Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.05.2025(Dom)7:58

Responder  [ 5 mensagens ] 
 Seria a dormência ? 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Seria a dormência ?
Olá ! estou com uma dúvida: tenho nepenthes, dionaeas, sarracenias e droseras, todas cultivadas na mesma estufa, que, na verdade, é uma proteção de sombrite... ocorre que, com a chegada do outono, as droseras, e somente elas, tiveram o seu tamanho reduzido (não têm desenvolvido novas folhas, e as já existentes parecem estar murchando). Seria a tal dormência ? em caso positivo, como isso pode se dar, se no RJ o clima é variável, de forma que temos períodos quentes e outros mais frios e chuvosos, mas nunca aquelas temperaturas que imaginei causarem a dormência nas plantas (por exemplo, o inverno no hemisfério Norte ou coisa semelhante)... e qual seria a razão para apenas as droseras sentirem isso ?
Desde já agradeço as opiniões e a ajuda de todos !
Um grande abraço.

02.05.2008(Sex)19:28
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Francisco,
vou dar um chute antes que alguém responda, baseado no que tenho visto aqui em casa :
Para mim é a falta de sol, como aqui não está fazendo sol, que já estou pensando em mudar de lugar por esse motivo, as minhas droseras que germinaram parecem não crescer.
Abraços

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

02.05.2008(Sex)20:39
Destaque

Mensagem 
Olha Francisco;

Pode ser sim, mas ou dos principais componentes que favorecem a planta entrar em dormência é o clima frio. Caso a variação por aí esteja sendo mínima, o que pode estar ocorrendo é a falta de sol ou de algum nutriente essencial à planta.

Minha Growlist

03.05.2008(Sáb)5:37
Destaque

Mensagem Fatores climáticos !
Olá Ivaldo ! na verdade, me expressei mal ! o que acontece aqui é que a temperatura varia muito (por exemplo, de quase 40 graus para menos de 25 graus de um dia pro outro), mas essas alterações não ficam por muito tempo, e a temperatura volta para a média de 30 graus em menos de uma semana. Nessa semana, por exemplo, antes do feriado, tivemos três dias muito quentes e secos e depois, temos quatro dias de chuva e, à noite, a temperatura chegou a 17 graus aqui fora... não sei se as plantas entrariam em dormência por causa de quatro dias de temperaturas baixas... essa é a minha dúvida, porque aqui não temos um inverno regular, que mantenha as temperaturas baixas por algum tempo considerável...

03.05.2008(Sáb)10:39
Destaque

Mensagem 
Depois da explicação.......acho que ainda não deve ser a dormência não.

Minha Growlist

03.05.2008(Sáb)14:29
Responder   [ 5 mensagens ]