|
Portal • Registrar •
FAQ
• Pesquisar • Entrar
|
|
Página 1 de 1
|
[ 5 mensagens ] |
|
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Seria a dormência ?
Olá ! estou com uma dúvida: tenho nepenthes, dionaeas, sarracenias e droseras, todas cultivadas na mesma estufa, que, na verdade, é uma proteção de sombrite... ocorre que, com a chegada do outono, as droseras, e somente elas, tiveram o seu tamanho reduzido (não têm desenvolvido novas folhas, e as já existentes parecem estar murchando). Seria a tal dormência ? em caso positivo, como isso pode se dar, se no RJ o clima é variável, de forma que temos períodos quentes e outros mais frios e chuvosos, mas nunca aquelas temperaturas que imaginei causarem a dormência nas plantas (por exemplo, o inverno no hemisfério Norte ou coisa semelhante)... e qual seria a razão para apenas as droseras sentirem isso ? Desde já agradeço as opiniões e a ajuda de todos ! Um grande abraço.
|
02.05.2008(Sex)19:28 |
|
 |
FranciscoPeruzzo
Destaque
Registrado em: 29.12.2007(Sáb)22:24 Mensagens: 223 Localização: Praia Grande /SP
|
Francisco, vou dar um chute antes que alguém responda, baseado no que tenho visto aqui em casa : Para mim é a falta de sol, como aqui não está fazendo sol, que já estou pensando em mudar de lugar por esse motivo, as minhas droseras que germinaram parecem não crescer. Abraços
_________________ SITE http://criadouroperuzzo2.weebly.com
FRANCISCO PERUZZO BIÓLOGO
|
02.05.2008(Sex)20:39 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Olha Francisco;
Pode ser sim, mas ou dos principais componentes que favorecem a planta entrar em dormência é o clima frio. Caso a variação por aí esteja sendo mínima, o que pode estar ocorrendo é a falta de sol ou de algum nutriente essencial à planta.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
03.05.2008(Sáb)5:37 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Fatores climáticos !
Olá Ivaldo ! na verdade, me expressei mal ! o que acontece aqui é que a temperatura varia muito (por exemplo, de quase 40 graus para menos de 25 graus de um dia pro outro), mas essas alterações não ficam por muito tempo, e a temperatura volta para a média de 30 graus em menos de uma semana. Nessa semana, por exemplo, antes do feriado, tivemos três dias muito quentes e secos e depois, temos quatro dias de chuva e, à noite, a temperatura chegou a 17 graus aqui fora... não sei se as plantas entrariam em dormência por causa de quatro dias de temperaturas baixas... essa é a minha dúvida, porque aqui não temos um inverno regular, que mantenha as temperaturas baixas por algum tempo considerável...
|
03.05.2008(Sáb)10:39 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Depois da explicação.......acho que ainda não deve ser a dormência não.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
03.05.2008(Sáb)14:29 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 5 mensagens ] |
|