Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 24.04.2024(Qua)20:58



Responder  [ 7 mensagens ] 
 Propagação de Droseras por Leaf Cutting 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem 
Em fevereiro(?), recebi uma folha adulta de D. adelae e D. binata 'multifida' do Pedro Batalha e coloquei as duas folhas no sphagnum e esqueci. Há umas três semanas atrás fui verificar e a folha de D. adelae tinha uns 10 seedlings e da D. binata uns 6.... Acredito que todas com todas as droseras é possível fazer leaf-cutting! Não tentei com espécies diferentes, somente com estas duas.

abs
RTGR

_________________
GrowList/WishList


03.08.2009(Seg)19:19
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.07.2009(Qua)1:15
Mensagens: 2
Localização: Campo Grande, MS
Mensagem Re: olá
conrado junior escreveu:
Quais as Droseras que posso reproduzir através das folhas? Como fazer?


Dê uma olhada nas fichas de cultivo de cada planta. Eu sei que com a D. spatulata é possível.

Sobre o como fazer; tirei essa nota do texto em que o Thiago explica:

“O primeiro requisito para fazer leafcutting é ter folhas em bom estado. O melhor momento para realizar um leafcutting é quando a planta está crescendo vigorosamente. Você precisa deixar estarem totalmente abertas com muito orvalho* - provavelmente o melhor são 3 ou 4 folhas em cada planta. É doloroso fazer isso nas melhores folhas de suas melhores plantas mas pegue uma navalha ou um bisturi e remova a folha tão perto da base ou talo quanto você puder sem causar danos à planta. Você pode usar uma pinça para segurar a folha se você estiver tendo MUITO cuidado para não machuca-la, mas é melhor usar seus dedos. Não gosta de musgo com enzimas digestivas em seus dedos?Use luvas. Atualmente é melhor usar luvas para isso – não por causa do orvalho* mas por causa do que você faz depois.
OK, agora tenha uma folha em seus dedos, o que você com ela? Eu espero que você planeje isso e tenha vasos prontos para plantá-las. O maior problema dos leaf cuttings são os fungos. Meus amigos da Friends of the Davis Arboretum ( Amigos da Floresta de Davis ) imergem suas cuttings em uma solução com 10% de alvejante ( os outros 90% devem ser água) e então colocam os cuttings numa mistura de perlite e vermiculita. Perlita e vermiculita são relativamente esterilizantes e inertes. Eu tenho usado seus métodos para salvias e fuschias e funciona bem. Para Drosera não tenho certeza.
(...)

Um outro método é usar sphagnum”

“The first requirement for leaf cuttings is having leaves in good condition. The best time for leaf cuttings is when the plants are growing vigorously. You want leaves that are fully open with lots of dew--probably the best 3 or 4 leaves on each plant. It is painful to do this to the best leaves on your best plants but take a razor blade or scalpel and remove the leaf as close to the base or stalk as you can without otherwise damaging the plant. You can use a forceps to hold the leaf if you are VERY careful not to bruise it but it is best to use your fingers. Don't like slime with digestive enzymes on your fingers? Wear gloves. Actually it is best to wear gloves for this--not because of the dew but because of what you do next.
OK, now you have a leaf in your fingers, what do you do with it? I hope you planned this and have pots ready for the cuttings. The biggest bane of leaf cuttings is fungus. My friends at the Friends of the Davis Arboretum immerse their cuttings in a 10% bleach solution and then put the cuttings into mixture of perlite and vermiculite. Perlite and vermiculite are relatively sterile and inert. I have used their method for things like salvias and fuschias and it works well. For Drosera, I'm not sure.
(...)
An alternative method is to use live sphagnum.”


*traduzi como orvalho, mas deve ser mucilagem.


03.08.2009(Seg)21:24
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB