Drosera paradoxa com mancha preta.
Autor |
Mensagem |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
 Drosera paradoxa com mancha preta.
Ola Estou com uma drosera paradoxa, na verdade tem outras tbm, porem a paradoxa é a mais atacada. Forma no centro e se espalha de dentro para fora, uma mancha preta, essa mancha empete o desenvolvimento da planta e a mata, foi o que provocou a morte de d. admirabilis.
Estou combatendo com água, eu pego o borrifador na posição de esquicho e espirro a água com força, e consigo retirar 90% da mancha na planta, porem em 24 horas essa mancha, já volta a formar.
aqui procurei por dimmy pronto, mas não encontrei, nem nas cidades vizinhas, tenho o fungicida dithane, mas ainda não testei.
alguém pode me ajudar???
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
09.01.2009(Sex)19:49 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
ixi acho que eh fungo msm, tem que achar esse funguicida, mais borrifar n adianta muito eu acho pq dai ele vai pro solo devolta
|
09.01.2009(Sex)21:24 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Oi André,
Também tive problemas com essa coisa preta. Imagino que seja resultado da proliferação de bactérias. Mas essa coisa logo sumiu quando aumentei a umidade do ar, a luminosidade e a ventilação. Quais suas condições de cultivo?
Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
09.01.2009(Sex)21:27 |
|
 |
dion
Site Admin
|
Paulo Minatel escreveu: Oi André, Também tive problemas com essa coisa preta. Imagino que seja resultado da proliferação de bactérias. Mas essa coisa logo sumiu quando aumentei a umidade do ar, (Borrifo ela toda noite é a unica coisa que faço pra aumentar a umidade)a luminosidade e a ventilação. Ela fica no corredor de minha casa, la bate sol, das 8:30 até as 12:20, neste local venta bem, não forte, mas venta um pouco e não tem muita proteção pra segurar a ventilação, depois que fica sombra, continua iluminado até escurecer. fotos do local, a seta branca indica onde ela fica. Quais suas condições de cultivo? ela está no vaso de violeta, uso o fundo da garrafa pet como prato com água, eu coloco agua a cada dois dias, mas o nivel de água do pote não chega na base do vaso, no minimo fica em nivel a base do vaso.
Aqui está como fica normamelte o nivel da água, seta branca mostra onde está o nivel da água. Basicamente é isso. Agora da uma olhada em algumas fotos dela, tirada agora, oberva que ainda tem a mancha preta, mas não está com muita por que eu lavei para retirar com água.Foto em close do local que a mancha ataca. Fotos dela.  Abs, Paulo desde de já agradeço a ajuda, se a resposta minha ainda não foi boa é só me dizer o que vc precisa saber.
abçs e obrigado.
|
10.01.2009(Sáb)8:39 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Pela sua descrição da mancha preta, pode ser ou antraquinose ou um fungo que é vulgarmente chamado de carvão, ambas as doenças se combate borrifando a planta com sulfato de cobre, outra chance é a planta estar sendo atacada por uma bacteriose e o fungo estar aparecendo de forma secundária.
Em orquídeas e outras plantas pode-se fazer o tratamento com sultato de cobre, tanto para fungo, como antraquinose como bacteriose, no entanto não sei se é possível fazer o tratamento em carnívoras, mais acho que é uma tentativa válida, uma vez que suas plantas estão morrendo.
Uma coisa interessante a se fazer é colocar as plantas doentes em quarentena (separadas das outras) pois a doeça pode atacar todas as plantas rapidamente.
Também é muito importante que todos os objetos usados nas plantas doentes não sejam usados nas plantas sadias sem antes passar por uma esterilização com fogo (mergulhar o objeto no álcool e depois colocar no fogo, fazer isso umas 3 vezes seguidas - só cuidado pra não se queimar) e também não manipular as doentes e depois manipular as sadias sem antes lavar muito bem as mãos com sabão.
Acho que se tomar esses cuidados e tentar passar sulfato de cobre nas plantas conseguirá salvar todas.
Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
10.01.2009(Sáb)11:59 |
|
 |
Ranulfojr
Registrado em: 06.12.2007(Qui)16:09 Mensagens: 86 Localização: Fortaleza-CE
|
Pessoal, seeu não me engano cobre é veneno pra carnívoras, principalmente sendo uma tão sensível quanto esta drosera. è melhor esperar mais opiniões.
Até porque eu tenho um caso muito interessante aki, tenho duas spathulatas no mesmo vaso, vizinhas uma da outra, e uma tem essas manchionhas, já a outra não, e ambas crescem no mesmo ritmo e estão mito saudáveis.
Abraço, depois posto uma foto.
|
10.01.2009(Sáb)20:33 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
olha runolf, eu acho que ela morre ou ela morre, entao vale tentar só pra ver se sai ou não =/ mais eh oq eu acho
|
10.01.2009(Sáb)21:08 |
|
 |
dion
Site Admin
|
Citação: Uma coisa interessante a se fazer é colocar as plantas doentes em quarentena (separadas das outras) pois a doeça pode atacar todas as plantas rapidamente. Bem rapido mesmo, ja se alastrou, embora estão com manchas pequenas com relação a da paradox, mas estava limpando elas hoje e vi que estou com muitas plantas infectadas. Poderia indicar uma marca ou um nome de produto pra comprar?? Abçs
|
12.01.2009(Seg)18:41 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Se não me engano o nome de um dos produtos é dimy cupre, só não tenho certeza do cupre.
Amigo, se o estado da doença das plantas estiver adiantado, vc vai ter muita sorte se o tratamento resolver, mais pelo menos não vai atacar outras plantas sadias.
Abraço e boa sorte.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
12.01.2009(Seg)23:38 |
|
 |
Jonathan Ferreira
Destaque
Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49 Mensagens: 303 Localização: Niterói, Rio de Janeiro
|
Essa "coisa preta" também surge aqui em casa, mas apenas no substrato, parece uma geléia e fica grudada no nele.
_________________ Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca. GrowList
|
13.01.2009(Ter)14:53 |
|
 |
|