Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)12:07



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Micropropagação ou cultura de tecido ? 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Micropropagação ou cultura de tecido ?
Bom, ando pesquisando a um bom tempo sobre micropropagação, cultura in vitro e cultura de tecido... Restaram-me dúvidas.. e se alguem pudesse esclarecer ficaria grato.

Micropropagação é o mesmo que cultura in vitro?.. consiste em pegar alguma parte da planta em que há uma boa chance de regeneração e crescimento como meristemas apicais e gemas lateriais ?
cultura de tecido é consiste em pegar qualquer parte da planta e 'clona-la'.. fazendo surgir daquele explante a planta de onde foi retirado o pedaço da planta (explante)?

Cheguei a conclusão que :
Cultura de tecido, é um método que só é aplicado em laboratórios e/ou lugares apropriados com um custo alto. Mas gerando uma planta independente de onde foi retirado o explante (exceto troncos e materiais lenhosos).
Micropropagação é o metodo que pode ser feito em casa, sem aparelhagem de alto custo, mas o qual é limitado em propagar plantas a partir de meristema, gema lateral e folhas de plantas como begônias, violetas etc ( sendo plantas que se retirado o explante do lugar certo gera uma nova planta)..

E então estou certo ? :?:
Acho que me confundi na explicação, mas qualquer coisa perguntem.
Abrç. e fiquem na Paz. :!:


19.08.2011(Sex)19:36
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
Poxa, ninguém ... :roll: :cry:


20.08.2011(Sáb)10:11
Perfil YIM
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
Opa,

cultura de tecidos é a tecnica de propagar tecidos e celulas em cultivo in-vitro. Micropropagação, é a propagação de plantas in-vitro. usando partes de tecidos ou usando sementes. Pra mim a cultura de tecidos é a propagação in vitro usando partes de explantes, ou quando se germina sementes e ai do que germinou se faz inumeros clones. Exemplo, eu colocar semente pra germinar em meio de cultura -> micro-propagação. O que germinou eu repico varias e varias vezes pra fazer inumeras copias -. cultura de tecidos.

Ambas são realizadas em meio estéril, e em laboratorio. Ambas podem ser feitas em casa, mas a cultura de tecidos precisam de alguns meio especificos e de hormonios. A cultura de tecidos tem algumas tecnicas que precisam de equipamentos especiais, principalmente quando se faz cultura e regeneração de celulas em suspenção.

O pessoal orquidofilo germina muitas sementes em meio de cultura caseiro. O propblema é evitar containações. Contornando isso, o resto é sussegado.

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


20.08.2011(Sáb)12:26
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
Então micropropagação, como o próprio nome diz.. micro : meristemas e folhas de plantas com alto poder regenerativo, e propagação o ato de propagá-las.. né.
É que eu fico pensando em tentar, mas vamos supor que quero tentar micropropagação de heliamphoras, ai eu teria que pegar qualquer meristema da planta.. não seria tão fácil eu me desfazer de um meristema de uma planta dessas do que eu arrancar um mero pedaço da folha..
Então seria a mesma coisa que eu tentasse no sphagnum né. no fim não seria muito satisfatório, já que posso fazer o mesmo ns substrato né.
Ou a heliamphoras se regeneram por pedaços como dionaeas em água ?
Abrç.

Obrigado pela explicação.
Então seria assim:
Cultura in vitro ----------------------------------- micropropagação e -------------------cultura de tecidos
(cuidar de plantas em vidro)-------------------(o mesmo que em substrato)--------(Explantes de diferentes partes da planta).

Certo?


20.08.2011(Sáb)19:44
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
Alguém que faça isso ??
Poxa.. queria tentar fazer isso, se alguém entendesse do assunto ajudaria um bocado.. ia facilitar bastante. :wink:


25.08.2011(Qui)19:07
Perfil YIM
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
Nildo,

o que percebi em minhas pesquisas sobre o assunto: poucos conseguem fazer em casa, pois tem que fazer um local com estrutura, mesmo que "caseira" deve ter metodologia, equipamentos especifico, técnica especifica e muito treinamento. Muitos tentam, poucos conseguem, e dos que conseguirem , poucos passam as dicas, pois é algo difícil precisa de muito tempo de pesquisas e até dinheiro em alguns casos. Já vi alguns foruns na net que o pessoal consegue, mas mesmo sendo com material feito em casa, é estrutura séria, alguns mandam fazer câmaras de fluxo, que mesmo sendo mais em conta que as industriais, chegam a 2 mil reais (o que não impede de alguns conseguirem fazer com estruturas mais baratas). Bem, é algo a se estudar muito, ninguém sai por ai dando as dicas do segredo da micro-propagação não profissional, eu mesmo já tentei, não consegui, mas creio que esteja no caminho certo, já consegui meios sem contaminar, mas o indicie é baixo e dos que consegui não contaminar, não nasceu nada...... eu te recomendo ler muito, estudar muito, entrar em foruns de orquideas e pcs extrangeiros, e ler tudo relacionado a esse tema.

Mas te adianto, se fosse muito fácil e muito comum, todo mundo estava fazendo não acha?

Abraço

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


26.08.2011(Sex)15:27
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
8-) Sei que não é fácil... por isso gostaria que alguem pudesse me ajudar, acredito que já estou a meio caminho andado, dessa forma iria me ajudar em o que fazer em horas que se nescessita de ajuda, dicas, instruções..
Comum.. não, tb não é comum, poucos querem ajudar porque iriam dar sua faculdade, especialização, ou seja lá o que for.. de micropropagador de mão beijada.
Iriam me dar instruções de como agir. Mas deixa.. verei se tento ou não.

Sim a contaminação é um obstaculo a ser vencido na cultura in vitro caseira, mas existe técnicas e materiais, para esse fim .. (produtos apenas importados..)
Também há equipamentos mega caros, mas exite forma de substitui-los, ou improvizar.. (dependendo da gambiarra dá certo)
Mas em meio de tantas dificuldades há pessoas que tem sucesso...

Então, assunto morto..
Pessoas conseguem mas não querem dar informações, depois vejo se tento ou não..
Abs. fica na Paz.


26.08.2011(Sex)19:05
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
ah eu acredito que cultura de tecidos in vitro no caso de plantas não deve ser muito comlicado... mas para isso acho que o material importantissimo seria a autoclave para vc esterializar seu meio de cultura, mas como este equipamento é bem caro vc pode improvisar usando uma panela de pressão de forma que ela vai formar o vapor umido para esterializar seu meio de cultura... mas não saberia te dizer como fazer seu meido de cultura... eu sei que basicamente é usado agar mas para plantas deve-se ter alguns nutrientes e ai vai de planta para planta, se tratando de carnivoras os nutrientes devem ser bem diferentes do que usam para orquideas lembrando que as PCS não necessitam de N, P, K, que é importante para as orquideas.

Porque vc não tenta o cultivo hidropônico nas PCS seria mais interessante, eu um dia vou fazer um aqui.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


27.08.2011(Sáb)9:25
Perfil ICQ YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
Poxa.. As Pcs precisam dos nutrientes N, P, K.. só que em medidas diferentes de 50% a 40% menos do que outras plantas, mas precisam hein.. :wink:
Sim, há formas de improvisar os instumentos, só tem que ter o cuidado redobrado...

Poxa, gostei da ideia hidropônica...
Pode diminuir bem o espaço ocupado por vasos ou bogs...
Para a fixação das pcs nesse metodo seria uma boa a utilização de esponjas.
Bom... depois disso acho melhor o cultivo rudimentar em vasos, penso que não seja viavél, já que as Pcs não crescem rápido, ainda pode acontecer algo errado e ir todas para o beleléu.
Mas confesso que achei animador. :mrgreen:

É apenas minha opnião (servindo de nada para pessoas que tem objetivo e se esforçam). Não desista, mostre-nos que vc é capaz! :D
Abrç, fica na Paz!


27.08.2011(Sáb)9:54
Perfil YIM
Destaque

Registrado em: 10.02.2011(Qui)7:46
Mensagens: 107
Localização: São Paulo- SP
Mensagem Re: Micropropagação ou cultura de tecido ?
A micropropagação é a propagação em laboratório, ela pode ser realizada através da cultura de tecidos (cultura de caules, folhas, etc) bem como pela germinação de sementes in vitro.
Desculpe não ter respondido antes, pois, não havia visto a pergunta.
Quanto as dúvidas, nunca tive laboratório caseiro, mas, se de repente eu puder dar uma sugestão é só por a pergunta que eu vejo se consigo ajudar.
Um abraço.

_________________
Desejo forte esse de colecionar Droseras!
minha grow/wish list: viewtopic.php?f=24&t=10542


29.08.2011(Seg)12:40
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB