Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)18:31

Responder  [ 7 mensagens ] 
 Armadilhas das droseras não funciona 
Autor Mensagem

Mensagem Armadilhas das droseras não funciona
Ola Pessoal,

Sou novo no forum, minhas plantas chegaram ha uns 4 dias e ja tenho problemas.. :?

As droseras são: capensis, filiformis, adelae e capensis alba

Nenhuma delas produziu até agora aquele liquido nos pelos para capturar insetos. Coloquei umas frutas proximas as plantas e no dia seguinte haviam muitas drosophilas mas apesar delas pousarem nas folhas elas saíam de la normalmente como se não fizesse diferença.

Aparentemente elas estão saudaveis mas desde que chegaram não produziram nada. Será o estresse do transporte que as fez perder o liquido? Quanto tempo normalmente elas voltam a produzir o liquido?
Caso não seja isso o que pode estar impedindo a produção do liquido?

Eu mudei de vaso assim que chegaram pois estavam num vasinho de volume de +- 200ml (igual aqueles onde vendem os mini cactos) e coloquei num vaso de uns 3,5L, em seguida deixei todas num aquario-terrario de 180L com agua até uns 50-60% da altura do vaso, metade dessa agua é da chuva dos ultimos dias. E todas estão no jardim e pegam sol desde o nascer até aprox umas 4 da tarde.

O substrato é composto de 80% de esphagnum morto e 20% pó de coco e no fundo uma pequena camada de argila expandida.

Não pretendo deixa-las nesse terrario por muito tempo, apenas o suficiente para se recuperarem ou até elas voltarem a produzir o liquido. Depois vou mante-las apenas com tapware com agua ao redor do vaso até 50% do vaso para que possam capturar sozinhas as presas.

Tenho outras sps tambem mas por enquanto não tive problemas com elas. Em breve deve chegar as sarracenias e ja estou pesquisando a fundo sobre elas.

Abraços

22.11.2009(Dom)23:59
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Olá guri,

complete as informações de usuário, o clima da tua cidade pode facilitar
as 'dicas' para ajudar com as tuas plantas, em especial com as sarracenias.
Em princípio está correto o que você fez com as droseras, nem seria necessário
o terrário, desconfio que seja uma questão de tempo mesmo.

Tenha um bom dia.

23.11.2009(Seg)7:08
Moderador

Mensagem 
é isso aí, o transporte as deixam assim, mas logo recuperam-se.

23.11.2009(Seg)10:19

Mensagem 
Do nada começaram a brotar mini-droseras bem proximas a minha dionaeae e capensis alba mas pelo formato e aparencia parece ser uma especie que nem tenho, a drosera burmanii...ela tem o formato redondo com folhas de formato de colher, o detalhe é que enquanto as outras droseras não tem o tal da mucilagem essa "erva daninha" tem mas é muito pequena.

24.11.2009(Ter)0:38

Mensagem 
É normal acontecer isso! quando comprei a minha D.spatulata depois de um tempo começou a aparecer no vaso varios seedlings de D.burmanii e eles mesmo pequenos já ficam com muscilagem. As suas droseras estão sem muscilagem por causa do stress da viagem sempre elas ficam assim mas se você manter o substrato sempre bem umido e pegando sol logo logo elas ficam com muita muscilagem, é so fazer isso e esperar que logo logo elas vão estar com muita muscilagem.

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

24.11.2009(Ter)8:18

Mensagem 
A minha drosera Spatulata não tem mucilagem!
será porque ela é nova?

24.11.2009(Ter)12:37
Moderador

Mensagem 
Celso escreveu:
A minha drosera Spatulata não tem mucilagem!
será porque ela é nova?

Não, qualquer drosera mesmo quando nova apresenta mucilagem. Deve haver alguma coisa errada ou tem muito vento ou umidade do ar baixa ou estresse hidrico (pouca água no substrato) ou estresse de mudança de vaso/viagem.

24.11.2009(Ter)12:42
Responder   [ 7 mensagens ]