Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)20:15

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Minha Drosera filiformis está secando! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Minha Drosera filiformis está secando!
Olá a todos!!! Minha Drosera filiformis aguentou bem o inverno! e está comigo a pelo menos 1 ano... mas para minha grande surpresa ela começou a secar suas folhas e parou de crescer novas...

Algo muito singular já aconteceu com ela uma vez... algum tempo depois de adquirí-la, ela pareceu ter morrido (culpa inteiramente minha que não dei a ela a atenção que merecia, mesmo motivo pelo qual perdi minha spatulata), mas quando resolvi entrar de cabeça no hobby (final de julho mais ou menos), comecei a regar o vaso em que ela ficava, e para minha feliz surpreza ela renasceu (talvez estivesse em ddormência).

Desde então tenho feito o melhor para cuidar dela, mantenho água num pratinho e com o maximo de sol possivel (que infelizmente ainda assim pode não ser suficiente). No entanto ela começou a secar.

Estou achando que talvez seja o musgo que está crescendo muito e talvez a esteja sufocando... Não havia tirado ele, porque conseguir musgo aqui é difícil, e manter uma cultura é sempre bom...

Aqui vão algumas fotos dela agora... noteo está o musgo!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Que acham que posso fazer??? Já coloquei ela na minha estufinha de sementes para ver se a umidade ajuda, mas nada... Por precaução corte duas folhas dela (quando ela começou a ficar desse jeito) para serem propagadas para não perder a espécie, e acredito que esteja dando certo...

Abraço a todos!

15.12.2007(Sáb)21:57
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
q musgão :lol:
pq vc não corta o musgo e poe pra crescer em outro lugar? tipo um viveiro só pra musgo? realmente seu vaso ta virando um matagal

ae vai um artigo pra te ajudar:
http://www.karnivoras.com/articles/41/1 ... um-%281%29

16.12.2007(Dom)1:51

Mensagem 
A sua filiformes esta entreando em dormencia, só que acho que ainda está um pouco cedo pra isso! talvez seja o clima da sua cidade....

Eu já tive umas filiformes que começaram a entrar em dormência fora de época, logo depois........ :cry: dead!

Na dúvida já fez bem em começar os leaf cuttings!!

Abração

Editado por Carlos Rohrbacher

16.12.2007(Dom)8:31
Destaque

Mensagem 
Isso é normal, os meus entraram em dormência em janeiro e só acordaram em julho.

Quando perderem todas as folhas tire-os da bandeija de água pois precisam de pouca água na dormência, mas regue todos os dias, ficaram bem, não se preocupe.

Eu tinha uma planta em cada vaso antes da dormência, depois que elas voltaram a dar folhas, multiplicaram, acho que nasceu umas 10 plantas em cada vaso!

16.12.2007(Dom)9:51
Destaque

Mensagem 
Estranho dormência nesse calor!!! Aqui faz um calor desesperador!!! Mas se é assim muito obrigado pelas respostas! Fiquei mais aliviado!!! e já tirei esse musgo todo!!! Se vocês acharem que o musgo ajuda na dormência eu coloco de novo!!! Abração!

16.12.2007(Dom)10:55

Mensagem 
rodolfo palis escreveu:
Isso é normal, os meus entraram em dormência em janeiro e só acordaram em julho.

Quando perderem todas as folhas tire-os da bandeija de água pois precisam de pouca água na dormência, mas regue todos os dias, ficaram bem, não se preocupe.

Eu tinha uma planta em cada vaso antes da dormência, depois que elas voltaram a dar folhas, multiplicaram, acho que nasceu umas 10 plantas em cada vaso!

Só eu que me ferrei mesmo..:)

Eu tinha mais de 10, depois da dormencia só ficou uma, que mesmo assim morreu logo deopis. Mas já vi onde eu errei então....eu deixei elas em um pote com água, mesmo durante a dormencia.... :oops:

Valeu pela dica!!!!!

Abração

17.12.2007(Seg)8:50
Destaque

Mensagem 
rodolfo palis escreveu:
... Quando perderem todas as folhas tire-os da bandeija de água pois precisam de pouca água na dormência, mas regue todos os dias, ficaram bem, não se preocupe.

Eu adotei exatamente esse procedimento, e também deu certo! As plantas ficaram mais robustas ainda, depois da dormência!!!

MIGUEL ANGELO PANDINI

17.12.2007(Seg)9:32
Site Admin

Mensagem 
Uma dormência bem fora de hora :shock:

Cléo Oliveira escreveu:
Na dúvida já fez bem em começar os leaf cootings!!

Excelente idéia, essa planta é facílima de reproduzir por folhas, estou com dois vasos de utricularias que foram invadidos por folhas caídas de Drosera filiformis.

Uma informação que pode ser útil, mudei as minhas para um novo substrato (Sphagnum+areia+vermiculita) e não está muito bom o aspecto das plantas, pelo visto o melhor é Sphagnum e areia somente.

Um abraço.

17.12.2007(Seg)12:31

Mensagem dormencia???
Pessoal, aproveiando o tópico, gostaria da opinião de vcs para saber se minha d filiformis está entrando em dormência??

foto atualizada:

Imagem

Valeu

20.01.2009(Ter)22:35
Destaque

Mensagem 
Sempre imaginei que a dormência ocorresse no tempo mais frio... será que elas podem estar entrando em dormência em janeiro em Niterói e em Fortaleza ?

21.01.2009(Qua)7:11
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo