Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)12:43

Responder  [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Água 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Água
Galera....

Alguém aqui já tentou usar água com "Aqua Safe" antes de colocar nas plantas? Eu uso para o aquário e diz que remove os "metais pesados" e cloro.....
Queria saber porque sou meio preguiçoso neste esquema de água.... :?

abs
RTGR

15.12.2008(Seg)18:35
Site Admin

Mensagem 
Ola
tudo bem?

então eu nunca usei, ja que citou da Pri então vc usa agua da torneira da caixa de água.
ja usei um tempo este tipo de agua sem problemas.

depois da uma olhada.

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... t-570.html

abçs

15.12.2008(Seg)18:42
Destaque

Mensagem 
Aqui não tenho problemas como esse; nem cloro, nem metais pesados na água. Em minha casa a água é de poço artesiano e não possui nada que prejudique ou a torne imprópria.

Minha Growlist

15.12.2008(Seg)20:05
Destaque

Mensagem 
Eu deixo a agua descançar por 24 horas,num local arejado,e nunca tive problemas,todas as sementes germinaram,prova que a agua não tem metais pesados.

16.12.2008(Ter)9:45
Destaque

Mensagem 
a agua de cada cidade tem variação e muita, tudo depende do tratamento que ela passa para chegar ate sua casa, no inicio usava sem problema nas minhas plantas, so que de dois meses para car perdir cerca de 80% das minhas plantas devido as sais apresentados na agua, to começando praticamente do zero de novo, por cima do musgo se forma uma camada de sais branco, matando a planta, por isso digo que a agua tem variação e muito de um local para outro, voces podem usar ai e não acontecer e eu usar aqui na cidade onde moro e perder toda minha coleção.

16.12.2008(Ter)13:32
Site Admin

Mensagem 
Vou repetir o que postei em um tópico similar, depois verei o que fazer com esse tópico:

1) Quem tiver loja de aquários que tenha aguários marinhos na sua cidade, compre água deles pois ela é filtrada e, só depois adicionada de sais.

2) Outra opção são alguns postos que também têm filtros para a água, agora não lembro se 'deionizadores' ou de 'osmose reversa'.

3) O mais barato é água da chuva, basta uma lona e um balde, mas lembre de dispensar os primeiro 15 minutos ao menos pois assim evita de coletar a sujeira que estava suspensa no ar.

Os filtros porem retirar sais demais, seria necessário medir o quanto tem na água da torneira para equilibrar.
Mas quem usar exclusivamente água da torneira, com ou sem AquaSafe vai ter que lidar com os sais e, hora ou outra, vai ter que trocar o substrato.

Experiência pessoal (não é uma regra, muito longe disso): Uso água da chuva sempre que tenho à disposição, quando não tenho uso a da torneira com AquaSafe (1/2 do indicado), após a água descansada 24H. As minhas plantas que podem pegar chuva sem proteção, como as sarras e nepenthes, têm o substrato lavado e com isso a chuva pode 'varrer' os sai que se acumulariam com as regas com água 'da torneira', com isso eu uso mais água da chuva com as demais plantas, que não pegam chuva diretamente (destrói o substrato das plantas mais delicadas).

Até mais.

16.12.2008(Ter)14:17
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
1) Quem tiver loja de aquários que tenha aguários marinhos na sua cidade, compre água deles pois ela é filtrada e, só depois adicionada de sais.
utra, vai ter que trocar o substrato.

Quais sao esses sais?!??!
eu tenho um deionizador em casa...so uso em caso de "emergecia"...

16.12.2008(Ter)18:13
Destaque

Mensagem Vale a pena pedir informações.
Olá ! antes de mais nada, acho que vale a pena pedir informações a respeito dos níveis e índices da água. Isso pode ser obtido junto à empresa responsável pelo abastecimento em sua cidade. Aqui no Rio, a CEDAE disponibiliza essas informações - pureza, presença de cloro, metais pesados, etc - no site.
É claro que vc vai ter de saber analisar os dados.
Um abraço.

17.12.2008(Qua)8:44

Mensagem 
Eu fui fazer o que o Francisco falou, fui la no site da CEDAE, lá já começou errado...Data da coleta:22/12/2007 (falta 5 dias para fazer aniversario!)...então eu comecei a procura alguma coisa de fosse útil, quando minha irmã falou:"isso não presta para nada, ate chega aqui o cano de água já vai ta todo enferrujado e com vários gatos!"...bom foi mais ou menos isso...e eu acho que é verdade...mas deixa para la...

17.12.2008(Qua)9:48
Site Admin

Mensagem 
Citação:
Quais são esses sais?

Boa pergunta, mas não teremos resposta para ela pois, como foi dito acima, depende da água que é disponível na tua torneira.

Algum bioquímico de plantão pode nos ajudar com o 'geral', o que pode ser prejudicial e em que quantidade?

Enquanto não sei, permanecerei com a água da chuva pois os testes que fiz com a água de pequenos córregos na Serra do Quirirí e Serra de Ponta Grossa indicaram pH bem baixo (abaixo do marcado do teste da Alcon) e KH próximo de zero, a cor variou, provavelmente pelo contato com o tanino da decomposição de folhas da vegetação e isso eu não sei como medir.

Essa condição me parece muito mais próxima de água da chuva com sphagnum do que água de torneira, que por aqui tem pH 7.2 e o KH eu não lembro, terei que testar novamente. :roll:

Um abraço.

17.12.2008(Qua)10:01
Responder   [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo