Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)12:19



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Fibra de coco - Faça a sua! 
Autor Mensagem

Registrado em: 14.11.2007(Qua)12:04
Mensagens: 29
Mensagem 
Meu irmão comprou um saco há um tempo atrás numa floricultura aqui pertinho de casa. Eles não têm sempre disponível, mas podem fazer pedidos. Vejo isso sexta-feira e te mando uma mp


14.11.2007(Qua)21:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Alex Moura escreveu:
Usei fibra de coco para complementar o substrato da minha N. khasiana e N. x arakawae, "coincidentemente" as duas estão horríveis, passaram a produzir folhas bem menores que as anteriores, e jarros... nem pensar. Já as outras estão indo muito bem e produzinho jarros. Deve ser o tanino, não deixei de molho antes de usar, apenas tirei do pacote e meti no vaso... 1droga Acho que a solução é transplantar logo, vou usar sphagnum, areia grossa e pó de casca de pinus...

Uma solução bem radical para vc não ter que transplantar e incomodar ainda mais a planta é a hiper-lavagem do substrato. Uma verdadeira "overdose" de água no vaso: molhar com fartura umas 3 a 4 vezes por dia, durante umas duas semanas, deixando vazar pelos furos do fundo em abundância. Isso ajuda a expulsar o tanino da mistura. Já fiz e funcionou!

Outro material que uso em substrato de Neps é o carvão vegetal moído em pequenos grãos. Outra coisa perigosa é essa casca de pinus: tem que ser "higienizada" antes, ou seja, fervida com fartura, para expulsar uma resina oleosa que é muito prejudicial às raízes! Preste atenção nesse detalhe!

[ ]'s


Valew pelas dicas Miguel, a "overdose" de água é um procedimento que eu sigo religiosamente aos sábados, mas vou tentar aumentar para esses dois vasos. Já comprei o pó de pinus, vou preparando desde já, se for necessário faço o transplante daqui a algumas semanas quando ele já estiver tratado.


19.11.2007(Seg)10:00
Perfil

Registrado em: 22.11.2007(Qui)10:03
Mensagens: 25
Localização: Sumaré-SP
Mensagem E quanto ao vaso de casca de coco?
Oi, fui ao mercado de flores do ceasa de campinas e encontrei vasos de fibra de coco por um preço muito bom, os menores por 2 ou 3 reais até 30 reais uns enormes.

vale a pena comprar esses vasos para plantar as PCs?


11.12.2007(Ter)14:23
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB