Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.06.2024(Sex)1:45



Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Meu projeto para planta - Iniciante 
Autor Mensagem

Registrado em: 27.07.2011(Qua)21:31
Mensagens: 9
Mensagem Meu projeto para planta - Iniciante
Olá pessoal,
sou novato aqui e estou montando um projeto para PC, gostaria da critica de voces quanto a idéia. Segue algumas duvidas relacionadas ao projeto e peço que me ajudem faço suas considerações, criticas e sugestões. Serão importantes, pois não quero errar muito no começo evitando desperdiçar a vida das plantas.

Imagem

Duvidas e considerações:

1 - O musgo como subtrato tem que estar morto ou a planta e feita sob o musgo vivo?
2 - vi no manual que barro de argila deve ser evitado mas vi no forum planta carnivora (me inscrevi) que o musgo pode ser cultivado sob argilha com mistura de fiapo de coco e pós de coco
3 - o nivel da agua deve ficar até a altra de qual elemento?
4 - tenho que fazer alguma abertra para que a agua escoe ou posso deixar a agua presa no fundo até secar?
5 - as raizes das plantas devem ficar literalmente sob o musgo ou devem alcaçar o subtrato da mistura de areia e fibra/pó de coco?
6 - tenho que ficar desmontando esta montagem para replante? de quanto em quanto tempo?
7 - quais criticas e sugestões sobre este projeto?
8 - A jardineira será de vidro e ficará localizada em minha área que fica no 5o andar. a área é aberta porém a uma tela de inseto que filtra parcialmente vendos mais forte e parte da chuva. nesta area fica sombra a maior parte do tempo mas pega toda a claridade do dia e no fim da tarde pega por lagum tempinho o sol da tarde direto. É a parte mais arejada da casa e em tempos de frio a area mais fria (que no rj é raro :-)) o que acham do local?


31.07.2011(Dom)4:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: MEU PROJETO PARA PLANTA - Iniciante
Wilson escreveu:

1 - O musgo como subtrato tem que estar morto ou a planta e feita sob o musgo vivo?
Tanto faz, se o musgo estiver vivo po de plant-lo diretamente, mas caso esteja morto(seco) sugiro que higienize fervendo ele.
2 - vi no manual que barro de argila deve ser evitado mas vi no forum planta carnivora (me inscrevi) que o musgo pode ser cultivado sob argilha com mistura de fiapo de coco e pós de coco
Sim, eu particularmente cultivo meu musgo em fibra de coco misturada com areia.
3 - o nivel da agua deve ficar até a altra de qual elemento?
Bem como o seu projeto apresenta 10cm de altura acredito que a agua deve ficar na altura de uns 3-4 cm.
4 - tenho que fazer alguma abertra para que a agua escoe ou posso deixar a agua presa no fundo até secar?
Isso depende de que Pcs você vai plantar, pois o acumulo de agua apodrece as raízes, particularmente prefiro com furos, mas pode esperar opinioes de outros.
5 - as raizes das plantas devem ficar literalmente sob o musgo ou devem alcaçar o subtrato da mistura de areia e fibra/pó de coco?
As raizes como qualquer outra devem estar plantadas, agora se a profundidade do musgo der para cobri-las sem que cheguem ao pó de coco tudo bem! Mas não tem problema chegar a mistura.
6 - tenho que ficar desmontando esta montagem para replante? de quanto em quanto tempo?
O substrato deve ser trocado e higienizado num periodo de 2 anos
7 - quais criticas e sugestões sobre este projeto?
Antes de criticar ou sugerir queria que você citasse as proporções de subtrato que você colocou.
8 - A jardineira será de vidro e ficará localizada em minha área que fica no 5o andar. a área é aberta porém a uma tela de inseto que filtra parcialmente vendos mais forte e parte da chuva. nesta area fica sombra a maior parte do tempo mas pega toda a claridade do dia e no fim da tarde pega por lagum tempinho o sol da tarde direto. É a parte mais arejada da casa e em tempos de frio a area mais fria (que no rj é raro :-)) o que acham do local? O local parece bom, mas acho que deixa a desejar na parte da luz solar, que será essencial para o desenvolvimento das Pcs.


Olá Wilson, complete seu perfil com sua localização e também fale quais foram as proporções de substrato(musgo, areia, pó/fibra de coco) que você utilizou.


31.07.2011(Dom)12:31
Perfil

Registrado em: 27.07.2011(Qua)21:31
Mensagens: 9
Mensagem Re: MEU PROJETO PARA PLANTA - Iniciante
mais alguém pode contribuir com opiniões e criticas?
abcs


06.08.2011(Sáb)0:15
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Meu projeto para planta - Iniciante
Algumas considerações:

1) A jardineira transparente vai favorecer as bactérias cianofíceas e algas,
caso você queira olhar o substrato como uma fazenda de minhocas sugiro
outra jardineira por fora desta, quando quiser olhar o substrato é só tirar
uma de dentro da outra.

2) Para quê a fibra de coco? Se for para ocupar espaço aumete a proporção
de areia, argila expandida ou use um vaso mais raso.

Até mais.

_________________
Droseraholic!!!


06.08.2011(Sáb)14:03
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 27.07.2011(Qua)21:31
Mensagens: 9
Mensagem Re: Meu projeto para planta - Iniciante
Oi pessoal,
fiz mudanças no projeto, segue como está e peço critica de voces sobre os pontos abaixo:

Coloquei a jardineira onde ficarão as PC dentro de uma maior que ficou vazia e ao lado coloquei musgos comuns em VASOS separados para que a terra não se misture a jardineira das PCs.

Na jardineiras de PCs coloquei uma mistura de: 1 camada de musgo (ver foto) espalhados e uma de areia fina branca neutra por cima, como o musgo seco desidratado é bem soltinho a areia entro e se espalhou por entre o musgo. Fiz esta camada 3 vezes.
Usei 4 sacos de musgo desidratado com 3 kilos de areia neutra.
guardei 2 sacos de musgo pois não sabia se o plantio das PCs deve ser feito sob a areia ou sob o musgo.

Peço que critiquem e façam seus comentários e observações:

Musgo usado:
Imagem
Jardineira:
Imagem


21.09.2011(Qua)22:28
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Meu projeto para planta - Iniciante
Você vai plantar as PCs ou semear?

_________________
Droseraholic!!!


22.09.2011(Qui)13:24
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 27.07.2011(Qua)21:31
Mensagens: 9
Mensagem Re: Meu projeto para planta - Iniciante
quero plantar, as plantas ja crescidas


22.09.2011(Qui)20:44
Perfil

Registrado em: 27.07.2011(Qua)21:31
Mensagens: 9
Mensagem Re: Meu projeto para planta - Iniciante
e aí pessoal, alguém pode comentar?


23.09.2011(Sex)23:07
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Meu projeto para planta - Iniciante
Opa! Para plantas adultas será uma boa, fosse para sementes o
sphagnum deveria ficar sobre a areia. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


24.09.2011(Sáb)15:35
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 27.07.2011(Qua)21:31
Mensagens: 9
Mensagem Re: Meu projeto para planta - Iniciante
Oi,
Segue sequencia de meu projeto, agora com as plantinhas :-)
!!!Peço criticas e recomendações de voces!!!!

Imagem

Imagem


13.10.2011(Qui)1:11
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB