Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 23.05.2025(Sex)12:11

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Seedlings de Droseras 
Autor Mensagem

Mensagem Ajuda na identificação de Sedding "diferente"
Aos amigos do forum, peço uma ajuda =o

No meu terrarium está nascendo uma folhinha.................
Eu achei estranha............ cresceu assim normal como se fosse um matinho.... o caule com 2 folhas "normais" ai blz deixei........ =)
mas do nada surgiu uma "mãozinha" de drosera como 3° folha................ ai imaginei blz........... deve ser uma intermedia...... que perdeu as armadilhas das outras duas folhas....... e ficou só um "cotoquinho"............

mas hoje olhando............. em outro lado do meu terrarium ta nascendo uma igual...............................

desculpe se não consegui fazer vcs entenderem =/

segue as fotos.

Duas folhas normais e 1 mãozinha???????????? na seta vermelha!
Imagem

Tentei focar nela essa é a outra =o
Imagem

Desde já brigada aos amigos :shock:

PS: Como o amigo respondeu a duvida claramente no post abaixo resolvi encurtar o post.
e deixar para futuros exclarecimentos de outros usuarios

Editado pela última vez por Fernanda Barton em 14.07.2008(Seg)12:38, em um total de 2 vezes.

14.07.2008(Seg)12:15
Destaque

Mensagem 
Bem deixa eu ve se intendi, vc ta com duvida pq a droserinha esta com 2 folhas normais e uma com mucilagem?
Se for isso é pq qaundo elas nasce, sai primeiro essas duas folinahs e depois começa a sair as folhas adptadas pra captura de insetos...
Se não for essa a pergunta, não intendi oque vc está perguntando...
Abraços

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

14.07.2008(Seg)12:19
Moderador

Mensagem 
Olá Fernanda,

Estas duas folhinhas "normais" chamam-se cotilédones e estão presentes em TODAS as angiospermas (plantas com flores). Existem as dicotiledôneas (com dois cotilédones, como a Drosera e quase todas as outras PCs) e as monocotiledôneas (com um cotilédone, como em milho, arroz, bromélias, orquídeas, lírios, etc.). Vc nunca fez o experimento de brotar feijãozinho na escola?? :) Hehehe! Bom, de qq forma vi que vc mora em Unaí... região boa p/ PCs nativas, já saiu p/ explorar alguma vez?

Abs, Fernando Rivadavia

14.07.2008(Seg)12:44
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Citação:
Estas duas folhinhas "normais" chamam-se cotilédones e estão presentes em TODAS as angiospermas (plantas com flores).

Não só nas angiospermas, como também nas "gimnospermas", que, juntas, compõe o grupo das plantas com sementes (Spermatophyta).

Mas ainda assim, aparentemente, os cotilédones parecem não estar presentes em todas elas. Que eu saiba, Utricularia parece não ter estruturas que possam ser chamadas de "cotilédones".

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

14.07.2008(Seg)13:09

Mensagem 
Entendi...

Ja tentei encontrar Droseras Nativas 2 vezes...

Uma na beirada do rio canabrava...

e outra em um sitio....... perto de 2 corregos........... mas não achei nada parecido...

tb não sei exatamente "aonde" devo procurar...

14.07.2008(Seg)13:19
Moderador

Mensagem 
Noooosssaaa! Tô mto por fora! As gimno tbm tem? Nem lembrava! Mas pior foi não lembrar que Utrics não tem. Aliás, fiquei intrigado agora qto a Pings e Genlisea... Não lembro de ver nelas tbm, quando as germinei na minha coleção (15-20 anos atrás). Será que eles estão presentes mas não os vemos pq são do tipo criptocotilar, com cotilédones que ficam dentro da semente (como em D.meristocaulis)? Hmmm...

Fernanda, Legal saber q vc já tentou achar. No início é meio difícil "sacar" os ambientes sozinho. Recomendo estudar as fotos de ambientes na sala de PCs na natureza. Lembro que nosso colega Vitor de Brasília disse que queria explorar tua região, por estar relativamente próxima dele. Quem sabe ele não passe por aí no futuro próximo e te ajude! ;)

Abs, Fernando Rivadavia

14.07.2008(Seg)13:39
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 6 mensagens ]