Dificuldade em cultivar Droseras
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Arthur ! na verdade, a colocação do plástico, ou o uso de parte de uma garrafa pet, por exemplo, tem por finalidade aumentar a umidade, fazendo o efeito de uma "mini estufa". Há inúmeros tópicos no forum que se dedicam a isso, dê uma olhada na parte Idéias e Projetos e escolha o seu ! Grande abraço.
_________________ Eu acredito em SACI
|
11.11.2010(Qui)16:07 |
|
 |
Arthur Vinicius
Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41 Mensagens: 181 Localização: Brasilia - DF
|
Sim eu dei uma pesquisada, mas não consegui descobrir muito do plastico de cozinha, tipo coloca por cima do vasinho (até ai eu entendi), mas tipo tem que fazer buraquinhos no plastico, ou pode deixar tudo fechado?
|
11.11.2010(Qui)16:32 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
O Francisco já explicou, é pra manter 100% de umidade. Não tem que fazer buraco nenhum, cubra com o plástico e enrole nas laterais (o plástico gruda nele mesmo). E pelo menos a primeira camada superficial do vasinho tem que ser de Sphagnum puro, pq as sementes germinam infinitamente melhor nele. Plástico e Sphagnum, não tem como errar. Sucesso!
|
11.11.2010(Qui)21:11 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Arthur ! eu faço da seguinte forma: coloco as sementes num vasinho apenas com sphagnum previamente higienizado; coloco esse vasinho com as sementes dentro de uma embalagem de sorvete, para manter a água sob o substrato do vasinho, e cubro a abertura da embalagem de sorvete com o plástico. Aqui no Rio de Janeiro deixo apenas um furinho, para o calor não ficar muito intenso... mas você vai ter que adaptar a quantidade de entradas de ar ao seu clima. Há quem não faça nenhuma e a germinação ocorra normalmente !
_________________ Eu acredito em SACI
|
12.11.2010(Sex)5:39 |
|
 |
Arthur Vinicius
|
Gente muito obrigado pela ajuda de vocês, espero ter sucesso no meu proximo plantio. E Olha só que legal, de ontem para hoje eu tive um sonho tão legal, eu estava regando as minhas plantas ai eu virei e vi encima da minha instante um vaso ( era um vasinho que eu tinha comprada na semana passada para replantar minhas darlingtonias), mas nele tava plantado uma Drosera Intermedia tão bonita e rodeada de musgo verdinhooo, eu fiquei "babando", muito bom. Agora quero tornar isso verdade, uahsaushuashuas Eu vou postar as imagens do meu cultivo para vocês avaliarem e me darem mais dicas
Novamente obriadado a todos
|
12.11.2010(Sex)12:15 |
|
 |
thiagom
Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15 Mensagens: 154 Localização: Porto Velho - RO
|
Arthur Vinicius escreveu: E Olha só que legal, de ontem para hoje eu tive um sonho tão legal, eu estava regando as minhas plantas ai eu virei e vi encima da minha instante um vaso ( era um vasinho que eu tinha comprada na semana passada para replantar minhas darlingtonias), mas nele tava plantado uma Drosera Intermedia tão bonita e rodeada de musgo verdinhooo, eu fiquei "babando", muito bom. Agora quero tornar isso verdade, uahsaushuashuas Eu vou postar as imagens do meu cultivo para vocês avaliarem e me darem mais dicas huahuahuahuahu.. pensa NA VONTADE que vc está de ter droseras.. 
|
12.11.2010(Sex)23:03 |
|
 |
Alessandro
Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12 Mensagens: 342 Localização: Laranjal Paulista
|
Eu tive uma dificuldade tremenda em germinar dróseras, depois que descobri que as sementes estavam velhas e consegui sementes mais frescas, graças aos amigos do fórum, já consegui germinar várias, até agora não tive sucesso com D. binata, será que essa espécie mesmo difícil?
|
12.11.2010(Sex)23:28 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
Outra dica é não deixar o vasinho cozinhando no sol, tem que ter muita luz, mas sol direto não. "o problema mesmo é pra mantê-las..." (by J4ck_666) Taí uma grande verdade. 
|
13.11.2010(Sáb)9:54 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
A manutenção é um grande problema, que varia de acordo com a espécie. Plantas que são 'fáceis' em locais quentes são difíceis em temperaturas amenas, o mesmo ocorre quando invertemos isso. D. ascendens, por exemplo, produzem flores e sementes aqui mas as famosas 'praguinhas' D. burmannii perecem rapidamente e eu não pretendo tentar novamente. É fundamental escolher espécies que vão se desenvolver bem na tua região e, caso escolha algo mais 'exótico' ficar ciente que vai ser bem difícil de manter. Para a germinação a superfície do substrato com 100% sphagnum sempre me deu melhores resultados. O restante do substrato depende da espécie, para as droseras mais comuns em cultivo: D. burmannii, D. intermedia, D. spatulata, D. capensis, D. binata utilizo basicamente sphagnum, areia e mais recentemente argila espandida para economizar substrato. A vermiculita eu abandomei porque vira uma 'lama' com o tempo e isso dificulta a oxigenação das raízes. Pior que a vermiculita é o pó de coco, a água chega a não passar. O pó de pínus, bem esse não faz o mínimo sentido utilizar com PCs pois apodrece rapidamente. Mais fácil de encontrar que sphagnum é a turfa que é vendida em sacos de 5 ou 20 Kg. Caso ela não tenha sido 'corrigida' (pH alto) ou adubada (precisa comentar?) pode ser utilizada, em especial para a dionaea.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
14.11.2010(Dom)7:41 |
|
 |
Arthur Vinicius
|
|
14.11.2010(Dom)16:03 |