Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)5:35

Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 me sinto um incompetente 
Autor Mensagem

Mensagem me sinto um incompetente
Por que nada que eu planto germina?
eu faço igualzinho a este tópico http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1489_s-0.html mas nada brota! A unica diferença é que eu coloco um filme plástico por cima, seguindo a recomendação de outros tópicos.
primeiro foi a D. intermedia. Eu tentei plantar no inverno, mas não deu em nada. Aí eu coloquei as sementes na geladeira e esperei até a primavera. Novamente nada.
Agora é a vez da B liniflora. Já faz quase 2 semanas e nada! Só aqueles pontinhos pretos sem uma folhinha verde. Poooo, por que que não vai pra frente? Não deveria germinar no maximo em uma quinzena? :cry:

alguem tem alguma ideia do que eu possa estar fazendo de errado?

25.12.2007(Ter)23:09

Mensagem 
Olá Hue,

eu também já perdi algumas sementes assim, mas aprendi algo nessa confusão hehehe
O que acontece é o seguinte, ao colocar as sementes na geladeira, estamos diminuindo à atividade metabólica, com isso o processo de germinação demora um pouco mais além do normal até que o metabolismo se reestabeleça :) Vede bem a embalagem das sementes!

O que resta é esperar um pouco mais, não custa nada, mas veja se não há fungos sobre as sementes, cujo pode apodrecer as sementes.
E este plástico tem furos para o ar circular? Se tiver belezza! Mais uma coisa, evite sol direto! Antes de semear esterilize o meio de cultura :wink:

Abraços e espera, pois vinga!! hahaha

26.12.2007(Qua)0:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Byblis Liniflora
Não desanime ! a Byblis pode demorar mais do que duas semanas para começar a germinar... estou com sementes germinando e as primeiras só apareceram depois de quase um mês... as droseras demoram mais ainda, porque, apenas depois de um mês é que comecei a perceber o que pode ser uma drosera roraimae que semeei... nesse intervalo, vc quase nem consegue ver as sementes ! bola pra frente !

26.12.2007(Qua)7:05
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
ae, vlw galera. ja vi alguns erros que estava cometendo.
as sementes na geladeira não estavam bem lacradas
não tem furo pra circulaçao de ar no vasinho
as semesntes estão tomando sol direto da manha

vou mudar o local e esperar.
vlw ae francisco e fernando! (isso poderia ser o nome de uma dupla caipira :lol: )

26.12.2007(Qua)7:59
Destaque

Mensagem 
Não sei se é o seu caso, ou se alguém aqui já percebeu isso também, mas as vezes eu preparo um musgo macerado, como se tivesse sido batido no liquidificador, e jogo as sementes por cima, percebi que desta forma elas sempre demoraram mais pra germinar, e têm o desenvolvimento muito lento... Não sei se é porque o substrato fica muito compacto. :roll:

26.12.2007(Qua)8:25

Mensagem 
Germinação é mesmo um quebra-cabeças! Depende muito de uma série de fatores, que não devem estar nem de mais, nem de menos! Mas, de um modo geral, não é difícil! Veja bem, eu disse, de um modo geral! hehehe

Eu costumo aqui tomar cuidado principal com três variáveis extrínsicas:

LUZ: É bom, é MUITO bom ter bastante luz! Mas o sol direto pode aquecer demais os vasos e, se ele estiver muito vedado, pode até cozinhar as sementes.

ÚMIDADE: Não tem nem o que dizer....no entanto, cuidado pra diferenciar umidade de afogamento. Por isso é muito bom deixar áreas de escapamento, pra quem trabalha com "germinadores" fechados (que é o meu caso). Se a umidade do ar dentro dos germinadores estiver muito alta, mesmo que as sementes não estejam abaixo do nível d'água nos vasos, elas estarão "afogadas". Pra algumas espécies, o "afogamento" não é tão limitante, mas para outras, não é legal, diminui o número de germinações além de retardar o processo.

TEMPERATURA: Dependendo da região que você mora, o clima pode influenciar na taxa de germinação! Aqui, no meu caso, o maior problema é o calor! Por isso evito deixar as cubas de germinação em areas totalmente abertas..pelos menos até constuir o minha cobertura com sombrite...:)

E por último, considero uma variável intrínsica fundamental......PACIENCIA!!!! heheheheh As vezes levam meses pra nascer algumas sementes. Mas não desista. Eu tenho sementes de D. capensis alba aqui que só começaram a nascer nesta primavera. E elas estavam plantadas desde o início do ano! E olha que as capensis são fáceis pra caramba de nascer....

Abração

26.12.2007(Qua)10:43
Destaque

Mensagem 
Esse lance de germinação é meio doido! As vezes acontece de vc plantar 20 sementes de d.capensis por exemplo e em duas semanas germinar uma, e as outras só germinam depois de um mês!
o dificil mesmo é fazer droseras crescerem, aqui em casa pelo menos nenhuma chegou a um tamanho decente! no maximo elas ficam com 2 cm de diametro e morrem, elas ficam finas que nem quando brotam! Mas eu já descobri o problema, sempre plantei elas em local onde não pegavam sol direto e depois punha elas no solzão de uma vez só (ipatinga é bem quente) e as bichinhas torravam! agora eu to deixando elas tomarem o sol da manha e melhorou muito a expectativa de vida das seedlings!

Abraços e boa sorte

Minha Grow List

26.12.2007(Qua)11:25

Mensagem 
até agora nada de byblis... to achando que cozinhei as sementes nos primeiros dias.
sem contar que agora as dionaeas tão fazendo suicidio coletivo.
se continuar assim não vou ter mais nada pra cultivar

08.01.2008(Ter)12:53

Mensagem 
Quanto tempo já tem que as plantou?

08.01.2008(Ter)15:45
Destaque

Mensagem 
Num estressa não que é pior, quanto as Dionaeas infelizmente num posso te ajudar pq nunca tive delas, mas as Byblis podem demorar um tempo mesmo pra germinarem então paciencia!
qualquer coisa responde a mp que te enviei!
Abraços

Minha Grow List

08.01.2008(Ter)16:19
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo