Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)7:49



Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Complexos 
Autor Mensagem

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Fala galera!!

Carlos: heheheh É, eu sei como é, eu acabo dedicando tempo de mais ao fórum, não consigo evitar, isso é meu vício!! hehe Só que já está me atrapalhando, principalmente na vida profissional!! Mas estou tentando equilibrar isso.... :twisted:

Paulo: Boa!! você fechou o assunto com chave de ouro!!! Aí, aquele artigo do levantamento de droseras no Brasil é meio furado né? Depois me diz quais identificações ali são confiáveis!! :)

Abração

_________________
Imagem


22.12.2007(Sáb)11:57
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Paulo.

Novamente obrigado pelas informações, o teu "post" ficou bem didático, isso que eu entendo tanto de genética quanto de física nuclear :lol:

Vou promover o tópico a fixo, não é todo dia que temos esse tipo de informação por aqui.

Cléo: Segura aí senão as PCs "tomam conta"! 8-)

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


22.12.2007(Sáb)12:13
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Nooooooossa!

Acabo de achar este tópico, vcs se empolgaram pra caramba, heim? :)

Tanto que nem conseguiram falar muito mal daquele artigo da Silva & Giulietti, hehehe! :) Quem me conhece sabe que é melhor eu nem entrar demais nesse assunto, mas aquele trabalho junta muito gato no mesmo saco, pra ser bem breve.

Quanto à pergunta original, os complexos são apenas agrupamentos informais, que podem ou não ser monofiléticos. Geralmente são agrupadas espécies que são aparentemente próximas (por exemplo D.villosa, D.ascendens e D.graomogolensis). Mas muitas vezes é usado para espécies bastante polimórficas (D.cistiflora, G.violacea) e que possivelmente serão separadas em diferentes espécies ou subespécies no futuro.

Abraços, Fernando Rivadavia

P.S. Não sei o que o Paulo te mandou, mas acho que tenho alguns artigos legais de D.tokaiensis. Ah, e pra saber a diferença de qq espécie p/ outra, é necessário sempre verificar o HOLOTIPO das planta (herbário original usado para descrever a espécie).


27.12.2007(Qui)20:20
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Valeu Fernando,

vou manter minha "growlist" da forma que está então.

Caso tenha um tempinho dê uma olhada para verificar possíveis erros (atalho aí embaixo) :roll:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


27.12.2007(Qui)21:48
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Nooooooossa!

Acabo de achar este tópico, vcs se empolgaram pra caramba, heim? :)

Tanto que nem conseguiram falar muito mal daquele artigo da Silva & Giulietti, hehehe! :) Quem me conhece sabe que é melhor eu nem entrar demais nesse assunto, mas aquele trabalho junta muito gato no mesmo saco, pra ser bem breve.


A-rá! O Paulo mencionou por e-mail que o artigo não era muito bom. Eu não conheço a fundo ainda as droseras nativas, mas quando eu vi as ilustrações......vixi! Por um momento eu achei que não soubesse nada...depois fui conferir pelas identificações do fórum e vi que era o artigo que não sabia nada...:) hehe

Fernando Rivadavia escreveu:
P.S. Não sei o que o Paulo te mandou, mas acho que tenho alguns artigos legais de D.tokaiensis. Ah, e pra saber a diferença de qq espécie p/ outra, é necessário sempre verificar o HOLOTIPO das planta (herbário original usado para descrever a espécie).


Fernando, me interessam muito os artigos das tokaiensis, não só delas mas MUITOS artigos carnívoros! :) :)

Ver os holótipos das carnívoras seria bem legal, mas se eu começar a "tombar" muito pra esse lado.....to ferrado, não vai ter mais volta! :twisted: As carnívoras já estão atrapalhando o andamento do mestrado (com moluscos marinhos)..hehehe
Já andei até pensando em abandonar o mar e fazer o doutorado com elas...... :shock:
Mas isso é outra estória. Penso nisso quando for a hora!! hehehe

Abração

_________________
Imagem


28.12.2007(Sex)21:19
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Vamos lá..

Hummm... as chances de ser spatulata são cosmicamente maiores do que de ser tokaiensis, portanto eu diria que vc tem uma spatulata. São mais comuns e espalhadas. Além disso, elas terem re-entrado recentemente é um ponto contra.

O que eu acho:
Um complexo precisa ser, no final das contas, monofilético, mas em princípios de contas um complexo é apenas um complexo.
Ele é, mais uma vez, uma unidade subjetiva da taxonomia e independe de nível taxonomico.
Se alguém levantasse a existência de um complexo "regia" ele poderia (e deve se tornar) um caso genérico e não infragenérico.
As filogenias tentam explicar os complexos e não criá-los. Depois de "arborizado" (adoro usar esse termo) o complexo se explica e passa a ser um grupo, com as preferencias do autor (programador).
O complexo montana pode ou não conter hirtella, por exemplo.

Um complexo independe de filogenia; a filogenia independe do complexo. Juntos a idéia é explicar. :wink:

Qual o tamano de seu complexo? :lol:

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


03.01.2008(Qui)17:59
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Boa Nílber!!

O complexo D.montana é perfeito, pois historicamente incluiu D.hirtella -- que agora se sabe não está num grupo monofilético com as demais espécies deste complexo.

Ainda não foram realizados estudos genéticos, mas eu acredito tbm que D.montana var.schwackei talvez pertença a um grupo monofilético que inclui D.graminifolia, D.chrysolepis e D.camporupestris -- mais distante das demais espécies no complexo D.montana.

Aliás, suspeito tbm que D.tomentosa possa ser mais próxima do complexo D.villosa do que de D.montana var.montana.

E ainda temos D.tentaculata e D.sp.Shibata... Ambas são próximas na minha opinião, mas estas duas seriam mais próximas de D.tomentosa? D.montana? Ou quem sabe D.m.schwackei??

Este sim é um complexo BEM complexo!! :):)

Abs, Fernando Rivadavia


03.01.2008(Qui)18:25
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fiquei com complexo de complexo...

descomplexei a minha growlist!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

_________________
Droseraholic!!!


03.01.2008(Qui)21:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
:shock:
Na moral, não entendi nada desse trem de complexo!
Desisti de ler ainda na primeira pagina!
é muito complexo pra mim! /homer /homer /homer /homer

Abraços

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


03.01.2008(Qui)22:08
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Ah vai, os complexos são sim complexos (por isso o nome), mas a idéia não é assim tão complexa.... :lol:

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


03.01.2008(Qui)23:43
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB