PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Pólen armazenado
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=10048
Página 1 de 1

Autor:  Cristiano Marques [ 09.06.2012(Sáb)18:57 ]
Título:  Pólen armazenado

Alguém sabe o tempo de viabilidade do pólem de Drosera spp. quando armazenado na geladeira?

Autor:  rdrgobra [ 11.06.2012(Seg)17:15 ]
Título:  Re: Pólen armazenado

Cristiano dê uma olhada neste artigo acadêmico: http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 2000100012. Apesar dele se referir a uma planta não-carnívora, creio que irá de dar uma ideia a respeito da viabilidade do pólen depois de armazenado. Espero que tenha ajudado a esclarecer sua dúvida. Até a próxima e sucesso no seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Autor:  Gumboski [ 11.06.2012(Seg)17:40 ]
Título:  Re: Pólen armazenado

E aí pessoal! Embora o artigo indicado pelo amigo Rodrigo seja interessante, a conservação e posterior viabilidade do pólen varia muito de grupo e até mesmo de espécies dentro de um gênero. Sem contar que o tempo e em qual temperatura o pólen foi acondicionado também influencia muito. Portanto, o ideal é ver se alguém já testou isso com Droseras e com quais espécies.
De modo geral, o ideal é utilizar o pólen o quanto antes for possível, já que comumente não dispomos de técnicas e equipamentos laboratoriais suficientes pra manter o pólen em ambiente sem contaminante e na temperatura ideal.

=)

Autor:  rdrgobra [ 11.06.2012(Seg)18:05 ]
Título:  Re: Pólen armazenado

Gumboski acho que você não entendeu o que quis dizer ao postar aquele link para o Cristiano. Não quero que ele construa um laboratório para armazenar e testar o pólen das Droseras. O texto do artigo explica a dificuldade em armazenar pólen, de forma que o mesmo continue viável. Uma planta como a Mamona só tem sucesso no armazenamento de pólen quando o mesmo e conservado em nitrogênio líquido. Ao conservá-lo em geladeira a temperatura de 4 ºC, a taxa de polinização cai drasticamente. Agora imagine uma PC que é bem mais sensível que uma PNC, como não dispomos das mesmas condições laboratoriais, somos obrigados a guardar o pólen em nossas geladeiras. Sendo assim conclui-se que armazenar o pólen por longos períodos em locais/temperaturas impróprias acaba inviabilizando o mesmo. Desculpe se pareci rude, mas achei que o seu post merecia um esclarecimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Autor:  Gumboski [ 11.06.2012(Seg)18:24 ]
Título:  Re: Pólen armazenado

Hahaha, que nada, sem problemas!
Eu que não me expressei do modo certo. Alguns amigos meus trabalharam com viabilidade de sementes congeladas e eles quebravam muita a cabeça pra tentar mantê-las pelo maior tempo possível. A conservação de pólen, em geral, pode seguir os mesmo princípios.
Contudo, acho que pra quem se interessa muito pelo cultivo das Drosera (e de tentar hibridos) é uma boa fazer uns testes de viabilidade de pólen, isso até pra conseguir futuras trocas. Se o pólen aguentar ao menos alguns meses ajudará muita gente!!! O período de floração das pequeninas pode variar consideravelmente, certo?!
Então, a dúvida quanto a viabilidade dos pólens congelados de Drosera permanece até que provem o contrário.

/psica

Autor:  Nildo Rodrigues [ 11.06.2012(Seg)22:26 ]
Título:  Re: Pólen armazenado

Já leram Carnivorous Plants of the World - James Pietropaolo ?
Existe uma parte (nas ultimas folhas ) que fala sobre a conservação de pólen de droseras.
Mas ainda não aprofundei no assunto, apenas passei o olho, parece ser bem interessante!

Segue o link para download
https://rapidshare.com/files/2507598730 ... opaolo.pdf

Recomendo ! :mrgreen:

Autor:  Cristiano Marques [ 12.06.2012(Ter)20:03 ]
Título:  Re: Pólen armazenado

Obrigado, lerei o artigo e o livro.

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/