Autor |
Mensagem |
jeffersald
|
 Me Ajudem
Ola pessoal eo seguinte eu fequentava a um tempo atraz e comecei a cultivar plantas carnivoras,dei uma lida sobre elas no forum ai quando eu achei que ja estava bom para plantar sementes eu fui e ganhei uma doação do forum a primeira semente que recebi foi drosera capensis muito bem as sementes chegou comecei a plantar
Coloquei 50% de sphagnum 50% Pó de xaxim(Não se deve usar mais) Misturado.Muito bem fiz tudo certinho pratinho com agua o substrato sempre molhado e por ai foi eu deixava um poko no sol da minha laje e depois colocava as sementes na sombra mas com claridade repeti isso por mais de 3 semanas,germinaram estavam minuscula continuei fazendo o mesmo que estava fazendo sol e sombra reparei que as pontinhas delas começaram a ficar pretas tipo meio queimadas continuei na luta até que ja tinha sumido praticamente as mudinhas e tal resumindo perdi todas. Como um bom brasileiro não desisti consegui doacão de burmanii fiz tudo a mesma coisa usei a mesma forma do substrato do outro so que tinha um porem o vaso era meio grande ow seja o sphagnum rende seco mas quando molhava diminuia ou seja as sementes não ficava no topo do vaso ficava 4cm abaixo do topo do vaso junto com o substrato aconteceu a mesma coisa. Ai fiquei chateado e desisti agora quero voutar a tentar denovo o que vc me recomenda: *Do jeito que eu estava fazendo com relação ao sol estava certo? *Moro São Paulo capital o ambiente daki não e bom para elas? *Que substrato vcs sugerem *Depois de Germinadas o que devo fazer? *Devo mudar o tamanho do vaso?
Muito obrigado Eu adoro essas plantas me chama muito atenção intaum gostaria de poder cultivar umas delas
|
04.12.2007(Ter)14:57 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Olá jeffersald, eu li em algum lugar aqui do fórum que um colega teve problemas por deixar suas plantas na laje em dias de sol, deve ser muito quente lá em cima. Com as próximas plantas ou seedlings tente deixar em outro local, se não for ensolarado que pelo menos tenha uma boa iluminação. O restante parece que está tudo certo, você só não falou que água utilizou, então deixe um pratinho com bastante água, se possível da chuva, em baixo do vaso. Quanto ao substrato tudo bem, mas deixe as sementes sobre uma camada de sphagnum puro. E... força meu velho, não desiste não, é normal tomarmos uns tapas assim no início mas depois fica tudo mais fácil. Abraços
|
04.12.2007(Ter)16:28 |
|
 |
jeffersald
|
Vlw Cara na verdade eu usei agua de torneira
|
04.12.2007(Ter)16:49 |
|
 |
Bruninhofonseca13
Registrado em: 18.01.2008(Sex)18:49 Mensagens: 180 Localização: Contagem - MG
|
Gente gostaria de saber se a chuvar é prejudicial para as droseras adultas?
_________________ Não mate a mata, plante a planta!
|
21.02.2008(Qui)6:34 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Tentando responder
Olá Jeff ! na verdade acho que o problema está no sol direto, que as sementes não devem pegar se for muito forte. Aqui tive sucesso, alternativamente: colocando os vasinhos na claridade sem sol direto, ou colocando sob sombrite de 50% - esse parece que dá mais certo. Olá Bruninho: quanto à água, eu uso água tratada com anti - cloro de aquário, mas, aqui no forum, há colegas que usam água da torneira mesmo, sem problemas. Vou passar a usar água da torneira quando conseguir regular os aspersores para a borrifação na estufa, mas continuarei usando água com anti - cloro nas bandejas... também há a opinião técnica, aqui no forum, de que o anti - cloro não elimina o cloro da água... então, acho que o melhor mesmo é experimentar... A água da chuva não faz mal para as droseras adultas, se não for uma tempestade de granizo como as minhas receberam aqui - mas o maior estrago foi nas nepenthes, cujas folhas se furam. O que pode ocorrer é a perda da mucilagem das folhas, mas elas se recuperam bem ! Um abraço.[/quote]
|
21.02.2008(Qui)7:49 |
|
 |
Bruninhofonseca13
Registrado em: 18.01.2008(Sex)18:49 Mensagens: 180 Localização: Contagem - MG
|
Brigado Francisco. E essa muscilagem seriam aquelas gotinhas das drosera? 
_________________ Não mate a mata, plante a planta!
|
26.02.2008(Ter)17:22 |
|
 |
Raul Valverde
Registrado em: 14.05.2007(Seg)22:41 Mensagens: 132 Localização: RJ - capital
|
muscilagem = gosminha das droseras ascideos = vasos das nepenthes vivendo e aprendendo xD hehe
|
26.02.2008(Ter)19:18 |
|
 |
marcosono
Destaque
Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41 Mensagens: 346 Localização: cotia-SP
|
Olá Jeff. Na próxima vez que for plantar alguma semente, plante em musgo puro antes. Quando as plantinhas estiverem com 3 folhas definitivas( folhas carnivoras ) replante para um vaso maior. Abraços.
|
26.02.2008(Ter)19:50 |
|
 |
FranciscoPeruzzo
Destaque
Registrado em: 29.12.2007(Sáb)22:24 Mensagens: 223 Localização: Praia Grande /SP
|
Uma dúvida, se eu quizer posso deixar no mesmo vaso??
_________________ SITE http://criadouroperuzzo2.weebly.com
FRANCISCO PERUZZO BIÓLOGO
|
26.02.2008(Ter)20:35 |
|
 |
yuri
|
se ele tiver espaço e for resistente pode sim. 
|
13.02.2009(Sex)12:22 |
|
 |
|