Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)5:50

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Da chegada da semente à planta 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Fiz certo ou errado?
Vou receber umas sementes do Clayton de D. intermedia, e estive lendo algumas mensagens no forum, e acabei montando 5 vasos para semear quando receber via correio, aí pra montagem eu comprei sphagnum e como tinha uns vasos velhos de xaxim eu acabei pegando uns pedaços e coloquei primeiro o sphagnum numa panela de pressão e esterelizei por 15 minutos, retirei e deixei esfriar, aí fiz a mesma coisa com os pedaços de xaxim.

Na hora de montar eu coloquei uma camada de uns 3 cm de sphagnum e depois uma de uns 5 cm de xaxim, e por último eu peguei um monte de sphagnum e bati no liquidificador pra ficar em pedaços pequenos e aí fiz uma camada sobre o xaxim de uns 3 a 4 cm, depois coloquei cada vaso num pratinho com areia lavada e coloquei água até chegar ao nível da areia.

Montei os vasos com antecedência por dois motivos: o primeiro era pra testar o substrato e ver se ele não ia começar a feder (como já li numas msgs do forum falando que o substrato começou a feder em 12 horas após molhado) e o segundo achei que mantendo o substrato já molhado e preparado para receber as sementes eu imitaria melhor o ambiente onde as plantas vivem no alagadiço, como se fosse já "curtir" o substrato e ver se não ocorre nenhuma liberação de água suja ou fedida. até agora não vi nada de mudanças na água e percebi que o substrato fica realmente molhado na parte de cima onde entrará em contato com as sementes... acho que isso vai garantir uma boa umidade pra germinação.

Outra dúvida, vi alguns relatos que a D. intermedia precisa de uma temperatura perto dos 28ºC para nascer e se desenvolver bem, e como aqui tá esfriando, a temperatura está em torno dos 20ºC (dentro de casa) não vou deixar os vasos no quintal, estou construindo uma mini-estufa onde vou colocar uma lâmpada incandescente para gerar calor e iluminação suficiente por 12 horas/dia. Claro que vou controlar a temperatura, mais queria saber se mesmo assim vou precisar cobrir os vasos com plástico ou garrafa? pq se tá tudo dentro de casa protegido, ainda assim é necessário cobrir?

Fiz certo montando os vasos com antecedência de pelo menos uma semana antes de semear? posso usar uma lâmpada incandescente para iluminar os vasos até que a planta tenha uns 2 cm???

Será que alguém pode dar uma ajuda ou umas dicas?

Acho que por enquanto as dúvidas são só essas...

Abraço a todos e obrigado.

PS: se o post estiver no lugar errado sintam-se a vontade para mudá-lo.

21.04.2008(Seg)22:19
Site Admin

Mensagem 
Olá rapaz,

o procedimento de plantio está correto a meu ver, quando à temperatura não te preocupes muito porque elas nascem, mas o idela mesmo é semear as plantas na entrada da priomavera para que tenham tempo de crescer e até produzir sementes, no caso das D. intermedia.

Ah, a mudaça de um tipo de iluminação (lâmpada fluorescente) para outra (sol) deve ser feita com todo o cuidado para não perder as plantas.

Té.

21.04.2008(Seg)23:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Acho que o substrato está legal. Não se preocupe muito com a temperatura, como estamos falando de D. intermedia, elas germinam com muita facilidade, mesmo em épocas mais frias assim como o Carlos comentou. Mas, se você fornecer uma temperatura mais adequada elas germinarão em maior número e crescerão mais rapidamente. Foi o que eu pude notar aqui com meu experimento usando uma lâmpada compacta fluorescente "luz do dia" de 15W a 10 ~ 15cm acima da superfície dos vasinhos.

Veja:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1703.html

22.04.2008(Ter)11:37
Moderador

Mensagem 
Vou usar uma lâmpada INCANDESCENTE e não uma FLUORESCENTE, pois a primeira gera mais calor que a segunda, e como quero manter a temperatura fique perto dos 28 graus pra garantari uma germinação mais rápida, a primeira lâmpada é mais eficiente em gerar calor.

Será que mesmo mantendo uma temperatura alta e em ambiente protegido ou precisar colocar a proteção de plástico filme ou posso deixar sem o plastico msm?

Abraço a todos e vlw pelas dicas.

22.04.2008(Ter)11:59
Destaque

Mensagem 
OK amigo, entendi desde o início a sua intenção, MAS é bem mais comum a utilização de lâmpadas fluorescentes quando se quer fornecer iluminação artificial para plantas, aquários, etc... (As compactas fluorescentes também geram bastante calor, menos que as incandescentes, assim acho mais fácil de controlar a temperatura). Não lembro de ter visto alguém utilizar incandescentes para isso, mas se você quiser tentar, use, e depois não se esqueça de postar os resultados aqui.

O plástico filme serve para manter a umidade alta para os seedlings. Se o ambiente já for úmido e não sofrer ação com ventos, acho que é dispensável.

Abraços.

22.04.2008(Ter)12:10
Moderador

Mensagem 
Certo então, vou tentar então com a lâmpada incandescente e assim que tiver o resultado eu posto aqui, está combinado então.

Valeu pela ajuda.

Abraço.

22.04.2008(Ter)12:14
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2