Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 23.04.2024(Ter)17:59



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Fibra de coco - Faça a sua! 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Eu uso fibra de côco no substrato das minhas Neps há mais de um ano, mas não fiz todo esse ritual mostrado aí, não...

Eu usei cascas de côco já bem maduro, portanto, bem sêcas. Desfibrei e coloquei de molho por duas semanas, trocando a água de 2 em 2 dias, até sair bem aquela "tinta" avermelhada (tanino). Depois, foi só misturar com os outros ingredientes e plantar. Os resultados tem sido excelentes, principalmente depois que comecei a acrescentar perlita expandida à mistura, pois a umidade fica mais bem conservada, aumentando os intervalos de regas...

Nunca usei a fibra do côco verde... Tenho muita facilidade em conseguir as cascas dos frutos sêcos...

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


13.11.2007(Ter)7:13
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07
Mensagens: 224
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagem 
Não nada mt simples...mas nada impossível...ainda é melhor comprar :D
Alguém costuma encontrar a quela ficbra de coco em cubos? pq aki no rio não encontro é sei q é mt bom p\ plantar orquídeas tbm!

Abraços


14.11.2007(Qua)12:27
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57
Mensagens: 737
Localização: Porto Alegre-RS
Mensagem 
Se eu não uso Turfa eu uso a de côco.sempre um bom substrato,principalmente quando vem em "mix",substrato ja todo preparado e arejado para o plantio!


14.11.2007(Qua)12:33
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Usei fibra de coco para complementar o substrato da minha N. khasiana e N. x arakawae, "coincidentemente" as duas estão horríveis, passaram a produzir folhas bem menores que as anteriores, e jarros... nem pensar. Já as outras estão indo muito bem e produzinho jarros. Deve ser o tanino, não deixei de molho antes de usar, apenas tirei do pacote e meti no vaso... 1droga Acho que a solução é transplantar logo, vou usar sphagnum, areia grossa e pó de casca de pinus...


14.11.2007(Qua)14:12
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Po, eu desisti da fibra de coco, a quantidade de fungo que deu aqui depois que eu tentei usa-la foi desanimador!! Não sei se foi um caso exepcional, mas não tive coragem pra tentar novamente!

O que acham? Alguém já fungou com esse substrato?

Abração


14.11.2007(Qua)16:52
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Alex Moura escreveu:
Usei fibra de coco para complementar o substrato da minha N. khasiana e N. x arakawae, "coincidentemente" as duas estão horríveis, passaram a produzir folhas bem menores que as anteriores, e jarros... nem pensar. Já as outras estão indo muito bem e produzinho jarros. Deve ser o tanino, não deixei de molho antes de usar, apenas tirei do pacote e meti no vaso... 1droga Acho que a solução é transplantar logo, vou usar sphagnum, areia grossa e pó de casca de pinus...

Uma solução bem radical para vc não ter que transplantar e incomodar ainda mais a planta é a hiper-lavagem do substrato. Uma verdadeira "overdose" de água no vaso: molhar com fartura umas 3 a 4 vezes por dia, durante umas duas semanas, deixando vazar pelos furos do fundo em abundância. Isso ajuda a expulsar o tanino da mistura. Já fiz e funcionou!

Outro material que uso em substrato de Neps é o carvão vegetal moído em pequenos grãos. Outra coisa perigosa é essa casca de pinus: tem que ser "higienizada" antes, ou seja, fervida com fartura, para expulsar uma resina oleosa que é muito prejudicial às raízes! Preste atenção nesse detalhe!

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


14.11.2007(Qua)20:30
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 14.11.2007(Qua)12:04
Mensagens: 29
Mensagem 
Não vale tanto a pena fazer em pequena escala. Mas provavelmente devo estar enganado, já que ainda não experimentei.

Ainda bem que aqui na cidade é muito baratinho o sphagnun, turfa e fibra de coco - xaxim nem pensar, ai de quem vender! :evil: :evil:

Obrigado por compartilhar a informação Fernando


14.11.2007(Qua)20:35
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
rafaelsessa escreveu:
... Ainda bem que aqui na cidade é muito baratinho o sphagnun, turfa e fibra de coco ...

Onde vende turfa aí em Vitória???

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


14.11.2007(Qua)20:51
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 14.11.2007(Qua)12:04
Mensagens: 29
Mensagem 
Meu irmão comprou um saco há um tempo atrás numa floricultura aqui pertinho de casa. Eles não têm sempre disponível, mas podem fazer pedidos. Vejo isso sexta-feira e te mando uma mp


14.11.2007(Qua)21:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Alex Moura escreveu:
Usei fibra de coco para complementar o substrato da minha N. khasiana e N. x arakawae, "coincidentemente" as duas estão horríveis, passaram a produzir folhas bem menores que as anteriores, e jarros... nem pensar. Já as outras estão indo muito bem e produzinho jarros. Deve ser o tanino, não deixei de molho antes de usar, apenas tirei do pacote e meti no vaso... 1droga Acho que a solução é transplantar logo, vou usar sphagnum, areia grossa e pó de casca de pinus...

Uma solução bem radical para vc não ter que transplantar e incomodar ainda mais a planta é a hiper-lavagem do substrato. Uma verdadeira "overdose" de água no vaso: molhar com fartura umas 3 a 4 vezes por dia, durante umas duas semanas, deixando vazar pelos furos do fundo em abundância. Isso ajuda a expulsar o tanino da mistura. Já fiz e funcionou!

Outro material que uso em substrato de Neps é o carvão vegetal moído em pequenos grãos. Outra coisa perigosa é essa casca de pinus: tem que ser "higienizada" antes, ou seja, fervida com fartura, para expulsar uma resina oleosa que é muito prejudicial às raízes! Preste atenção nesse detalhe!

[ ]'s


Valew pelas dicas Miguel, a "overdose" de água é um procedimento que eu sigo religiosamente aos sábados, mas vou tentar aumentar para esses dois vasos. Já comprei o pó de pinus, vou preparando desde já, se for necessário faço o transplante daqui a algumas semanas quando ele já estiver tratado.


19.11.2007(Seg)10:00
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB