Re: D. intermedia em Minas Gerais?
Rodrigo, não sei se é no mundo científico como um todo (alguns colegas liquenólogos do exterior não tem problemas em publicar ótimos trabalhos em revistas pouco expressivas, por exemplo), mas aqui no Brasil há uma pressão muito grande por publicação dos órgãos como CNPq e CAPES.
Alunos de pós tem sofrido bastante, e mesmo professores, com muitas horas aula precisam (além disso) publicar muito, e muito bem!
É muito comum que trabalhos como uma dissertação sejam fragmentados o máximo possível em diversos artigos, ao invés de escrever um (ou dois) maior que "talvez" pudesse ser publicado numa revista de mais impacto!
Só que isso varia muito de área, de grupos estudados ou até mesmo da personalidade do orientador, hehe.
O caso desse artigo em questão me parece um problema além do exposto. É provável que
não tenha ido para revisores especialistas em PC's, mesmo sendo uma nota científica deveria ter tido uma cuidado melhor na revisão. A quantidade de autores pra algo relativamente simples também é algo a se desconfiar. Um grupo de amigos onde um ou dois 'conhecia' um pouco e levou os nomes dos 'parças' junto!
Enfim, esse tipo de discussão pode ir longe, e seria ótimo poder contar com a colaboração de pelo menos um dos autores nela!