Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)3:06



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 O fator Vento 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem O fator Vento
Olá a todos!!
Bem galera, minha byblis ja tá bem grandinha para ficar na proteção pet que fiz para ela, mas aqui onde moro, venta muito, quando tiro a byblis da proteção o vento enverga ela toda, chegando até a perder as gotinhas da armadilha, gostaria de saber até que ponto isso é prejudicial a ela!

Abraços

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


01.12.2007(Sáb)12:38
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Para que a planta não envergue eu coloco bastante musgo ao redor do caule da planta.

PS: Ocorre a mesma coisa comigo.


01.12.2007(Sáb)14:46
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Se for forte brisa fria e seca a coisa pode complicar...

Sarracenia nem liga muito (apesar de envergar e às vezes quebrar) pois estarão com prato de água e as raízes garantem a umidade.

Pra Nepenthes a coisa pode ser feia! Como não há prato dágua o substato pode ressecar, a planta perde água como louca pelas folhas (para a brisa) e os jarros podem tombar (menos comun).

Com plantas de gotículas a coisa é ambígua... As raízes por vezes se mantêm úmidas pelo prato dágua, mas a planta pode ressecar toda, incluive as gotas e vir a morrer. As vezes até queimam com o vento seco. Até mesmo plantas robustas e fortes como capensis sofrem muito quando isso acontece.

Se o vento for úmido vc pode amarrar palito de churrasco ou outro suporte mecânico, mas se for brisa fria e seca o melhor é proteger a planta. :wink:

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


01.12.2007(Sáb)15:42
Perfil

Registrado em: 16.04.2007(Seg)15:39
Mensagens: 11
Localização: Lavras - Belo Horizonte/MG
Mensagem 
uma boa alternativa é usar quebra ventos.. ponha plantas mais robustas e densas ao redor da sua byblis.. a evapotranspiração cria uma zona de alta umidade ao redor da planta e o vento leva para longe essa umidade, acelerando a perda de água. nas grandes lavouras costuma-se usar eucalipto e pinus como quebra vento por esse mesmo propósito.
thomaz


01.12.2007(Sáb)18:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07
Mensagens: 385
Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
Mensagem 
Nílber escreveu:
Se for forte brisa fria e seca a coisa pode complicar...
--> o melhor é proteger a planta.


Acho melhor arrumar uma proteção maior então...

_________________
Rafael D. Moraes


01.12.2007(Sáb)18:38
Perfil

Registrado em: 11.06.2007(Seg)13:08
Mensagens: 46
Localização: Campinas/São Paulo - SP
Mensagem 
como a pet ficou pequena, eu apenas aumentaria o espaço (ou seja, deixaria esse problema pra depois)

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1797.html
isso não é algo de que eu tenha muito orgulho, mas creio que seja a solução (pelo menos temporária)


01.12.2007(Sáb)19:31
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Eu, particularmente, não gosto muito de encher de parafernalhas em volta das plantas. Acho que tira um pouco o aspecto "natural"! Não que ter uma planta em um vaso seja muito natural, mas ainda assim, acho que deu pra entender :)
Por isso, se houver a possibilidade, acho que vale a pena comprar uns ferros, canos ou qualquer outro que possa montar uma estrutura para tentar "isolar" as plantas, leia-se algo similar a uma estufa. Mas como estufa é dificil pacas de conseguir, vale a pena improvisar. Já vi aqui no fórum uma série enorme de improvisos, até mesmo para fazer estufas....que é o que eu pretendo fazer..!! hehehehe

Mas daí é aquilo né, cada coisa ao seu tempo.

Sei lá, to me enrolando pra ser tentar se claro. /pinga afinal é sábado né...

Abração


01.12.2007(Sáb)21:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Opa!!!
Foi mal ae galera, havia me esquecido desse tópico :oops:

por enquanto o problema tá resolvido, achei um aquario velho aqui em casa e adptei-o para minhas byblis!!!

Abraços e valew pelas dicas

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


06.12.2007(Qui)9:38
Perfil

Registrado em: 14.11.2007(Qua)12:04
Mensagens: 29
Mensagem 
Só fazer um comentário sobre o tópico do Hue. Desculpa fazer aqui mas eu não queria ressuscitar o outro:

Cuidado quando colocarem suas plantas perto de objetos que refletem a luz como áreas brancas, dvds e papel alumínio por exemplo, eles criam deformações e por vezes concentram a luz em um ponto, criando os chamados HOT SPOTS, podendo até mesmo queimar e matar a planta.

Para o vento você pode mesmo usar galões de água, papel cartonado (se não for local que pega chuva). Não creio que vento seja um problema quando é pouco, só que já morei de frente pro mar e entendo o teu problema: era tanto, mas tanto vento que poucas espécies de plantas aguentavam.


06.12.2007(Qui)10:05
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Citação:
Não creio que vento seja um problema quando é pouco, só que já morei de frente pro mar e entendo o teu problema: era tanto, mas tanto vento que poucas espécies de plantas aguentavam.


Nessa situação minhas plantas mais sensíveis ficavam entre muros (especie de corredor) que quebrava os ventoa fortes. A vantagem do vento do mar é que é úmido, o da Serra por muitas vezes é feio e seco...

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


07.12.2007(Sex)17:14
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB