Galerinha, no fórum há diversas informações sobre as espatulatas, além de algumas fotos e tal.
Mas, tendo em vista a minha enorme frustação em não conseguir convencer a mim mesmo qual espécie eu realmente tenho, resolvi criar este tópico com a foto da dita planta e, também, já deixo aqui o meu apelo para que outros membros com espécies deste complexo coloquem fotos delas aqui, discutam, façam descrições, de onde veio, como veio...quem sabe não sai alguma coisa daqui....
Pra abrir então, vou começar:
Essa planta veio em um vasinho junto com a dionaea uns dois anos atrás. Era uma única plantinha tão pequena que no início nem percebi que ela estava lá e, pelo tamanho que tinha quando a descobri, provavelmente ela veio como uma semente ainda. De lá pra cá ela cresceu, cresceu, cresceu tanto que parecia um bolo feito com várias camadas de pizza....

Essa planta morreu mas deixou milhares de sementes e outras plantinhas por brotamento, além dos leaf cuttings que eu fiz com ela. Hoje, é talvez a drosera mais abundate que eu tenho, com tantas plantas que eu chego a matar as que ocupam indevidamente outros vasos.....mas, em um momento de benevolencia, montei um vaso lotado pra minha namorada. Essas fotos são deste vaso. Aquelas que eu tenho lá em casa estão maiores, com aproximadamente 3-4cm de diametro.

Agora, dá uma olhada na variação da largura do peciolo, tem uns bem largos e outros mais finos. A lâmina não se confunde com o peciolo e, algumas vezes, pode lembrar uma hemácia (

). Com um mínimo de sol elas já ficam com os pelos avermelhados, mas basta ficar um pouquinho sem sol direto que as próximas folhas já vem verdinhas verdinhas...pode haver variação também no tamanho dos pelos, dependendo do tamanho da planta e da folha....

E aí, o que acham?
Abração