
09.08.2011(Ter)10:37 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
As dementes de dionaea podem ser plantadas imaditamente após a coleta, depois disso é melhor estratificar a frio. Nisso chega a primavera, que é a melhor estação para essa espécie ser plantada. 
_________________ Droseraholic!!!
|
10.08.2011(Qua)2:42 |
|
 |
akuma13
|
Carlos Rohrbacher escreveu: As dementes de dionaea podem ser plantadas imaditamente após a coleta, depois disso é melhor estratificar a frio. Nisso chega a primavera, que é a melhor estação para essa espécie ser plantada.  Certo!!! Valeu pelas dicas... Só tenho uma dúvida ainda que por mais que o vendedor me explicou que é assim mesmo, fiquei com a pulga atrás da orelha.. As sementes que comprei chegaram em um papel de seda, todas bonitinhas, mas elas não parecem sementes e sim parecem PÓ, são mto pequenas, minúsculas nem da pra acreditar que de lá vai bortar uma planta....eu comprei 10 sementes mas no papel tinha mto mais q isso......Alguém confirma essa explicação???????
|
10.08.2011(Qua)11:40 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
|
Rapaz... Semente de Dionaea :  Semente de D. intermedia.. na verdade a da imagem é de capensis, mas dá pra ter uma noção do tamanho, os quadrados desenhados têm 1mm.  ... e a capsula de sementes de uma D. intermedia lembrando do zoom... como vc mesmo disse é como um pó.. (foto Carlos Rohrbacher) 
|
10.08.2011(Qua)18:40 |
|
 |
akuma13
|
Nildo Rodrigues escreveu: Rapaz... Semente de Dionaea :  Semente de D. intermedia.. na verdade a da imagem é de capensis, mas dá pra ter uma noção do tamanho, os quadrados desenhados têm 1mm.  ... e a capsula de sementes de uma D. intermedia lembrando do zoom... como vc mesmo disse é como um pó.. (foto Carlos Rohrbacher)  Ah mlk! Eh disso q to falando!!! Tinha um bom bucado das semestes minúsculas no papel, eu não tive o trabalho de pegar 1 a 1 e jogar a 2 cm de distancia no vaso, simplesmente joguei um pouco em cada canto e no centro do vaso, elas sumiram...'qto tempo demora pra brotar a D. Intermedia var alba? As sementes da dionaea estão na geladeira, ao final do inverno vou planta-las ;-)
|
10.08.2011(Qua)22:29 |
|
 |
|